Buscar

Prova de Recuperação de Áreas Degradadas e Valoração Ambiental

Prévia do material em texto

Prova de Recuperação de Áreas Degradadas e Valoração Ambiental - Avaliação Objetiva 2
Questão 1 de 10
Apesar de toda a preocupação com a saúde da floresta, o desmatamento não é proibido em nenhum dos nove estados que formam a Amazônia. Em teoria, somente estariam a salvo aqueles 43% do território ocupados por reservas ambientais e terras indígenas. Nessas áreas protegidas só são permitidas a pesca, a caça, a extração de madeira e de essências vegetais desde que respeitadas às normas de manejo. Na prática, não é bem assim, pois as reservas e terras públicas estão coalhadas de posseiros. As restrições ao desmatamento em terras privadas, estabelecidas por medida provisória em 1996, são draconianas: o proprietário só pode desmatar 20% de seu terreno para plantar ou criar gado. A floresta nativa deve ser preservada nos restantes 80%. Chama-se a isso reserva legal. Até 1996, permitia-se desmatar 50% da propriedade. O endurecimento das regras teve efeito inesperado: o clima nas fronteiras agrícolas é de desobediência civil, uma vez que milhares de produtores rurais alegam ter adquirido terras com a expectativa de poder desmatar pelo menos metade da área. (Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/especiais/veja/veja4.shtml). O corte de árvores será permitido somente com um plano de manejo aprovado pelos órgãos ambientais. Identifique a seguir qual a importância do manejo florestal sustentável. 
A - O manejo florestal sustentável é uma forma eficaz de proteção das florestas e não traz geração de renda. 
B - O manejo florestal sustentável é a administração da floresta somente para a obtenção de benefícios econômicos e sociais. 
C - O manejo florestal sustentável é uma forma eficaz de proteção das florestas e geração de renda. check_circleResposta correta
D - O manejo florestal sustentável remove toda a floresta e após o uso do local não mantêm sua estrutura florestal. 
E - O manejo florestal sustentável é uma forma eficaz somente de proteção das florestas. 
Questão 2 de 10
A necessidade de se viver em sociedade fez com que mulheres e homens começassem a morar uns muito próximos dos outros, criando as aldeias, que tornaram-se vilas até a atual configuração das cidades, como conhecemos ou vivemos hoje em dia (Pereira, 2016). Tal forma de vida acarretou:
 
A. Maior segurança à espécie frente à ameaça de animais predadores.
B. Aumento populacional. 
C. Maior impacto aos recursos naturais.
D. Aumento na geração de dejetos.
 
 Em relação ao acima exposto é correto afirmar: 
A - As quatro afirmações estão corretas, mas não apresentam relação entre si. 
B - As quatro afirmações estão corretas e relacionam-se entre si, mas não é apenas o aumento populacional que gera impacto aos recursos e aumento da geração de dejetos, a forma de consumo também contribui. check_circleResposta correta
C - As quatro afirmações estão corretas e relacionam-se entre si, sendo que o aumento populacional é o único gerador de impacto aos recursos naturais e geração de dejetos. 
D - As quatro afirmações são falsas, elas não são consequência da forma de vida nas cidades. 
E - Apenas as afirmações  A e D estão corretas, estando diretamente relacionadas entre si. 
Questão 3 de 10
O termo biodiversidade refere-se à riqueza, variedade e variabilidade existentes entre os organismos vivos e às complexidades ecológicas onde ocorrem (Pereira, 2016). Analisando a afirmação acima pode-se dizer que a diversidade biológica:
 
I varia nas diferentes regiões ecológicas.
II compreende a variedade das funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas.
III compreende a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.
IV Compreende a variedade de espécies de fauna, flora e microrganismos.
 
