Buscar

Atividade de Pesquisa - Gestão Escolar (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO ESCOLAR
Aluno (a): Andreia Alexsandra Evangelista da Silva
Data: 05 / 03/2022
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Pesquisa (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1 - Com base no texto estabeleça um paralelo entre gestão numa concepção técnico-científica e a gestão numa concepção sociocrítica.
A gestão Técnico-Científica é uma concepção de gestão burocrática e possui como uma de suas características a divisão de tarefas detalhada entre seus membros, na qual cada um exerce meramente a sua função. A gestão sociocrítica, possui uma característica fundamental, a descentralização. Direcionando nossa atenção para a formação dos indivíduos, enxergamos na gestão sociocrítica as variadas possibilidades de ampliarmos nossa visão para a existência de uma prática educacional que valorize a formação do ser humano integral.
2 - A partir do paralelo entre as concepções de gestão, por você estabelecido, analise-as criticamente, abrangendo suas características.
A visão burocrática da tecnicocientífica, com decisões de cima para baixo, controlada em seus objetivos de eficiência, hierarquizada em sua estrutura, possui um baixo grau de participação das pessoas e dos planos de ação. Assim, não há um vínculo ativo que considere a manifestação dos envolvidos no processo educacional. É gerida como uma empresa, com funções definidas e com pouco espaço de readequação dos objetivos, buscando o tecnicismo em detrimento da flexibilidade necessária ao ambiente escolar para manutenção de um ambiente participativo, correndo o risco de perder-se no processo de não abertura às reais necessidades docentes e dicentes presentes no ambiente educativo.
A concepção sociocrítica traz como características ser um sistema que valoriza as interações sociais e o contexto sócio-político democrático – ao possibilitar aos membros do grupo escolar discutir e deliberar colaborativamente. Logo, é uma construção social coletivamente definida e aberta a contribuições. A gestão sociocrítica, possui uma característica fundamental, a descentralização. Direcionando nossa atenção para a formação dos indivíduos, enxergamos na gestão sociocrítica as variadas possibilidades de ampliarmos nossa visão para a existência de uma prática educacional que valorize a formação do ser humano integral.
3 - A partir do texto da aula, explique o seu entendimento sobre as duas dimensões do perfil do gestor: a técnica e a política.
O gestor democrático deve ter compromisso político, pois este confere um rumo à competência técnica, corresponde à habilidade para realizar uma ação. É político, no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. “A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica”. (SAVIANI, 1983). 
A competência técnica é uma das formas para se realizar o compromisso político. "A competência é mediação, isto quer dizer que ela está entre, no meio, no interior do compromisso político. [...] ela é, pois, instrumento, ou seja, ela não se justifica por si mesma, mas tem o seu sentido, a sua razão de ser no compromisso político". "[...] a competência técnica significa o conhecimento, o domínio das formas adequadas de agir: é, pois, o saber-fazer". 
A escola democrática entende seu caráter técnico e político, ultrapassa práticas sociais cristalizadas ao longo dos tempos e viabiliza a abordagem de conteúdos que levem ao entendimento das relações postas na sociedade na perspectiva da totalidade, evitando assim, abordar os assuntos de forma neutra e fragmentada.
4 - Eleja três características para ser um bom líder, argumentando uma a uma.
1. Possui boas habilidades de comunicação
Um bom líder precisa, sem dúvidas, saber se comunicar com clareza e objetividade. Isso porque, não é possível motivar e instruir outras pessoas sem que haja comunicação entre ambas as partes. Dessa forma, é importante escutar o que a equipe tem a dizer e falar sempre que necessário.
2. Sabe tomar decisões
Outra característica imprescindível de bons líderes é a capacidade de tomar decisões acertadas, com embasamento. Para tal, é importante ouvir a opinião de todos os envolvidos e assumir os riscos da decisão final. Caso algo não dê certo, é o líder quem vai se responsabilizar. Além disso, é importante ter alguém que encerre os debates.
3. É um bom gestor
Muitas vezes, a empresa oferece uma posição de liderança a um colaborador que é excelente em seu trabalho. Entretanto, ser muito bom não significa que você tem as capacidades de gestão. Por isso, um líder deve desenvolver sua competência gerencial para realmente motivar e inspirar a equipe.
5 - Quais as competências necessárias a um gestor escolar?
Boa comunicação. ...
Habilidade de planejamento. ...
Organização. ...
Flexibilidade. ...
Capacitação constante. ...
Ética. ...
Confiabilidade.
6 - Com base no texto, redija uma síntese, formulando um passo a passo para a construção de um projeto para uma escola.
Definição do tema;
Definição dos objetivos gerais;
Definição dos objetivos específicos;
O Projeto e a proposta pedagógica da escola;
Justificativa;
Metodologia;
Atividades;
Acompanhamento, avaliação e disseminação;
Definição do título do projeto;
Equipe responsável pela elaboração do projeto;
Finalização.
7 - A escola conhecida pelo senso comum tem direcionamento para o pedagógico, contudo se afirma: concepção política e pedagógica para a escola. Justifique, então, o porquê da afirmação de concepção política e pedagógica.
São ideias organizadas que subsidiam e justificam a prática educativa. O estudo das diferentes linhas pedagógicas do ensino brasileiro fornecem diretrizes à ação docente, embora cada professor dê sentido individual sobre elas.
8 - Relacione três ou mais formas de organização da escola, entendendo-as como prática educativa, elegendo para elas uma perspectiva de uma educação progressista.
A organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente e, por isso, pode ser planejada, organizada e controlada, a fim de alcançar maiores índices de eficácia e eficiência. O compromisso pedagógico com a escola numa concepção progressista2 é com a democratização do saber – apropriação do saber sistematizado e produção do novo saber. Portanto, a escola está para transformar as relações sociais e não para reproduzir a sociedade tal qual está a organização face ao modo de produção vigente. A escola está para humanizar, oferecer condições à emancipação, à participação e não para adaptar os indivíduos à situações de dominação. Neste sentido, a escola está voltada para desenvolver todas as potencialidades humanas, hominizar segundo Gramsci. A concepção de educação progressista está, epistemologicamente, vinculada à pedagogia socialista3 , cuja intencionalidade está na transformação do status quo e não para a adequar as necessidades do educando ao meio social, preparando-o para a vida. Esta concepção crítica de educação emerge uma outra compreensão de ensino e aprendizagem e logo, de avaliação. 
9 - Registre o seu entendimento de Planejamento Participativo.
	O planejamento participativo é aquele em que o processo que envolve a organização do trabalho em grupo de uma instituição escolar se dá de forma democrática, onde todos tem voz. Também tem como base o trabalho coletivo com objetivo de solucionar os problemas comuns existentes no meio social.
10 - Planejamento e Avaliação: ferramentas indispensáveis para uma boa gestão educacional. Justifique.
O Planejamento é a principal ferramenta de trabalho do professor. É o fio condutor da ação educativa. As concepções do planejamento são funcionalistas e dialéticas. A concepção funcionalista é a tradicional no ensino, sendo um instrumentode poder. A concepção dialética tem no planejamento a práxis que surge da realidade. Nele são congregados aspectos históricos, políticos, sociais e econômicos. Consolidando tarefas e saberes críticos, criativos, reflexivos, transformadores. A avaliação é a ferramenta que testa o planejamento, é o processo que revela como e o que o aluno aprendeu, como ele mudou seu jeito de pensar, alcançando as expectativas previamente traçadas.
Atividade de Pesquisa : GESTÃO ESCOLAR

Outros materiais