Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 01
	
	
	DATA:
	
02/12/2021
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS 01: TECNOLOGIA DOS MEDICAMENTOS
DADOS DO (A) ALUNO (A):
	NOME: 
	MATRÍCULA: 
	CURSO: FARMÁCIA
	POLO: 
	PROFESSOR (A) ORIENTADOR (A): 
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado).
			TEMA DE AULA: FORMAS FARMACÊUTICAS LÍQUIDAS - SUSPENSÃO
RELATÓRIO:
1. Descreva a prática de preparação da forma farmacêutica obtida e as possíveis intercorrências.
2. Identifique os ativos e excipientes utilizados na formulação da suspensão e indique as funções de cada um na formulação;
3. Explique qual(is) etapa(s) pode(m) ser considerada(s) crítica(s) para que a formulação seja elaborada com sucesso.
A forma farmacêutica suspensão é uma forma heterogenia, composta por duas fases, fase sólida e a fase liquida. A fase liquida constitui o solvente e a fase sólida constitui o fármaco, ou seja, não solúvel, também tem os excipientes que são usados para manter o equilíbrio da forma farmacêutica. A escolha dos excipientes e a quantidade são de suma importância para uma preparação de um fármaco.
Para essa formulação da suspensão na pratica usa em primeiro lugar o CMC, (CARBOXIMETIL CELULOSE) é um polímero com função de formar grumos, ele deve ser adicionado pouco a pouco e permanecer em uma constante e leve agitação. Em seguida se adiciona as outras duas substancias, o Aerosil e o Sorbitol sempre mantendo a agitação gradualmente, logo após se adiciona a solução de sacarina, ela é uma solução aquosa, em seguida é adicionado o Parabeno que é uma solução alcóolica, são os conservantes da formulação, é adicionado solução aquosa contendo corante, o ideal é que os corantes combinem com os flavorizantes, por exemplo, na formulação com sabor menta ou hortelã, o ideal é usar um corante esverdeado. Para finalizar a preparação se adiciona uma quantidade de água suficiente e manter a agitação levemente por 30 minutos.
O Carboxi-Metil Celulose é uma substância capaz de aumentar a viscosidade de soluções estabilizante, adquirido a partir das fibras da celulose. A função desse excipiente é dar corpo estrutura aderência e proporcionar uma secagem rápida aos alimentos e ajudar na solubilização.
O excipiente Aerosil é uma matéria química preparada para adsorver ou absorver água, ou seja, dessecante, antiaderente e viscosificante para as seguintes preparações: Cápsulas e comprimidos (atua na fluidez e compactação do pó); Supositórios e produtos transdérmicos (controlador da viscosidade); Géis, cremes e suspensões (estabilizante e controlador da viscosidade). 
O Sorbitol é um álcool, isso quer dizer (álcool de açúcar), é um adoçante afluente encontrado em inúmeros produtos alimentar. Além de oferecer sabor adocicado, é excelente umidificante e agente de texturização. Um dos primordiais e mais antigos adoçantes utilizados para dar mais sabor adocicado aos alimentos é a sacarina sódica. Assim com esse gênero pode-se adoçar de modo aproximado tudo que for alimentos a gosto sem causar mal ao organismo.
O Parabeno é um excipiente que disponibiliza anteparo contra micróbios e outros microrganismos, com a intenção de sustentar além da integridade do produto a saúde do indivíduo que o utiliza.
Os corantes são estabilizantes alimentícios determinados como toda essência que averigua, reforça ou restaura a cor de um alimento. Sua função é proporcionar vários tons aos alimentos e bebidas
Os flavorizantes são elementos que, quando inseridos em pequena quantidade aos alimentos, dão propriedades de gustativas e olfativas, capazes de proporcionar sabor e aroma. 
No sentido crítico da formulação para o preparo de um fármaco, o manuseio da categoria de medicamentos dentro da indústria farmacêutica encontra-se no meio de fazes mais importantes, a partir da matéria-prima, percorrendo pelas máquinas inclusive chegar ao consumidor final.
 
REFERENCIAS:
https://www.poliois.br.com › sorbitol
Flavorizantes. Flavorizantes adicionados nos alimentos - Manual da Química (www.manualdaquimica.com).
https://www.aditivosingredientes.comAditivos Ingredientes 
https://www.acycle.com.br>parabeno-parabenos
https://www.ingredientesonline.com.br/sacarina-sodica
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Comissão da Farmacopeia Brasileira. Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira. 5ª edição. Brasília: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2010. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/farmacopeias-virtuais
BARRETO A.P.M.; SANTOS F.R.; NUNES M.M.; JERONIMO R.S. Administração de MEDICAMENTOS: 5 certos para segurança de seu paciente. 2ª Edição. São Paulo: Editora Rideel, 2010.304p.
Disponívelem:<http://www.editorarideel.com.br/wpcontent/uploads/2015/07/MIOLO_Administracao-de-Medicamentos.pdf>

Mais conteúdos dessa disciplina