Assim: 
A - nenhuma das alternativas acima têm relação com o enunciado. 
B - Apenas as alternativas I e II têm relação com o enunciado. 
C - Apenas as alternativas II e IV têm relação com o enunciado. 
D - A alternativa I não tem relação alguma com o enunciado. 
E - Todas as alternativas têm relação com o enunciado. check_circleResposta correta
Questão 4 de 10
O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas deve reunir informações, diagnósticos, levantamentos e estudos que permitam a avaliação da degradação ou alteração e a definição de medidas adequadas à recuperação da área. Sobre o PRAD, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
A - Conclusões e recomendações não precisam constar no PRAD, uma vez que depende do resultado do PRAD para inferir sobre as mesmas. 
B - O PRAD deve apresentar a avaliação das áreas degradadas e todo o levantamento de informações que for possível realizar sobre o impacto. check_circleResposta correta
C - Já há um modelo de PRAD para cada tipo de impacto com as respectivas medidas de recuperação para as áreas impactadas. 
D - Contendo todas as informações básicas solicitadas no Termo de Referência o órgão ambiental sempre aprova o PRAD. 
E - Pequeno Produtor Rural fica isento à elaboração e execução do PRAD mesmo que cometa algum dano ambiental. 
Questão 5 de 10
De acordo com Ormond (2006 apud Pereira 2016), vetor é o meio biótico ou abiótico que serve de condução de um agente danoso, ou não, de um sistema para outro. Com relação aos vetores de degradação ambiental, qual das afirmações abaixo é a correta. 
A - O conceito de vetor, que interessa para a análise da degradação ambiental, refere-se indiretamente às condições que um dado local ou ambiente proporcione, ou ao interesse de um agente de uma atividade econômica que degrade o ambiente onde esteja instalada. 
B - As indústrias, por exemplo, necessitam de locais que satisfaçam suas necessidades de acesso à matéria prima, ou às condições para a instalação dos seus meios de produção. No entanto, as formas como as atividades são desenvolvidas e como se configuram os usos e ocupações da terra não contribuem na identificação de potenciais vetores de degradação ambiental. 
C - Apesar dos agentes utilizarem os vetores para o desenvolvimento das suas atividades, os vetores de degradação ambiental não dependem de seus respectivos agentes. 
D - os vetores de degradação ambiental configuram-se como os processos oriundos de atividades potencialmente causadoras de danos ambientais. check_circleResposta correta
E - Os danos ambientais têm ligação direta com o agente, mas não têm conexão nenhuma com os vetores de degradação ambiental. 
Questão 6 de 10
Degradação e Impacto Ambiental muitas vezes são retratados como sinônimos, entretanto, não são. Observe atentamente a seguir algumas definições:
 De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente (BRASIL, 1981), degradação da qualidade ambiental é uma alteração adversa das características do meio ambiente. Impacto ambiental é definido pela Resolução Conama 001/86 (BRASIL,1986) como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas. A respeito desse assunto, avalie as seguintes assertivas:
I. Degradação e Impacto Ambiental são conceitos bem diferentes, por isso dificilmente podem ser confundidos.
II. A principal diferença entre os conceitos é que o impacto ambiental é algo pontual, de fato um impacto, com forma física, ou características químicas e biológicas bem definidas. Já a degradação ambiental refere-se a um conceito mais amplo, que pode englobar mais de uma destas características.
III. As alterações ocasionadas por impacto ambiental, não são quantificáveis e sempre se apresentam de forma negativa.
IV. A degradação ambiental pode ser entendida como consequência de um ou mais impactos ambientais.
V. Os termos poluição e contaminação possuem o mesmo significado. 
 
