Buscar

Sistema bicarbonato na manutenção do pH sanguíneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Curso: Física Médica	
Prof. Dr. Cirano José Ulhoa	
Discentes: Carlos Junio Alves Santos, Celiane Dias, Matheus Martins, Natália Teresa. - G3
Data: 21-12-2021
Sistema bicarbonato na manutenção do pH sanguíneo.
Os fluidos intracelulares ou extracelulares de organismos multicelulares têm como característica um pH quase constante. A primeira linha de defesa dos organismos contra mudanças internas de pH é proporcionada por sistemas tampão. O citoplasma da grande maioria das células contém altas concentrações de proteínas e essas proteínas contêm muitos aminoácidos com grupos funcionais que são ácidos fracos ou bases fracas.
Nucleotídeos como ATP, assim como muitos metabólitos de baixa massa molecular, contêm grupos ionizáveis que podem contribuir para o poder tamponante do citoplasma. Algumas organelas altamente especializadas e compartimentos extracelulares apresentam altas concentrações de compostos que contribuem para a capacidade de tamponamento: ácidos orgânicos tamponam os vacúolos das células das plantas; amônia tampona a urina. Dois tampões biológicos especialmente importantes são o sistema fosfato e o bicarbonato.O sistema tampão fosfato é mais efetivo em um pH perto de seu pKa de 6,86 e, portanto, tende a resistir a mudanças de pH em um intervalo de 5,9 e 7,9. Esse é, então, um tampão efetivo em fluidos biológicos; em mamíferos, por exemplo, fluidos extracelulares e a maioria dos compartimentos citoplasmáticos têm pH no intervalo de 6,9 a 7,4.
O sistema tampão constituído pelo bicarbonato (HCO3-) e pelo ácido carbônico (H2CO3) tem características especiais nos líquidos do organismo. O ácido carbônico (H2CO3) é um ácido bastante fraco e a sua dissociação em íons hidrogênio (H+) e íons bicarbonato é mínima, em comparação com outros ácidos. Quando um ácido é adicionado ao sangue, o bicarbonato do tampão reage com ele produzindo um sal, formado com o sódio do bicarbonato e ácido carbônico. 
 H+ + HCO3- ⇋ H2CO3
Esse sistema tampão é mais complexo que outros pares ácido-base conjugados porque um de seus componentes, ácido carbônico (H2CO3), é formado a partir de dióxido de carbono dissolvido (d) e água, em uma reação reversível. O ácido carbônico produzido pela reação do bicarbonato do tampão, se dissocia em CO2 e água e é eliminado nos pulmões.
 
CO2 + H2O ⇋ H2CO3
Quando uma base invade o organismo, o ácido carbônico (H2CO3) reage com ela, produzindo bicarbonato e água. O ácido carbônico diminui. Os rins aumentam a eliminação de bicarbonato ao invés do íon hidrogênio, reduzindo a quantidade de bicarbonato no organismo, para preservar a relação do sistema tampão.
OH- + H2CO3 ⇋ HCO3- + H2O
O pH de uma solução tampão de bicarbonato depende da concentração de H2CO3 e HCO3- , os componentes doador e receptor de prótons. A concentração de H2CO3 por sua vez depende da concentração de CO2 na fase gasosa, ou da pressão parcial de CO2, designada por pCO2. Portanto, o pH de um tampão de bicarbonato exposto a uma fase gasosa é determinado pela concentração de HCO3- na fase aquosa e pela pCO2 na fase gasosa. A solução tampão de bicarbonato é um tampão fisiológico efetivo em pH próximo de 7,4, porque o H2CO3 do plasma sanguíneo está em equilíbrio com uma grande capacidade de reserva de CO2 (g) no ar contido nos pulmões. Como observado anteriormente, esse sistema de tamponamento envolve três equilíbrios reversíveis, nesse caso entre o CO2 gasoso nos pulmões e o bicarbonato (HCO3- ) no plasma sanguíneo.
Bibliografia
- NELSON, David L.. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 7.ed. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora Ltda, 2019. 
- Controle do pH - Tampão Bicarbonato. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/leo/site_ph/bicarbonato.htm>. Acesso em: 21 dez. 2021.

Continue navegando