Buscar

Auditoria Avaliação Pontuada B 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Explique risco de auditoria.
O Risco de auditoria é a possibilidade de o auditor emitir um julgamento impróprio sobre demonstrações contábeis. A análise dos riscos deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos e precisa ser feita com base nos indicadores patrimoniais, econômicos e financeiros, extraídos das demonstrações contábeis, nos indicadores das operações desenvolvidas pela entidade e em outros indicadores dos quais o auditor disponha. Se no decorrer dos trabalhos, encontrarem sinais que ponham em dúvida o auditor deve aplicar procedimentos adicionais que julgar necessários para a formação de juízo embasado e definitivo sobre a matéria. Um dos indicadores de riscos é a existência de passivo a descoberto, quando o total do ativo é menor do que o total do PC e PÑ C.
	O sistema contábil e de controles internos é de responsabilidade do auditor. Você concorda? Explique.
Não concordo porque o auditor é responsável em assegurar de que as demonstrações contábeis não contenham distorções, fraudes, erros. Existem limitações inerentes a auditoria e estas por sua vez, podem levar a não detecção de distorções relevantes, mesmo que a auditoria independente seja planejada e siga rigorosamente as normas de auditoria. Então, reforço que o sistema contábil e o de controles internos são de responsabilidade da administração da entidade, embora o auditor independente possa fazer sugestões de melhoria, dos achados decorrentes dos seus trabalhos.
	Quais os procedimentos básicos a serem observados pelos auditores na aplicação dos testes de observância e substantivos?
Procedimentos Técnicos básicos que devem ser observados são: Inspeção, observação, investigação, confirmação, cálculo, revisão analítica. 
Na aplicação dos testes de observância, o auditor deve verificar a existência, efetividade e continuidade dos controles internos. 
Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes conclusões: 
Existência – se o componente patrimonial existe em certa data; 
Direitos e obrigações – se efetivamente existentes em certa data; 
Ocorrência – se a transação de fato ocorreu; 
Abrangência – se todas as transações estão registradas; 
Mensuração, apresentação e divulgação – se os itens estão avaliados, divulgados, classificados e descritos de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade. 
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t11.htm
	Explique a responsabilidade da guarda de documentação da auditoria e seus prazos.
	Se o auditor durante a revisão analítica não obtiver informações suficientes e constatar que o valor envolvido é expressivo em relação a posição patrimonial e financeira e ao resultado das operações, deverá confirmar os valores a receber e a pagar por meio de:
	Procedimento de analise das notas fiscais e de venda e de compra e os valores contabilizados e recomendar o inventário físico da entidade, executando os testes de contagem física e procedimentos complementares.
	Confirmação da existência documental e revisar o inventario físico realizando a contagem física e procedimentos complementares.
	Declaração de existência e consistência apresentadas pelos administradores da empresa e confirmada pelo contador.
	Comunicação direta com os terceiros e acompanhar o inventario físico realizado pela entidade executando os testes de contagem física e procedimentos complementares.
	Elaboração dos lançamentos contábeis e do inventario físico para certificação de que todos os fatos foram registrados.
	Durante os testes preliminares o auditor constatou que o risco envolvido numa auditoria de calculo de depreciação era muito baixo, nesse caso, para verificação da razoabilidade do saldo de depreciação acumulada o auditor deve:
	Efetuar seleção e o teste de depreciação dos itens materiais.
	Proceder ao teste global de depreciação conhecendo a taxa utilizada.
	Não efetuar qualquer teste, poiso risco é muito baixo.
	Fazer a verificação de aquisição do item adquirido após os testes preliminares.
	Realizar analise das taxas de depreciação utilizadas de acordo com os itens.
	O auditor deve analisar o sistema contábil e o sistema de controles internos de uma entidade para determinar:
	A relevância e o risco de auditoria e a avaliação da aplicação dos procedimentos de auditoria.
	A natureza, a oportunidade e a extensão da aplicação dos procedimentos de auditoria.
	Os riscos inerentes os de controle e o de detecção da aplicação dos testes de auditoria.
	As estimativas contábeis a aplicação dos procedimentos de auditoria e o risco de controle.
	A relevância dos saldos, o risco de detenção e a avaliação do controle de qualidade.
	Quando da realização de uma primeira auditoria numa entidade, que foi auditada por outros profissionais no passado imediatamente anterior o auditor deve incluir no seu planejamento:
	Analise dos saldos de abertura, a uniformidade dos procedimentos contábeis, a identificação de relevantes eventos subseqüentes ao exercício anterior e a revisão dos papeis de trabalho/documentação de auditoria do auditor anterior.
	Analises dos saldos finais do exercício anterior, a relevância dos saldos, os controles internos, os procedimentos contábeis adotados, a revisão do parecer da auditor anterior e a identificação das principais alterações adotadas em assembléia geral.
	A avaliação do risco de auditoria, a continuidade normal das atividades, controle, o sistema de informação contábil, a identificação das praticas contábeis, as partes relacionadas e a revisão dos papeis de trabalho/documentação de auditoria do auditor anterior.
	A identificação de eventos subseqüentes relevantes, as praticas contábeis, a analise de uniformidades dos procedimentos contábeis, os saldos de abertura, a carta de responsabilidade da administração e a revisão do programa do auditor anterior.
	A avaliação dos procedimentos contábeis, a uniformidade dos procedimentos contábeis os controles internos, a identificação de transações com partes relacionadas, os eventos subseqüentes, as contingências e a revisão dos papeis de trabalho/documentação de auditores.

Continue navegando