Buscar

Resumo - INICIAÇÃO À STARTUP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Canvas - É uma ferramenta para a visão estratégica, pois se demonstra flexível, interativa e ágil. Por meio dele, é possível identificar nove blocos/subsistemas. Esses blocos demonstram as áreas e realidades de um negócio e, assim, desenvolvem valor em toda a proposta. Além de fortalecer a visão estratégica, pois traz uma percepção geral do todo/sistêmica, há ligação entre as áreas, unindo os processos, e clareza dos negócios, trazendo eficiência e maturidade.( documento com 9 perguntas, para facilitar o desenvolvimento de uma ideia)
Plano de Negócios- Começa pela idéia, Oferece respostas, textual 50 páginas, permie múltiplas interpretações,aprofunda em dados do mercado. (Documento que vem da parte mercadológica - indo até o cliente e tendo uma coisa mais completa)
Inovação X Invenção
Inovação é o segredo do desenvolvimento econômico de uma empresa, de uma região ou do próprio país. É o instrumento específico do espírito empreendedor. É o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar riqueza. ( é a transformação de novas idéias em resultado)
Fazer alguém encharcar que tem um valor econômico para alguém, monetizando o trabalho
Não existe algo chamado de “recurso” até que o homem encontre um uso para alguma coisa na natureza e assim o dote de valor econômico. Segundo Thomas Edison, o gênio inovador tem 1% de inspiração e 99% de transpiração.
(fazer alguém encharcar que tem um valor econômico para alguém, monetizando o trabalho)
A inovação pode ser dividida em três categorias principais, com base no seu efeito ou impacto: incremental, radical e disruptiva. 
Invenção (resolver um problema técnico)
O que é Pitch? O pitch é uma técnica que consiste na exposição de uma ideia de negócio, que tem por objetivo chamar a atenção de um investidor. É nessa apresentação rápida, — de 30 segundos a 20 minutos —, dinâmica e sucinta que se estabelece o primeiro contato para expor um negócio ou o seu protótipo. O pitch pode variar de tempo e formato, segundo seu objetivo.
Um pitch pode servir para qualquer empresa que precise convencer algum público a acreditar no seu negócio. Basicamente, o empreendedor precisa dizer em poucas palavras o que é o seu projeto, em qual mercado vai atuar, qual solução oferece e o que se está buscando no momento. Geralmente, essa fala dura de três a cinco minutos, mas pode levar de 30 segundos a 20 minutos. O pitch não é uma reunião de negócios, uma formalização de parceria ou um fechamento de venda. É apenas a largada para um futuro investimento ou uma compra, sendo o primeiro contato com o investidor ou cliente.  
Os tipos de pitch são:
Elevador (de 30 segundos a 1 minuto): essa é uma versão reduzida do pitch. Comumente é utilizado em uma apresentação mais integral. Na apresentação, devem constar informações referentes ao mercado e ao problema e a descrição do produto/serviço e dos integrantes da equipe.
Corredor/café (de 2 a 5 minutos): decorridos 2 minutos, essa pitch se intensifica, criando corpo e detalhamento sobre seu produto/serviço. Nesse ponto, é possível dar mais destaque ao tema mercado, à equipe do negócio e ao início do pitch. Com mais de 2 minutos de exposição, é possível ampliar a apresentação, diferentemente do que ocorre no pitch elevador, que tem, no máximo, 1 minuto. 
Apresentação do negócio (de 5 a 10 minutos): por ser uma apresentação de mais de 5 minutos, o encontro é mais focado. Nesse pitch, a apresentação deve ser mais elaborada e contar com mais informações. É comum que o foco seja na área comercial.
Sumário executivo (de 15 a 20 minutos): aqui já teremos a estrutura, assim como o nome diz, do sumário de um plano de negócios. Seria uma espécie de “degustação”. O sumário executivo tem por meta apresentar com mais minúcia o plano de negócios.
Comunicação Empresarial
Institucional – (imagem) O objetico principal é construir , manter ou melhorar a imagem da empresa no mercado.
Mercadológica- produto (propagandas, ou outras ferramentas de comunicação)(marketing) – a mais importante
A Comunicação Interna - bom ambiente de trabalho (com regras)
A Comunicação Exnterna - É formada pela comunicação de marketing (mercadológica) e institucional.
MVP e Prototipação - produto mínimo viável) é como uma versão beta de um produto, praticamente prototipação, que tem a função de ser desenvolvido de forma ágil e econômica, o mais barato possível, para ser apresentada ao seus potenciais clientes e receber retornos desses produtos iniciais, de forma a observar como ele se comportou no mercado. Trata-se de uma excelente ferramenta para obter informações sobre o seu mercado e validar premissas.
Os pontos que podem ajudar a determinar o MVP do seu produto ou empresa:
formule hipóteses para validar;
entenda o seu mercado;
defina indicadores e estabeleça métricas;
pense nas funcionalidades do seu MVP;
não desista;
não tenha medo de errar.
	
Exemplos MVP- Apple, Foursquare, facebook, Groupon - agora Peixe Urbano