Buscar

AV1_TÉCNICAS DE EXAME PSICOLÓGICO I_Turma 1011

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Campus Niterói – Curso Psicologia
Avaliação 1 (Av1) – Maio/2020
LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO
1. Esse documento em WORD é composto por uma folha de instruções, uma folha de prova (textos base da questão problema) e uma folha de resposta (enunciado da Av1 e local da resposta).
2. Atenção para o prazo de 24h, contabilizados a partir do horário de início da aula, para a entrega (postagem) da Av1 no Microsoft Teams. Não existe prorrogação de prazo. Considere um período, aproximadamente, de 60 minutos para a leitura das instruções, leitura da prova e a confecção da resposta. Esse tempo poderá ser maior ou menor dependendo da velocidade da leitura e digitação. Recomenda-se fazer a prova imediatamente após recebê-la.
3. A prova deverá ser entregue em formato WORD através do Microsoft Teams no local apropriado e destinado a esta finalidade em Tarefas (computador) ou Atribuições (smartphone), conforme o dispositivo utilizado para acesso.
4. A prova é individual. Não é recomendado, durante a semana de prova, que você discuta a sua avaliação com os seus colegas. Você não está autorizado a compartilhar essa avaliação, durante ou após a semana de prova, com terceiros e/ou publicar na internet, por exemplo, em sites como o passei direto, Facebook etc. No momento da correção, caso seja identificado padrões de respostas muito similares e/ou idênticas, com outras provas, a questão será anulada e os pontos não serão atribuídos.
5. Responda à questão discursiva, no máximo, em 20 linhas. Qualquer texto que ultrapasse a quantidade de linhas à resposta será desconsiderado.
6. Digite na folha de resposta, no local destinado, escolhendo um único formato de fonte, dentre uma das seguintes opções: Calibri, Times New Roman ou Verdana. Utilize adequadamente pontuações e o espaçamento entre as palavras.
7. O tamanho da fonte é 12. Caso o tamanho da fonte seja alterado, no momento da correção será atribuído o recomendado. Reiterando que à questão discursiva deverá ser respondida em até 20 linhas.
8. O layout das páginas, deste documento em WORD, está configurado com todas as margens em 2,5cm. Esse padrão será utilizado no momento da correção para delimitar o tamanho da linha de digitação. A tabela na folha de respostas é composta de 20 linhas e duas colunas, sendo uma coluna destinada a numeração da linha.
9. Digite no local destinado, na folha de resposta, o seu nome completo, o número da sua matrícula, disciplina, turma e data.
FOLHA DE PROVA
[...] A expressão "sociedade da informação" passou a ser utilizada, nos últimos anos desse século, como substituto para o conceito complexo de "sociedade pós-industrial" e como forma de transmitir o conteúdo específico do "novo paradigma técnico-econômico" [...] é preciso reconhecer que muitas das promessas do novo paradigma tecnológico foram e estão sendo realizadas, particularmente no campo das aplicações das novas tecnologias à educação. Educação à distância, bibliotecas digitais, videoconferência, correio eletrônico, grupos de "bate-papo", e também voto eletrônico, banco on-line, video-on-demand, comércio eletrônico, trabalho à distância, são hoje parte integrante da vida diária na maioria dos grandes centros urbanos no mundo. [...]
Werthein, Jorge. (2000). A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, 29(2), 71-77. 
[...] O contexto histórico aponta que todas as revoluções tiveram impactos econômicos e sociais. A 1ª Revolução Industrial, a era da mecanização, que ocorreu nos séculos XVIII e XIX teve como característica a introdução da máquina a vapor tornando obsoleto o sistema de manufatura. A introdução da energia elétrica, o surgimento das linhas e divisão de trabalho caracterizaram dão origem a 2ª Revolução Industrial no fim do século 19 e início do século 20, cria novos métodos de produção, como a produção em série, ou produção em massa. Já a 3ª Revolução Industrial é marcada pela revolução digital e desenvolvimento das primeiras tecnologias da informação em meados dos anos 1970. É o início da automação que passa a utilizar as máquinas em ambientes antes caracterizados pelo trabalho humano. Na Era da automação surgem os processos produtivos digitalizados e os primeiros robôs. A “4ª Revolução Industrial” ou “Indústria 4.0” se diferencia de todas as revoluções anteriores devido a velocidade em que ocorrem as mudanças, pela amplitude e profundidade, pois combina diversas tecnologias, automação de softwares e pelo impacto sistêmico que poderá ocasionar porque será capaz de transformar o modo e a forma como as pessoas interagem e se relacionam. As novas tecnologias irão gerar mudanças no ambiente de trabalho, e, 65% das crianças de hoje irão trabalhar em profissões que não existem ainda. 
Araujo, Ionara Coelho; Castro, Maria Cristina; Maia, Paula Lopes; Granja, Daniele Muniz & Jovarini, Neidiany Vieira. (2020). Indústria 4.0 e seus impactos para o mercado de trabalho. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n.4, p.22326-22342
Qual é a diferença entre hard skills e soft skills? Em qualquer processo seletivo, os recrutadores sempre buscam por dois grupos de habilidades: hard skills e soft skills. Esses dois termos em inglês têm sido usados por vários profissionais de RH que trabalham em multinacionais e acabam incorporando os jargões estrangeiros. Hard skills são habilidades técnicas, podem ser aprendidas e são, relativamente, fáceis de serem quantificadas, por exemplo, através de uma prova que avalie sua capacidade técnica em utilizar das informações adquiridas na faculdade para resolver problemas pertinentes aquela área de atuação. Já as chamadas Soft Skills, são habilidades comportamentais e mais difíceis de serem quantificadas e/ou qualificadas.
Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/qual-e-a-diferenca-entre-hard-skills-e-soft-skills/> Acesso em: 10 maio. 2020 (adaptado)
FOLHA DE RESPOSTA
Av1 – Maio/2020
Nome:
Matrícula:
Disciplina:
Turma:
Data:
A partir das informações apresentadas, na folha de prova, construa um texto dissertativo, que possa articular o que se pede nos itens a seguir.
a) Descreva quais os desafios, da psicologia enquanto ciência e profissão, devem ser superados para atuarmos na área da avaliação psicológica, no mundo do trabalho da chamada 4ª Revolução Industrial. Considerando os aspectos éticos e demais normas pertinentes (2,5 pontos)
b) Considerando as chamadas hard skills e soft skills, qual o impacto da sociedade da informação nas pessoas? Na área da avaliação psicológica, considerando as soft skills, apresente uma que possa ser necessária, nas pessoas, para atuarem na sociedade da 4ª Revolução Industrial. Defina-a constitutivamente. Faça uma proposta para defini-la operacionalmente. (2,5 pontos) 
	1
	
	2
	
	3
	
	4
	
	5
	
	6
	
	7
	
	8
	
	9
	
	10
	
	11
	
	12
	
	13
	
	14
	
	15
	
	16
	
	17
	
	18
	
	19
	
	20
	
Observação: A tabela acima já está configurada com a fonte Calibre, tamanho 12, sendo esta a configuração recomendada.
Desejo um excelente momento privilegiado de estudo e não apenas uma boa prova!!!

Outros materiais