Buscar

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Natalia Balestrin de Paula 
3 - Relatório das atividades desenvolvidas
(relate abaixo os estudos, resenhas e reflexões desenvolvidas no processo de aperfeiçoamento formativo)
	COMPENTÊNCIA: Domínio do 
Conhecimento e Contextualização
	ATIVIDADE: 2
	Estudei os cursos do inova finalizando 3 cursos básicos: eletiva, projeto de vida e tecnologia. Agora em vias de formação na parte do aprofundamento desses mesmos 3 cursos.
Perguntei bastante aos coordenadores como fazer, escrever um projeto dentro do programa e valeu pena aprendi bastante esse ano.
Sinopse do filme:
 Depoimentos de estudantes, sejam eles de colégios da rede pública ou particular, sobre medos e anseios no ambiente escolar. Adolescentes de 3 estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações.
  O filme "Pro Dia Nascer Feliz", dirigido por João Jardim, aborda as desigualdades na educação brasileira, mostrando os dramas e as dificuldades dos professores e jovens de diversas regiões do Brasil.
      É totalmente perceptível as diferenças existentes entre escola pública e privada. Os professores de escolas públicas são sujeitos a educar em condições precárias desde falta de água, de segurança, transporte,  falta de verbas, até casos de violência. Já os professores de escolas particulares desfrutam de um alto salário e um ambiente agradável e prazeroso. 
      A falta da participação familiar e o desinteresse dos alunos também é constante, eles usam o ambiente escolar como lugar para seus interesses, tais como: namoricos, conhecer novas pessoas, marginalização, passando maior parte do tempo fora da sala de aula, o que é claramente prejudicial ao seu desenvolvimento. 
  Com toda essa banalização da educação, o caminho que os governantes devem traçar para se elevar a qualidade do ensino público é muito longo. Deve-se haver um maior investimento tanto em segurança, quanto em infra estrutura, além de propor uma boa qualificação para os profissionais.   
     Apesar de inúmeros problemas, existem pessoas que acreditam e lutam por um futuro melhor. No documentário o diretor mostrou a menina Valéria, que apesar de não acreditarem em sua capacidade, sempre declamava suas poesias sorridente. E até mesmo Douglas, que encontrou no grupo de música (iniciativa de uma professora), uma ocupação para se distanciar das más influências.
      João Jardim demonstra em seu documentário a realidade que todos negam ver. Enquanto o Brasil não adotar políticas públicas educacionais e não criar um vínculo entre a aptidão do professor, o comprometimento do governo e a responsabilidade dos pais, não poderá se pensar em ensino de qualidade.
   
1) Quais comportamentos da competência Domínio do conhecimento e contextualização podem ser identificados nos filmes? 
 Procurei avaliar todos os depoimentos das escolas públicas e particulares com a nossa realidade não temos a estrutura que uma escola particular tem, mas temos o programa de ensino integral com matérias diversificadas que ajudam nossos alunos a serem protagonistas, solidários e autônomos. Trabalhamos o projeto de vida dos alunos e isso é um diferencial incrível
2) Quais comportamentos demonstram falta ou dificuldade de apresentar a competência Domínio do conhecimento e contextualização? 
A falta de vontade de aprender dos alunos, dificuldade dos professores. Na nossa escola, na minha opinião vencemos essa parte dos alunos não quererem estudar, somos diferenciados, sim temos alunos mais difíceis, mas a maioria quer estar ali, portanto temos nossas dificuldades, mas as dificuldades passadas no filme são muito maiores que as nossas.
	
3) Que outras competências ficaram evidentes no filme? 
Os professores das escolas particulares com materiais diversos. Nas escolas estaduais faltam professores, materiais e os alunos não querem saber de estudar usam a escola para sociabilar. Já na nossa escola os alunos gostam da escola, pois as aulas são diferenciadas com vários projetos.
4) Quais comportamentos consigo relacionar com a sua própria atuação? 
 A partir disso, qual aprendizado extrai do filme para a competência Domínio do conhecimento e contextualização para melhorar minha prática?
A vontade de lecionar com projetos diferentes, a falta de material, o descaso do estado.
Meu aprendizado é o amor pela profissão, ser amiga dos alunos e ao mesmo tempo ser rígida, estudar mais para a qualidade da aula melhorar, fazer aulas diferenciadas para que o aluno goste da escola e da aula.

Continue navegando

Outros materiais