Buscar

Desafio colaborativo Carlos Felipe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: PEDAGOGIA – LICENCIATURA 
	DESAFIO COLABORATIVO DA DISCIPLINA: Introdução a Pedagogia 
	ALUNO: Carlos Felipe dos Santos 
	MATRICULA: 01340925
	POLO: EAD-ARACAJU
1. ATIVIDADE PROPOSTA: 
Leia o texto a seguir:
A história da Pedagogia no Brasil registra que o ensino ministrado pelos jesuítas (que podemos considerar como os primeiros pedagogos no Brasil), mantido com escassos recursos públicos, contando com as condições materiais e pedagógicas privadas, (prédios, infraestrutura, agentes, diretrizes pedagógicas, componentes curriculares, normas disciplinares e mecanismos de avaliação eram controlados pelos jesuítas).
Na ocasião da expulsão dos jesuítas em 1759, orquestrada pelo Marques de Pombal, a realidade era a seguinte: 1) A quantidade total de alunos das instituições educacionais jesuíticas não alcançava 0,1% da população brasileira, estavam excluídas as mulheres (que totalizavam 50% da população), os escravos (totalizavam 40% da população), e ainda, estavam excluídos os negros livres, os pardos, filhos ilegítimos e crianças abandonadas. (Saviani, 2008).
Elabore sua resposta de acordo com os seguintes questionamentos:
O que você pensa sobre estes dados acima? Qual a sua opinião?
Ação pedagógica jesuítica foi irrisória para quem, no Brasil Colonial?
Você pensa que esta realidade foi superada, no decorrer da história da educação brasileira?
Dicas importantes:
Faça uso da pesquisa: busque sempre sites oficiais e de instituições de pesquisa reconhecidas. Lembre-se sempre de citar suas referências de pesquisa! Fique atento (a), pois o seu sucesso nessa atividade dependerá da realização das tarefas propostas. Seu texto deve ter entre 05 a 30 linhas, na fonte 12.
2. SOLUÇÃO 
Um sistema educacional inicialmente falho, não atendia a todos. Foi o percursor da atual diferença de ensino no Brasil. Ou seja, a diferença estrutural que dava privilégios a pessoas de poder aquisitivo. A antiga realidade do sistema educacional ainda nos remete a desigualdade do atual sistema do ensino. A pesar de não excluir mulheres, negros e escravos, o atual sistema de educação substituí essas diferenças citadas por “ricos e pobres”. Como antigamente aquele que possuía mais poder aquisitivo melhor tinha qualidade de ensino. 
As ações desenvolvidas pelos jesuítas como o texto descrevem apenas favorecia aos homens de família que tinha posses. Deixando de lado mulheres, negros, escravos e órfãs. 
Embora tenhamos avançado no nosso sistema educacional, ainda carregamos atos da antiga realidade de ensino. Apesar da educação para todos ser um direito assistido no Brasil, muito tende a ser melhorado. A diferença de classe ainda é posta em evidências quando comparamos o ensino público e o privado no país. Além disso, a falta de materiais e estrutura adequada põe em risco a qualidade do ensino ofertado. 
Referencias 
SAVIANI, Dermeval. História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. Eccos Revista Científica, v. 10, n. Esp, p. 147-167, 2008.
ESCOLAR, Censo; DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, Censo. Censo escolar. Ministério da Educação. Brasília: DF. Acessado em, v. 1, p. 2012, 2012.

Continue navegando