Buscar

mapa- MAT- história da matemática- UNICESUMAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Emily Gabriely Dias Campos Da Silva
	R.A.
	 19124237-5
	Curso:
	 Licenciatura em Matemática
	Disciplina:
	 História da Matemática
O desinteresse dos alunos ao estudarem conceitos científicos é evidente em ambiente escolar. Muitas vezes, os professores insistem no uso de técnicas e metodologias puramente expositivas, na qual o estudante apercebe-se apenas como um sujeito passivo durante o processo de aprendizagem. Há a necessidade de a escola incorporar o uso de ferramentas tecnológicas em práticas de ensino, com o objetivo de idealizar estratégias promissoras para a participação ativa dos estudantes Nativos Digitais durante o processo de aprendizagem.
Os mapas mentais são ferramentas muito utilizadas para sintetizar os conceitos e torná-los representativos visualmente, exigindo um exercício de pensamento crítico. Por serem uma ferramenta de pensamento, os Mapas Mentais podem ser construídos manualmente, usufruindo de lápis e canetas coloridas ou até mesmo com o auxílio de software desde que traduza os assuntos desordenados e complexos em modelos de conhecimento de fácil memorização, objetivos e ordenados.
Nesta perspectiva, pretendemos proporcionar por meio desta atividade MAPA, um aporte teórico e prático para que você possa se preparar para o desenvolvimento de uma prática tanto para a sua própria aprendizagem quanto para ensinar seus alunos em um futuro próximo. Um recurso digital gratuito que facilita a construção de Mapas Mentais, em um layout visualmente atrativo e dinâmico, é a plataforma GoConqr (https://www.goconqr.com/). A atividade MAPA será realizada em 2 etapas:
 
ETAPA 1
Você deverá assistir o tutorial disponível no link (https://www.youtube.com/watch?v=JuYZzLfHtCY&t=45s) para aprender como utilizar a plataforma, como criar mapa mental na plataforma e como é o processo de realizar o download do mapa mental criado. Após assistir o tutorial, você deverá construir um único mapa mental, com tema central ‘HISTÓRIA DA MATEMÁTICA’, contendo TODOS os seguintes assuntos:
- A Matemática na Mesopotâmia; 
- A Matemática dos Chineses;
- A Matemática dos os Hindus;
- A Matemática dos Zapotecas;
- A Matemática dos Maias;
- A Matemática dos Incas.
 
ETAPA 2
Você deverá anexar o arquivo final do mapa mental no ambiente específico para envio do MAPA, certificando o anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em "Finalizar Questionário".

Outros materiais