Buscar

AD1 FILOSOFIA E EDUCAÇAO SEGUNDO SEMESTRE 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: 
	Matrícula:
	Polo: 
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 01 (AD 01) – 2021.2
Disciplina: Filosofia e educação
Coordenação: Prof. Dr. Miguel Angel de Barrenechea
	
	Questão 01- Esta questão se refere à Aula 01 – “Educador: formação e Ação.” 
 	Refletir sobre nossa formação e prática profissional se torna de grande importância para todos nós, educadores. Dentre todas as mudanças ocorridas na atualidade, o papel do professor, sua relevância social, sua formação pedagógica e as características de sua prática na sala de aula, precisam ser reavaliados constantemente. Perante esse fato, a nossa proposta é que você analise sua própria formação e sua ação enquanto docente. Você está satisfeito com o que já aprendeu e com o que está aprendendo? Acha que o processo de formação educacional deveria ser diferente? A partir de sua experiência em sala de aula (enquanto docente e/ou discente) analise – num texto de até 15 linhas – os problemas, desafios e dificuldades vividos por você e apresente possíveis soluções para todas as questões envolvidas nessa problemática. (Valor da questão 2,5 pontos).
Tomando por parâmetro a teoria a nós apresentada e minha visão enquanto discente nesse curso, posso descrever que a função do docente é e não deixará de ser fundamental para o desenvolvimento educacional de qualquer indivíduo. No entanto devido a vários fatores, a docência precisa ser reformulada necessita sair da zona de conforto utilizando de novas técnicas para atender as novas necessidades pedagógicas tais como o uso de novas tecnologias e a urgência no que tange a inclusão social e escolar que visa atender as necessidades de cada aluno.
Diante do atual senário o novo docente deve manejar bem teoria e pratica, ter consciência do seu papel social, ou seja, precisa entender que não é só como um mero transmissor de conhecimento, mas também é responsável por formar a consciência critica de seus alunos, aliando se as novas tecnologias para tornar suas aulas mais completas e interativas. 
	QUESTÃO 02. Segundo o que foi lido na Aula 02 - “A Origem da Profissão Docente”, procure esclarecer os fundamentos da proposta educativa socrática, na qual encontramos uma construção conjunta do conhecimento, num processo dialógico entre professor e aluno. Feito isso, elabore um texto argumentativo sustentado nos princípios do pensamento pedagógico socrático, tentando justificar por que ele poderia ser um caminho adequado para a educação das gerações atuais. Após isso, e diante do cenário da educação e do contexto político e social dos nossos dias, esclareça se poderíamos considerar como sendo válida essa proposta para a ação docente, ainda na atualidade? Para responder a esta questão, elabore um texto de no máximo 15 linhas. (Valor da questão 2,5).
A docência Socrática fundamenta se na interatividade entre docente e discente na qual o professor não é um possuidor do saber, mas procura esse saber junto com aluno. O nome dado a esse método didático e dialética, o que significa que, a verdade e o saber surgem através da reflexão de ambas as partes.
Tendo em vista que muitos discentes contemporâneos são apenas grandes depósitos de conteúdo ou reprodutores do que lhes foi dito como certo, muitas vezes incapazes de opinar e dialogar sobre determinados assuntos o modelo socrático seria de grande valia aos mestres dos dias atuais uma vez que o processo educacional atual busca formar no aluno uma consciência crítica capaz de interagir e contribuir ou até modificar o meio onde estão contextualizados.
	
Questão 03- Esta questão se refere à Aula 03 – O Processo de educação na Grécia Antiga. Propomos que você leia atentamente os conteúdos desta aula e defina, inicialmente, os conceitos de areté e paidéia. Posteriormente, e tendo como parâmetro o período clássico da filosofia analisado no texto, construa uma reflexão crítica sobre a proposta de Platão para a educação do cidadão da sua época, esclarecendo qual o contexto social e político estes conceitos foram validados pelo filósofo. Finalmente, apresente sua própria interpretação sobre a possibilidade de aplicar esses conceitos de areté e paidéia, na educação dos nossos dias. (Valor da questão 2,5).
Pode se dizer que o conceito de areté está ligado ao que se refere a excelência humana, mas está voltado para o homem como um ser individual, por sua vez, a paidéia buscava a amplitude da cultura humana procurando prepara-lo para o pleno exercício de sua cidadania.
Para Platão o estado deveria ser o responsável pela educação das crianças e essa formação seria igual para todos até vinte anos, no entanto para ele as pessoas são diferentes e por isso deveriam ocupar cargos distintos na sociedade, e propôs uma divisão de acordo com seus talentos e habilidades. Os que fossem jugados os mais notáveis teriam acesso a uma formação integral e seriam mais abastados de conhecimento prontos para ocupar os mais altos cargos da sociedade grega.
Observamos aqui uma injustiça, uma gritante desigualdade social, uma vez que predestina e limita o indivíduo, pois para Platão as classes socias seriam definidas ainda na infância.
No que tange a aplicação dos conceitos de areté e paidéia na educação vigente, tais ideias deveriam ser enaltecidas uma vez que podemos constatar em nossa sociedade indivíduos com grande deficiência de conhecimento e com seus valores éticos e morais corrompidos. 
Questão 04 – Esta questão se refere à Aula 04 – O que é a Filosofia? 
	O atual projeto do Ensino Médio, apresentado pelas autoridades educacionais, coloca em discussão a validade da Filosofia como disciplina obrigatória. A partir da leitura da aula 04, você se deparou com alguns conceitos sobre a Filosofia e sua importância no universo escolar e social. Tendo como referência estas duas questões – a proposta oficial sobre Ensino Médio e os argumentos da Aula 04 a favor do ensino da Filosofia - elabore um texto argumentativo se posicionando a favor ou não da obrigatoriedade do ensino da Filosofia no Ensino Médio. (Valor da questão 2,5).
Considerando a proposta para o novo ensino médio e tudo que nos foi apresentado ate aqui durante o estudo da disciplina não acredito que a desobrigação de tal disciplina, seja a solução para os problemas os muitos problemas que envolvem o sistema educacional do nosso país. A educação não pode ser vista apenas como a preparação do indivíduo para o mercado de trabalho. A filosofia tem uma tarefa que é, essencialmente pedagógica, estudar filosofia nos permite organizar nossos pensamentos, fundamentar nossos argumentos e desenvolver nossa capacidade crítica e de reflexão.
Vale ressaltar a importância de cidadão críticos e conscientes de seu papel na sociedade contemporânea.
 Concluo então que em uma sociedade democrática os estudos da filosofia e suas benesses deveria ser um direito.

Continue navegando