Buscar

A1 MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL 1 (NOTA 10)
Simulação é um processo que possibilita a realização de um experimento real em um modelo matemático ou computacional com uma redução no número de variáveis, bem como na abstração das informações do estudo do sistema. As simulações podem ter diferentes classificações; dentre elas, destacam-se os modelos determinísticos e modelos estáticos. Nesse contexto, discorra sobre a diferença entre as duas classificações.
RESPOSTA.
Modelos determinísticos não possuem componentes aleatórios. Exemplos de modelos determinísticos incluem um sistema de equações diferenciais que descrevem uma reação química, ou modelos de programação linear inteira-mista. O resultado destes modelos também não possui componentes aleatórios. A presença de elementos aleatórios gera a necessidade de elaborar modelos estocásticos.A maioria dos sistemas de filas são modelados estocasticamente.
Modelos estáticos são usados para representar sistemas em que o tempo não desempenha nenhum papel. Modelos de Monte Carlo, usados para avaliar funções matemáticas, modelos financeiros ou elaboração de cenários, são exemplos de modelos estáticos. Por outro lado, modelos dinâmicos representam sistemas que evolucionam no tempo, como um sistema de uma fábrica.
Referência: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariadeproducao/files/2016/08/apostila-sim-simulacao-por-eventos-discretos.pdf

Continue navegando