Buscar

Os conflitos são inerentes às relações humanas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os conflitos são inerentes às relações humanas, seja em ambientes formais ou informais. Divergências de opiniões, personalidades opostas, tipos de liderança variados ou até mesmo ruídos na comunicação são alguns dos fatores que influenciam no clima organizacional de uma empresa, podendo gerar embates em seus mais variados níveis e, consequentemente, afetando a instituição como um todo. No ambiente de trabalho, saber gerir e conduzir tais conflitos de forma a não apenas resolve-los, mas também extrair oportunidades de melhorias deles, é um dos principais fatores de sucesso aos administradores de empresas. Mesmo com a globalização e a necessidade de constante atualização, de práticas de mercado e de pessoal cada vez mais apuradas, esse ainda é um tema pouco abordado, em que pouco se investe, pois é visto como tabu, algo a não ser tratado em sua raiz, mas apenas camuflado.
Os conflitos são algo quase indissociável de nós, seres vivos, sejam internos ou externos, individuais ou coletivos. Segundo Chiavenato (2004), são parte inevitável da natureza humana; logo, muito mais fácil é entender os fatores causadores e a forma de geri-los do que tentar combate-los a todo custo ou, por vezes, fingir que os mesmos não existem, postergando uma solução viável para todos os envolvidos e aumentando ainda mais o problema inicial.
Entretanto, apesar de ser algo praticamente natural, existem fatores que agravam a ocorrência dos mesmos. Para Berg (2012), as principais causas de conflitos organizacionais são: mudanças, recursos limitados e choque entre metas e objetivos.
Fonte: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/administracao/gestao-conflitos-no-ambiente-organizacional-transformando-problematicas-oportunidades.htm

Outros materiais

Outros materiais