Buscar

Questionário Unidade I - Comportamento humano nas organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.É o componente aprendido da personalidade, formamos na convivência com a família, escola etc. O meio influenciará nessa formação. Essa afirmação se refere a:
c) caráter
2. A identidade é o conjunto de predicados, de significados que permite ao homem ver-se como homem e que permite que os outros também assim o vejam. A identidade é o diferencial que permite a ascensão ou a queda na vida do homem, seja no trabalho ou em qualquer outro aspecto. Desta forma é incorreto dizer que:
d) É o que permite ao homem buscar abstrair-se dos ideais da sociedade em constante mutação.
3. De acordo com Sobral e Peci (2013), o processo de administrar é um processo dinâmico e compreende quatro funções. Qual das alternativas a seguir não corresponde à definição dos autores?
b) Liderança.
4. Distorção da percepção é o fenômeno pelo qual transformamos a realidade para que ela se adapte à nossa cultura, crença, aos valores e até mesmo às impressões e intenções momentâneas. Das distorções de percepção colocadas a seguir, qual conceito não condiz com a realidade?
c) Projeção – contribuição das características próprias a outra pessoa.
5. Foram identificados diversos traços de personalidade que permitem diferenciar as pessoas. Pervin, citado por Griffin e Moorhead (2006), define cinco grandes traços de personalidade fundamentais e relevantes para as organizações, conhecido por Big Five. São eles: sociabilidade, consciência/meticulosidade, estabilidade emocional, extroversão e abertura. Dessa maneira, a definição que diz que “significa que essa pessoa lida bem com novas ideias, está disposta a ouvir o outro e mudar de opinião se for necessário” é pertencente a qual dos cinco traços de personalidade?
d) Abertura.
6. O autor Eduardo Soto (2002) nos diz que observamos e julgamos as ações segundo um contexto situacional e que há evidências de que, quando julgamos o comportamento das outras pessoas, tendemos a superestimar as causas internas ou pessoais. Podemos com isso incorrer no erro fundamental de:
d) Atribuição.
7. Os papéis de decisão mostram a capacidade do gestor/administrador em tomar decisões baseadas no gerenciamento das informações, considerado como essencial no papel do gestor/administrador. Dessa maneira, identifique qual dos papéis identificados a seguir não condiz com a definição.
d.) Agregador.
8. Para Chiavenato (2005), o estudo do Comportamento Organizacional (CO), ao mesmo tempo em que investiga a influência das pessoas e dos grupos sobre a organização, estuda também:
e.) O efeito da organização sobre o comportamento dos indivíduos e dos grupos que nela trabalham.
9.Para a administração, Taylor trouxe muitas contribuições, tais como: aumento da produtividade, criação da produção em série, introdução de uma nova forma de remuneração, baseada na produtividade; por outro lado, o trabalhador era desconsiderado, reduzindo sua satisfação no trabalho. O trabalhador executava apenas uma parte do todo, o que o colocava em uma condição de:
c) Alienação.
10.Segundo Robbins (2010), comportamento organizacional se refere ao estudo sistemático de ações e atitudes das pessoas dentro das organizações. Dessa maneira, quando se trata de comportamento humano, qual das alternativas corresponde a ele?
d) Atitudes e ações.
1.As pessoas acabam por atender as solicitações/orientações por medo dos resultados negativos que possam ocorrer se falharem em sua concordância”. A situação que está entre aspas é referente a um tipo de poder. Identifique qual é
d) Poder coercitivo.
2.A comunicação organizacional é um tema que sempre deve ser tratado com muito zelo no ambiente corporativo. Segundo Robbins (2004), dentro de um grupo ou organização, a comunicação cumpre quatro funções básicas. Das listadas a seguir, qual não foi destacada por Robbins?
e) Bloqueio – quando a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida.
3.Além das barreiras no processo de comunicação, existem nas organizações alguns obstáculos que podem dificultar a comunicação. Robbins (2004) apresenta alguns obstáculos na comunicação. Dentre os listados a seguir, qual não corresponde à definição do autor?
c) Comportamento pessoal – quando o indivíduo não faz muita questão de ficar ciente das questões que pertencem à organização.
4. As características de grupos de trabalho cujos membros têm poder para desempenhar muitos deveres atribuídos anteriormente a um supervisor e que dentre suas atividades incluem: planejamento e cronograma de trabalho, treinamento dos membros, compartilhar tarefas, cumprimento de metas de desempenho, garantia de alta qualidade e resolução de problemas no dia a dia estão relacionadas a qual tipo de equipe?
d) Equipes autogeridas.
5.De acordo com os princípios para o aprimoramento das habilidades, para ouvir é necessário que estejamos atentos aos fatos que nos leva a selecionarmos o que de fato ouvimos. Qual dos seguintes itens está incorreto?
b) Segurança.
6. No que diz respeito a uma equipe, existem alguns fatores colocados como básicos para sua existência. Segundo os autores Wagner III e Hollenbeck (1999), em geral as pessoas como membros do grupo têm determinados comportamentos e interações. Nos itens elencados a seguir qual está incorreto?
b) Possuem uma percepção individualista da unidade.
7. No que diz respeito ao conflito, Robbins destaca que existem cinco comportamentos possíveis para administrar o conflito. As características buscam a satisfação de seus próprios interesses, independentemente do impacto que isso exerce sobre as outras partes envolvidas no conflito, relação ganha-perde, ou seja, um tem que ganhar; são pertencentes a qual destes comportamentos?
b) Competição.
8. No que se refere ao conjunto de atributos, Ulrich (2000) propõe classificá-los em três grupos que formam a abordagem SER – SABER – FAZER, o que são, o que sabem e o que fazem com resultados. No que diz respeito a SER, qual aspecto não condiz com o definido por Ulrich?
e) Atitude.
9. Segundo DuBrin (2006), o líder precisa escolher entre quatro diferentes estilos de liderança para lidar com as demandas contingenciais de uma dada situação: a liderança diretiva, liderança de apoio, liderança participativa e liderança orientada pela realização. As características a seguir pertencem a qual desses estilos? – Determina metas desafiadoras e espera que os subordinados se desempenhem no mais alto nível, promove a melhoria do trabalho e espera que os integrantes do grupo assumam responsabilidades.
a) Liderança orientada pela realização
10. Ulrich (2000) afirma que, na última década, “desenvolver melhores líderes consistia em identificar e aprimorar os atributos da liderança”. Porém, como a maioria das organizações trabalha visando ao lucro, ou com foco em algum resultado, Ulrich propõe que a liderança seja orientada para a busca de um único aspecto, qual é ele?
e) Resultados.

Continue navegando