Buscar

Abordagem Humanista na Educação

Prévia do material em texto

Abordagem Humanista
CARL ROGERS
O que é humanismo?
Antecedentes históricos:
	No sentido amplo da palavra, humanismo significa valorizar o ser humano e sua condição acima de tudo. 
	O humanismo foi um movimento que teve inicio no século XIV, ele tinha como enfoque o homem como o centro do interesse.
	Surgiu para substituir a escola tradicional, a psicanálise e o comportamentalismo.
	
	
Abordagem Humanista
	Concepção de homem: o homem nesse contexto é visto como um projeto constante e inacabado. O homem é visto como alguém situado no mundo que está sempre em processo contínuo de mudança, de descoberta do próprio ser.
	
	Concepção de Mundo: a definição de mundo na concepção humanista é relativa, diz que cada sujeito vê o mundo de determinada forma, com base em suas próprias experiências.
	
Abordagem Humanista
	Sociedade-cultura
	A única autoridade responsável dos sujeitos é de instalar a qualidade de um relacionamento interpessoal.
	
	Conhecimento
	A própria experiência subjetiva é o fundamento sob o qual o conhecimento é constituído. O homem obtém conhecimento quando experimenta, ele busca seu próprio saber.
	
Abordagem Humanista
	Educação
	Tem como enfoque a construção de ideias e condições que promovem a aprendizagem do aluno, fazendo com que este libere sua capacidade de ensino-aprendizagem. Dessa maneira será possível seu desenvolvimento intelectual e emocional.
	
	 Crescimento pessoal ou interpessoal é educação, e tem como objetivo um processo de aprendizagem que envolva experiências e conhecimentos do próprio aluno.
	
Abordagem Humanista
	Escola e Ensino- Aprendizagem
	Deve oferecer condições para que a criança se desenvolva, para que tenha sua autonomia, sempre respeitando-a. Tendo um princípio básico de não pressionar e não intervir no crescimento do aluno. O ensino-aprendizagem busca sempre utilizar procedimentos para o aluno administrar seu próprio conhecimento.
	
Abordagem Humanista
	Professor-Aluno
	O professor é o responsável por facilitar a aprendizagem do aluno, ele não transmite os conhecimentos, uma vez que os próprios alunos aprendem a partir de suas experiências e conhecimentos. O educador ajuda os educandos no processo de transformação. 
	
	Para que essa ação funcione, e que ele seja um bom orientador é necessário que desenvolva qualificações fundamentais que ocasiona quando o professor deixa de lado seus pré-conceitos e passa a entender as necessidades do aluno, qualificações que podemos definir como: autencidade, aceitação a empatia e compreensão, conceitos que geram uma aprendizagem mais significativa.
Abordagem Humanista
	Metodologia e Avaliação
	Na metodologia a importância é secundaria, que independente de qual seja o método que o professor usa para ensinar um determinado contexto, o aluno aprendera porque aquilo lhe é interessante. Um exemplo usado no texto é que, quando você quer aprender a dividir independente do método usado pelo professor para te ensinar, você irá aprender porque você quer aprender, esta foi uma escolha feita pelo próprio indivíduo.
	
	 Esta abordagem defende a auto-avaliação, pois o fato de que só o indivíduo pode conhecer realmente a sua experiência, esta só pode ser julgada a partir de critérios internos do organismo; critérios externos ao organismo podem propiciar o seu desajustamento.
	
Relevância Social
	A abordagem humanista na educação traz novos aspectos para a pedagogia e para a educação. Foi a partir dessa abordagem que a educação começou a ser vista com outros olhos, de uma maneira menos rígida, punitiva, com foco na aprendizagem do aluno e em seus saberes. 
	
	A pedagogia humanista torna possível que haja uma harmonia no ambiente escolar, entre professores e alunos. E que também faz os estudantes trazerem seus conhecimentos e curiosidades para dentro da sala de aula, sem que tenham medo de fazer perguntas, ou expor seus conhecimentos. 
	
A semente precisa ser estimulada para o desenvolvimento.
Germinação e crescimento.
http://www.ulbra.br/SITE_ULBRA/fotos_noticia/970194f020817d57.jpgNa liberação e no favorecimento do entusiasmo, o “cliente” ou a pessoa humana é motivada a germinar e crescer.
Abraham Maslow
	Maslow era considerado o pai do movimento humanista, ele pensava que para uma pessoa se tornar capaz de realizar suas capacidades e habilidades era necessário a tendência individual, sendo assim o grau mais elevado da existência humana, ele teve um papel fundamental na psicologia humanista, sendo um dos principais teóricos. 
	
 Paulo Freire
	Paulo Freire, humanista, defende uma nova concepção do saber, a chamada epistemologia, que tem como enfoque ir além do modelo tradicional, focando em uma nova abordagem que vise o conhecimento no processo ensino-aprendizagem, o que por sua vez tira do ponto de vista educacional a pedagogia do oprimido.
	
