Buscar

Trabalho sem 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Departamento de Letras
Técnicas de Comunicação e Expressão II
Professora: Tatiane Silva Tavares
Aluna: Layssa Emerich de Melo Fernandes
RESENHA
FIORIN, José Luiz - Linguagem e Ideologia. São Paulo, Ática, 1988.
Fiorin (1988) trabalha as relações da linguagem com a ideologia, relacionando-as, trazendo o valor histórico do estudo para fazer o seu embasamento. Para o autor, o estruturalismo tinha muita relevância no passado, no entanto, surgiu-se a necessidade de uma reflexão sobre como essa linguagem se desenvolve trazendo-a como um fator social. Dessa forma, existe uma relação indireta entre linguagem e ideologia que foi denunciada e tentou ser desvendada por diversos trabalhos científicos.
De acordo com Koch (1987), a maior interação social que temos através da linguagem é a argumentação. Sendo assim, a autora observa que a ideologia sempre estará implícita no discurso, visto que, mesmo que inconscientemente, sempre tentamos induzir o comportamento do interlocutor. Fato que também foi observado por Fiorin, o autor apresenta a língua como um fator social necessário e que, por mais simples que seja, todo discurso tem um interesse argumentativo.
Considerando o capítulo 8 e 9 do livro como um parte mais importante dessa análise, são nesses capítulos que o autor irá explicar o conceito de ideologia de forma objetiva, apresentando como a ideologia está atrelada a linguagem e como a mesma se apresenta na sociedade.
	No capítulo 8, o autor apresenta exemplos que estão enraizados na sociedade para explicar a ideologia, e exemplifica a questão do salário como uma inversão da realidade. Para exemplificar foram apresentados dois níveis de realidade: o da aparência e o da essência. Utilizando Marx, o autor mostra que no primeiro nível, o operário acredita ter uma troca justa de trabalho por seu salário, como indivíduo livre. No entanto, numa visão profunda, o burguês se apropria da força de trabalho do operário e o mesmo só recebe uma parte do trabalho, vivendo uma exploração, pois ele não recebe pelo todo a que produz. 
	No Capítulo nove, o autor abrange as formações ideológicas e as formações discursivas mostrando como elas, mesmo que inconscientemente, se entrelaçam. O autor apresenta como essa ideologia se desenvolve na formação discursiva do individuo, apresenta como cada formação ideológica irá representar uma formação discursiva e como ela é ensinada durante todo o processo de aprendizagem linguística do falante. 
	Outro fator interessante trazido é estudar o pensamento e a linguagem como objetos indissociáveis, pois é no discurso que o falante irá materializar todas as suas ideologias.
“Por isso, a cada formação ideológica corresponde uma formação discursiva, que é um conjunto de temas e de figuras que materializa uma dada visão de mundo.” (FIORIN, José Luiz. 1998. p.32).
José Luiz Fiorin aborda conceitos como a linguagem de forma clara e objetiva, mesmo que densos. O autor não só preenche seu livro com informações acerca dos caminhos da analise do discurso como também os carrega com a sua ideologia política a fim de nos tirar da zona de conforto a pensar não só a certa da linguagem, mas de toda construção social que está em volta da mesma. Não é apenas um livro de linguagem, mas com conceitos histórico-sociais muito grandes.

Outros materiais