Buscar

PODER_EXECUTIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Arial;PODER EXECUTIVO
DEFINIÇÃO: Poder executivo é o poder que tem como objetivo governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo as ordenações legais e a Constituição do seu país, seja no âmbito nacional, estadual ou municipal.
CARACTERÍSTICAS: As principais são a soberania popular e a representação, que está de acordo com a forma a qual o Presidente da República é eleito, isto é, a partir do sistema majoritário.
independente e autônomo; no Estado brasileiro quem exerce é o Presidente da República - auxiliado pelos ministros de Estado; no sistema presidencialista adotado no Brasil o Presidente exerce de maneira cumulativa tanto a chefia de Estado, e a chefia de governo.
Konrad Hesse – Executivo, aquilo que não está na atribuição do Judiciário e do Legislativo (residual).
O poder executivo é regulado pela Constituição Federal de 1988, nos artigos 76 a 91 em quatro esferas, federal, estadual, distrital e municipal. Destaca-se que o Executivo dispõe de prerrogativas ou privilégios de indicações de membros para composição de órgãos estratégicos e suma importância tais como, a Suprema Corte Brasileira, bem como, tem a possibilidade de normatizar por intermédio de medidas provisórias que possuem força de lei.
RESPONSABILIDADE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA : O Presidente tem foro por prerrogativa de função devido a importância do cargo que ocupa, dependendo da infração cometida por ele vai se atribuir locais de julgamento diverso. Quando se falar em crime comum quem terá a competência para fazer o julgamento é o Supremo Tribunal Federal, quando se trata de crime de responsabilidade quem faz o julgamento é o Senado federal.
HIPÓTESES: O Executivo não tem autorização para intervir em trabalhos do Congresso Nacional no que concerne à inovação do ordenamento jurídico com intuito de obter aprovação rápida em projetos de sua iniciativa;
AS PRINCIPAIS ESPÉCIES DE SISTEMA DE GOVERNO SÃO: PRESIDENCIALISMO e PARLAMENTARISMO. O PARLAMENTARISMO surgiu na Inglaterra, a partir dos séculos XII e XIII, como resposta contra os privilégios monárquicos. O PRESIDENCIALISMO remete ao sistema implantado em 1787 nos EUA, com a criação de um Executivo independente do Legislativo, e, ao mesmo tempo, sujeito ao sistema de pesos e contrapesos de Montesquieu.
Identidade entre chefia de estado e chefia de governo (são a mesma pessoa).
Chefe de governo executa as políticas públicas. Ou seja, é quem efetivamente governa e também exerce a liderança da política nacional.
Conclusão: No presidencialismo fica mais caracterizada a separação de funções estatais. Isso porque, conforme Michel Temer, no parlamentarismo verifica-se um deslocamento de uma parcela da atividade executiva para o Legislativo.
SISTEMA DE GOVERNO : é o modo como se dá a relação entre os Poderes dentro de um Estado; sobretudo entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. Diferencia-se da forma de governo, que é definida como o modo em que se dá a relação entre governantes e governados.
FUNÇÃO: O Poder Executivo é essencial para que o país funcione com o máximo de transparência, sendo esse capaz de assegurar os direitos e os deveres dos cidadãos. Sendo assim, cada cargo, com sua respectiva atribuição, deve manter as obrigações visando sempre o bem-estar comum.
FUNÇÃO TÍPICA – chefia de Estado.
FUNÇÃO ATÍPICA– legislar por medida provisória (art. 62 CF) e julgar no “contencioso administrativo” no caso da defesa de multa de trânsito, do IPEM, da SEMAB, do CADE, TIT, etc.

Outros materiais