Buscar

Seminários Temáticos em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminários Temáticos em Educação
	Nome do aluno(a):Priscila Carvalho Pereira
	RGM: 24447846
	Curso: Pedagogia Semestre:4º
	Tipo de Linguagem: Linguagem de rua
	Trabalho analisado ( link ou nome da obra):Blocos carnavalescos
	Tutor (a):Rosana dos Santos Dias
O tema do trabalho escolhido é Blocos carnavalescos, toda a origem até chegarmos aos blocos e visando a importância dessa festa para o pais.
A origem do Carnaval está no antigo festival português entrudo, a festa ocorreu antes da Quaresma e chegou ao Brasil no século XVII.
 A brincadeira da época eram as pessoas nas ruas jogando ovos, farinha e água umas nas outras. No entanto, o festival foi considerado um crime no século 19, como resultado, a elite brasileira passou a fazer grandes bailes de carnaval em clubes e recintos fechados.
 Apenas no final do século as pessoas puderam voltar a comemorar a data. No final do mesmo século, as classes populares cariocas também começaram a organizar seus eventos carnavalescos, revivendo a tradição das festas de rua antes da Quaresma. Nesse mesmo século surgiram os primeiros blocos e cordões de carnaval, um movimento inteiramente organizado pelo povo, que desfilava pelas ruas, com carros decorados em grandes desfiles animados, cheios de expressões populares: é o que temos agora. No século 21 começaram a primeiras marchinhas.
 Hoje no Brasil o carnaval é comemorado anualmente com duração de cinco dias e além de toda energia e diversão esperada no carnaval, ele traz uma movimentação muito grande na parte econômica, principalmente turística.
O brasil é muito conhecido pelo carnaval, pessoas vem de longe para poder prestigiar assistindo ou até mesmo para participar dos blocos.
 Os blocos de carnaval, ou bloco de rua é formado por grupos de pessoas que se organizam geralmente com a mesma vestimenta.
Esses blocos consistem em bandas, carros estéreos ou trios elétricos, existem vários tipos de bloco pelo brasil, abaixo seguem alguns mais conhecidos.
-Blocos de enredo: São comuns no Rio de Janeiro. Eles têm samba-enredo e um grupo relacionado no desfile. Muitas delas são os primórdios das escolas de samba.
 - Blocos líricos: são comuns em Pernambuco. Os destaques são as músicas, os frevos e a antiga marcha carnavalesca. As pessoas desfilam nas ruas, geralmente fantasiadas.
 - Blocos sujos: são comuns em São Paulo e Rio de Janeiro. Eles são descontraídas, desordem proposital e improvisação. As pessoas desfilam pelas ruas com fantasias que geralmente são feitas por elas mesmas. Eles cantam marchas carnavalescas, sambas e até músicas relacionadas ao cotidiano ou assuntos que envolvem crítica política com tom humorístico.
 - Afro-Bairro: Enfatiza a cultura afro-brasileira na música, ritmo, roupas e figurinos. São comuns na cidade de Salvador.
O carnaval é algo que veio para nos proporcionar muito além de momentos de diversão, ele é um movimentos artístico-cultural onde muitas pessoas não veem a importância dele para nosso pais, pois uma das nossas representatividades é o carnaval, época em que a economia dispara positivamente gerando muito lucro para o pais e o tornando cada vez mais conhecido fora.
Referencia:
HISTORIA DO CARNAVAL. Brasil escola, 2022. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval.htm. Acesso em 26/03/2022

Outros materiais