Buscar

DISCURSIVA GESTÃO DE UAN1

Prévia do material em texto

Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição
Atividade Discursiva
Profª: FLAVIA MARONES
Tutora: CRISTIANE GLOOR 
 
6º Semestre de Nutrição
Priscilla Bruchner - RA 352082235347
“A preocupação em garantir a produção de alimentos seguros, fez com que Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicasse em 15 de Setembro de 2004 a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n° 216, na qual aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. E obriga todos os estabelecimentos que preparam, fracionam, armazenam, distribuem, transportam, expõem à venda e entregam alimentos preparados para o consumo, a possuírem um Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s)”.
 SOUZA, M.S.; MEDEIROS, L.B.; SACCOL, A.L.F. Implantação das boas práticas em UAN. Alim. Nutr. = Braz. J. Food Nutr., Araraquara, v.24, n.2, p. 203-207, abr./jun. 2013.
Nesse contexto, explique o que é o Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF) e cite quais ferramentas devem ser aplicadas antes de sua elaboração.
Resposta:
O Manual de Boas Práticas de Fabricação é um documento obrigatório para empresas do ramo alimentícios que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, integrado de valores, pragas humanas, higiene e saúde dos manipuladores e de garantia de qualidade do produto final.
Ou seja, indústrias e serviços de alimentação precisam elaborar o seu manual próprio e mantê-lo disponível para que todos os colaboradores utilizem como uma ferramenta do dia a dia, para garantir a qualidade dos alimentos e a segurança alimentar dos clientes.
As boas práticas devem ser aplicadas desde a recepção da matéria prima, processamento, até a expedição de produtos, contemplando os mais diversos aspectos da indústria, que vão desde a qualidade da matéria-prima e dos ingredientes, incluindo a especificação de produtos e a seleção de fornecedores, à qualidade da água. 
Um programa de Boas Práticas de Fabricação é dividido nos seguintes itens: 
instalações industriais; 
pessoal; 
operações; 
controle de pragas; 
controle da matéria-prima; 
registros e documentação e rastreabilidade
Universidade Anhanguera Taboão da Serra
2021

Continue navegando