Buscar

Prova 4 - Citologia Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?
A Retículo endoplasmático.
B Complexo golgiense.
C Mitocôndria.
D Lisossomo.
2) As proteínas podem ser classificadas em duas categorias: simples e conjugadas. Sobre as principais funções da proteína, assinale a alternativa INCORRETA:
A Suporte estrutural.
B Catálise.
C Proteção.
D Ataque.
3) As bactérias são envolvidas pela membrana plasmática, que é coberta por uma parede espessa e rígida: a parede bacteriana. Além da membrana e da parede, ainda existe uma terceira camada. Como é conhecida essa camada?
A Proteína.
B Cápsula.
C Molécula.
D Mesossomos.
4) A estrutura de membrana plasmática (também conhecida como plasmalema) e das membranas de células que envolvem as organelas é semelhante, e as duas exercem atividades complexas. Sobre as membranas biológicas, assinale a alternativa INCORRETA:
A Minerais.
B Carboidratos.
C Lipídios.
D Proteínas.
5) A membrana plasmática possui permeabilidade seletiva o que garante que apenas algumas substâncias consigam passar por ela. No entanto existem vários tipos de transporte que fazem com que outras substâncias passem pela membrana plasmática. Dentre os tipos de transporte, qual é feito com gasto de energia?
A Difusão simples.
B Osmose.
C Transporte passivo.
D Transporte ativo.
6) Sabemos que a célula é organizada e delimitada por uma membrana contendo uma pequena massa de protoplasma, que consiste na junção entre o citoplasma e o núcleo. Sobre esses dois componentes que compõem o protoplasma, assinale a alternativa CORRETA:
A O citoplasma e o núcleo não só apresentam funções distintas, como também trabalham juntos para manter a viabilidade da célula e contribuir para a sobrevivência do organismo.
B O citoplasma e o núcleo desempenham o mesmo papel dentro da funcionalidade de um organismo celular, contribuindo para sua manutenção e uso pelos demais componentes do organismo.
C Enquanto o citoplasma desenvolve uma função de maior importância na manutenção do organismo vivo, o núcleo apresenta funções relacionadas apenas ao genoma, não podendo trabalhar juntos na manutenção da viabilidade da célula e contribuir para a sobrevivência do organismo.
D O citoplasma e o núcleo apresentam funções equivalentes, e trabalham separadamente para manter a viabilidade da célula e contribuir para a sobrevivência do organismo.
8) As células-tronco possuem a capacidade de originar uma cópia idêntica a si mesma, além de conseguir se distinguir em vários tecidos. A expectativa em torno da utilização deste tipo de célula decorre do fato destas células:
A Sofrerem diferenciação, o que as torna parte integrante e funcional do tecido hospedeiro.
B Incorporarem o genoma do tecido hospedeiro.
C Eliminarem os genes causadores da doença no tecido hospedeiro.
D Alterarem a constituição genética do tecido hospedeiro.
9) O ciclo celular varia em função do tipo de célula, dependendo dos mecanismos bioquímicos, específicos para cada tipo. Assim, células da pele, por exemplo, dividem-se ativamente durante toda a nossa vida. Já as células do fígado multiplicam-se somente quando há necessidade de regenerar ou reparar o tecido. Outros tipos de células, como as células vermelhas do sangue, as células musculares e as células nervosas, perdem a capacidade de divisão à medida que amadurecem. Há situações em que pode ocorrer um crescimento e/ou uma multiplicação celular descontrolada, gerando uma série de problemas para o organismo, entre eles o câncer. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O câncer tem sua base biológica fundamentada na perda da capacidade normal da célula de regular a sua divisão.
( ) As células cancerígenas, ao multiplicarem-se de maneira descontrolada, geralmente, têm capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado.
( ) As células cancerosas são, geralmente, muito mais especializadas nas suas funções do que as suas correspondentes normais. Conforme as células cancerosas vão substituindo as normais, os tecidos invadidos vão ativando potencialmente suas funções.
( ) Ao adquirirem a capacidade de se desprender do tumor e de migrar, as células cancerosas acabam invadindo inicialmente os tecidos vizinhos, podendo chegar ao interior de um vaso sanguíneo ou linfático.
( ) Vários são os fatores que podem desencadear essa disfunção da capacidade de regulação no processo de divisão celular, entre eles estão causas genéticas, virais e ambientais, como a radiação e substâncias. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - F - V.
B V - F - V - V - F.
C V - V - F - V - V.
D V - V - F - F - V.
10) O processo de formação de novas células a partir de uma célula inicial denomina-se divisão celular. Este processo tem grande importância para a vida dos seres vivos. Sobre a divisão celular, analise as sentenças a seguir: I- A divisão celular é um processo importante para o crescimento, reprodução e regeneração dos seres vivos. II- Um sinal reprodutivo é necessário para o início da reprodução. Este sinal vem obrigatoriamente de fora da célula. III- Após todas as fases de divisão celular acontece um processo denominado citocinese, que é a separação das membranas celulares da célula. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
11) (ENADE, 2011) Uma das funções essenciais da divisão celular em eucariotos complexos é a de repor células que morrem. Nos seres humanos, bilhões de células morrem todos os dias e,
basicamente, a morte celular pode ocorrer por dois processos morfologicamente distintos: necrose e apoptose. Considerando que a distinção entre eles é de especial importância no diagnóstico de doenças, avalie as afirmações a seguir: 
I- Na apoptose, os restos celulares são fagocitados pelos macrófagos teciduais. 
II- Como processos ativos, tanto a apoptose quanto a necrose requerem reservas de ATP.
III- Na necrose, ocorre extravasamento de substâncias contidas nas células, o que resulta em um processo inflamatório.
IV- Tanto o mecanismo de necrose como o da apoptose envolvem a degradação do DNA e das proteínas celulares. 
É correto apenas o que se afirma em:
A I.
B II.
C I e III.
D III e IV.
12) (ENADE, 2011) A figura a seguir representa variações na quantidade de DNA ao longo do ciclo de vida de uma célula. (X = unidade arbitrária de DNA por célula). A análise do gráfico revela que: 
A As fases 1, 2 e 3 representam o período em que a célula se encontra em interfase, e as fases 4, 5, 6 e 7, subsequentes, são características da célula em divisão mitótica, quando, ao final, ocorre redução à metade da quantidade de DNA na célula.
B A célula representada no gráfico é uma célula diploide que teve a quantidade de seu DNA duplicada no período S da interfase (fase 2) e, posteriormente, passou pelas fases da meiose, originando células filhas com metade da quantidade de DNA (fase 7, células haploides).
C As fases de 1 a 5 representam a meiose I, enquanto a meiose II está representada pelas fases 6 e 7.
D As fases 1, 2 e 3 representam os períodos G1, S e G2, que resumem todo o ciclo vital de uma célula.

Continue navegando