Buscar

PORTFOLIO Gestão Financeira e Trabalho Pedagógico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Podemos indicar a correlação entre a despesas municipais em educação e desempenho educacional no ensino fundamental público nos municípios, usaram a progressão linear para identificar os municípios que aumentaram os gastos em educação foram aqueles que mais apresentaram melhores indicadores de cobertura educacional e qualidade no sistema de ensino, essa analise indica que está associado ao aumento da escolaridade da população em termos de tempo de estudo e não aumento na qualidade do ensino.
Embora existia uma relação positiva entre maiores gastos e maior escolaridade, não é claro essa mudança é fruto da disponibilidade de dinheiro, para isso o FUNDEB condiciona a distribuição de recursos ao número de alunos na escola e com isso o aumento das matriculas. Esses indicadores tem uma dificuldade pelo fato que há inúmeras variáveis que explicam ao mesmo tempo o nível de gastos e o desempenho educacional que não pode ser perfeitamente observada. 
Na segunda etapa do artigo cita sobre o setor educacional por causa da maior disponibilidade de recursos pois existem municípios beneficiados pelos royalties de petróleo, aonde existe o critério geográfico que determina que municípios localizados em frente ao campo de petróleo em alto-mar tenham direitos aos recebimentos de extraordinárias receitas enquanto os municípios vizinhos recebem pouca quantidade de receitas. 
Ao analisar os municípios que são beneficiados com os royalties é derivada de uma regra geográfica, um pequeno grupo de 60 municípios que são considerados produtores de petróleo. Com essa regra de distribuição percebemos que municípios de produtores que foram tratados com um grande volume de recursos e os municípios não produtores recebem recursos numa proporção muito menor. 
Nos municípios que recebem os benéficos possuem instituições capazes de utilizar recursos adicionais para promover melhorias no sistema de ensino, mas não determina como esses recursos serão utilizados, utilizando o valor da produção de petróleo como instrumento da despesa da educação. 
Na pesquisa ficou claro que nos anos de 1991 a 2010 os municípios que não foram beneficiados conseguiram acompanhar o desempenho dos municípios que receberam a receita extraordinária. Com isso podemos observar que o aumento de gastos com a educação não tem relação com o desempenho da melhoria de aprendizagem educacional, existem duas explicações para isso, sendo que a primeira diz que os recursos podem ser desperdiçados e não ser usados para a melhoria da educação, provocando uma suspeita de corrupção com esses gastos( desperdício ativo), e a segunda explicação é que os gastos estão sendo desperdiçados por não serem bem aplicados devido ao seu desconhecimento, incapacidade ou interesse de fazer um melhor uso( desperdício passivo). 
Concluindo essa pesquisa podemos dizer que a falta de relação entre os maiores salários e melhoria educacional está em linha com estudos recentes que mostram que mais recursos só conseguem transformar a capacidade de a escola ensinar quando o dinheiro ajuda a modificar o que ocorre dentro da sala de aula como aumento dos salários dos professores, trazendo profissionais mais qualificados para as escolas, pois são capazes de afetar positivamente no ensino.

Continue navegando