Carl Rogers
	Rogers deixa claro sua inquietação devido a metodologia das escolas tradicionais e suas regras impostas, na qual o aluno é um ser passivo diante da aprendizagem. A teoria é considerada irrealizável e utópica por alguns críticos, todavia é também vista como revolucionária e instigadora. É necessário que tenha uma alteração no campo educacional para que a teoria seja colocada em prática, e que o aluno e suas emoções, sentimentos e interesse seja respeitado e priorizado.
Características gerais sobre a teoria humanista na pedagogia:
	O aluno é visto como o sujeito do processo de aprendizagem.
	O sujeito se autoconhece e o professor é um guia para auxilia-lo.
	Os princípios fundamentais estão refletidos na aprendizagem contínua.
	Totalmente focada na oposição da pedagogia tradicional.
	Metodologia diferenciada e ao mesmo tempo conservadora.
Segundo ele, o papel do mestre deve ser o de criar uma atmosfera favorável ao processo de ensino, o de tornar os objetivos tão explícitos quanto possível e o de ser sempre um recurso para os alunos. 
Aprendizagem Significativa ocorre à medida que o aluno trabalha sobre problemas que são reais para ele; tal aprendizagem não pode ser facilitada se quem ensina não for autêntico e sincero. 
Em linhas gerais, ter consideração positiva incondicional é receber a aceitar a pessoa como ela é e expressar uma consideração positiva por ela, simplesmente por que ela existe.
EMPATIA
Uma compreensão em relação à pessoa e não em relação ao assunto, e esforçar-se por lhe comunicar este sentimento.
A empatia, por sua vez, consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro, ver o mundo através dos olhos dele e procurar sentir como ele.
A APRENDIZAGEM CENTRADA NA PESSOA
No ser humano existe algo dentro de si que o impulsiona: a tendência atualizante, modos de auto-atualização de suas potencialidades, de fazer, sentir, agir seu próprio florescimento. 
Rogers resumiu, assim, alguns princípios que regem a aprendizagem:
1. O ser humano possui aptidões naturais para aprender.
2. A aprendizagem autêntica supõe que o assunto seja percebido pelo estudante como pertinente em relação aos seus objetivos.
3. A aprendizagem que implica uma modificação da própria organização interna representa uma ameaça e o aluno tende a resistir a ela. 
4. Aprendizagem que constitui uma ameaça interna é mais facilmente adquirida assimilada quando as ameaças externas são minimizadas.
5. Quando o sujeito se sente pouco ameaçado, a experiência pode ser percebida de maneira diferente e o processo de aprendizagem pode se efetivar.
 
6. A verdadeira aprendizagem ocorre em grande parte através da ação.
7. A aprendizagem é facilitada quando o aluno participa do processo.
8. A aprendizagem espontânea que envolve a personalidade do aluno.
 
9. Independência, criatividade e autonomia são facilitadas quando a autocrítica e auto avaliação são privilegiadas em relação à avaliação feita por terceiros.
 
10. A aprendizagem mais importante, no mundo moderno é aquela que conhece o seu funcionamento e permite ao sujeito disposição a experimentar e a assimilar a suas mudanças.
NeillNeill acreditava que o ser humano é curioso por natureza e em busca do conhecimento para saciar essa curiosidade ele procura as respostas de suas dúvidas corriqueiras, e a partir disso aprendem através das suas experiências. Era totalmente contrario às ideias de ensino sob pressão.
	Ele tinha a concepção de que a criança é livre assim como seu intelecto, suas emoções e seu artístico. 
	
A Escola Summerhill
	Summerhill foi a primeira escola democrática do mundo, criada por Neill, que trouxe um novo olhar pedagógico para a educação, atendendo crianças para o ensino fundamental e médio de vários lugares. 
	As crianças moram na escola, em liberdade, mas obedecendo as leis do país e quando estas forem rompidas, eles respondem por seus atos. Os alunos não são obrigados a assistirem às aulas, eles tem o poder de escolher as disciplinas que querem e quando querem ter, tendo total liberdade de decidir o que aprender. 
A APRENDIZAGEM CENTRADA NA PESSOA
Demonstrou-se que os alunos cuja aprendizagem
tinha sido facilitada ao máximo:
1.Faltavam menos frequentemente à escola durante o ano.
2.Melhoraram seus desempenhos nos testes de autodescrição, sinal de maior estima de si.
3.Obtiveram melhores resultados nas matérias escolares, especialmente em matemática e leitura.
4.Tiveram menos problemas no âmbito disciplinar.
5.Cometiam menos atos de vandalismo no ambiente escolar.
6. Melhoraram seus escores nos testes de Q.I. 
7.Aumentaram seus escores nos testes de criatividade realizados entre setembro e maio.
8.Eram mais espontâneos e utilizavam formas de raciocínio mais complexas.
CONCLUSÃO
	Hoje existem várias teorias que desenvolvem a aprendizagem por meio da valorização da pessoa, e a teoria de Rogers inspirou muitas escolas a ousarem e colocarem essas teorias democráticas em prática.
	
	É primordial aceitar que o ser humano não é estático, mas um ser em constante mudança. E assim sempre será qualquer lugar onde houver um ser humano.
Clique para editar o título mestre
	Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
02/04/2017
02/04/2017
Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
Clique para editar o título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
02/04/2017
02/04/2017
Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
Clique para editar o título mestre
	Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
02/04/2017
02/04/2017
Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
Clique para editar o título mestre
	Clique para editar o texto mestre
02/04/2017
02/04/2017
Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
Clique para editar o título mestre
	Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
	Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
02/04/2017
02/04/2017
Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
Clique para editar o título mestre
	Clique para editar o texto mestre
	Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
	Clique para editar o texto mestre
	Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
02/04/2017
02/04/2017
Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
Clique para editar o título mestre
02/04/2017
02/04/2017
Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
02/04/2017
02/04/2017
Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
Clique para editar o título mestre
	Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
	Clique para editar o texto mestre
02/04/2017
02/04/2017
Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
Clique para editar o título mestre
Clique no ícone para adicionar uma imagem
	Clique para editar o texto mestre
02/04/2017
02/04/2017
Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
Clique para editar o título mestre
	Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
02/04/2017
02/04/2017
Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
Clique para editar o título mestre
	Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível
02/04/2017
02/04/2017
Clique para editar o texto mestre
		Segundo nível
			Terceiro nível
				Quarto nível
					Quinto nível

Continue navegando