É correto apenas o que se afirma em:{
A - I, II, III e V. 
B - I, III e IV. 
C - II e IV. check_circleResposta correta
D - III, IV e V. 
E - Todas estão corretas.
Questão 7 de 10
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um dos instrumentos da política Nacional do Meio Ambiente e foi instituído pela RESOLUÇÃOCONAMA N.º 001/86, de 23/01/1986. Atividades utilizadoras de Recursos Ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição dependerão do Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para seu licenciamento ambiental (Fonte: http://www.fepam.rs.gov.br/central/pdfs/eiarimainstabril2002.pdf). De acordo com o texto faça a análise das seguintes alternativas:
I. O EIA é a principal etapa da AIA e também a que demanda mais tempo e recursos.
II. O EIA estabelece as bases para a análise da viabilidade ambiental do empreendimento.
III. Deve ser elaborada por equipe multidisciplinar, com objetivo de determinar a extensão e intensidade dos impactos ambientais e se necessário propor modificações no projeto de forma a reduzir ou, se possível, eliminar os impactos negativos.
IV. Como os relatórios dos EIA costumam ser bastante técnicos elabora-se um resumo com uma linguagem simplificada, o denominado relatório de impacto ambiental (RIMA).
Estão corretas as afirmativas: 
A - V – V – V – V. check_circleResposta correta
B - F – V – V – F. 
C - V – V – F – F. 
D - V – V – V – F. 
E - F – F – V – V. 
Questão 8 de 10
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de carne bovina e consequentemente a indústria de produtos derivados dessa atividade também é expressiva. Leia atentamente as assertivas abaixo e assinale as alternativas que representam associações com a atividade do curtume (ligada à transformação e comercialização do couro dos bois).
(__)I. A produção do couro nos curtumes é composta apenas por uma etapa conhecida por curtimento.
(__)II. No Brasil a atividade de curtume está tradicionalmente concentrada no sul do país, mais precisamente no estado do Rio Grande do Sul, associada à indústria de charque.
(__)III. A produção do couro nos curtumes é composta por três etapas distintas e fundamentais: a ribeira, o curtimento e o acabamento.
(__)IV. As regiões próximas de curtumes são sujeitas a diversos impactos ambientais, desde efluentes líquidos até o odor putrefato do couro.
(__)V. Uma das etapas do curtume é a ribeira, onde é realizada a limpeza da pele. O couro é separado de outros elementos. Para isso, há várias subetapas nas quais são usados produtos que não são nocivos e contaminantes do meio ambiente, como diversos tipos de sais, cloreto de amônio, ácido sulfúrico e clorídrico, entre outros. Estão corretas: 
A - Todas estão corretas. 
B - II, III, IV. check_circleResposta correta
C - I, IV, V. 
D - II, IV, V. 
E - III, IV, V. 
Questão 9 de 10
As regiões metropolitanas do Brasil, como a de São Paulo e Rio de Janeiro, estão longe de respeitar os níveis de qualidade do ar estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Entre os poluentes que mais prejudicam a saúde, quase todas as estações medidoras passam fora dos limites. É o caso do material particulado fino (MP2,5), uma poeira que penetra fundo no trato respiratório. Todos os 27 aparelhos paulistanos e fluminenses que monitoram esse poluente registram médias anuais acima do padrão (10 microgramas por metro cúbico). Não é muito diferente a realidade de outras substâncias prejudiciais, como o particulado mais espesso (MP10) e o ozônio (O3). Há farta literatura médica mostrando mortes prematuras por doenças cardiovasculares e respiratórias. De acordo com esta reportagem e de seus conhecimentos, assinale a alternativa com a nomenclatura adequada para o problema deste trecho de matéria. 
Trecho extraído do link: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/10/1689708-nivel-de-poluicao-do-ar-esta-acima-do-ideal-em-sao-paulo-e-no-rio.shtml 
xFoto: Congestionamento urbano. 
A - Poluição e contaminação atmosférica. check_circleResposta correta
B - Poluição atmosférica. 
C - Contaminação atmosférica. 
D - Poluição visual. 
E - Poluição visual e contaminação atmosférica. 
Questão 10 de 10
A Resolução Conama nº 001/86 define que o EIA é o conjunto de estudos realizados por especialistas de diversas áreas, com dados técnicos detalhados.
O acesso a ele é restrito, em respeito ao sigilo industrial. Em relação às técnicas desenvolvidas pelo EIA, escreva (V) verdadeira ou (F) falsa.
(__) Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa
descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto.
(__) Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a distribuição dos ônus e benefícios sociais.
(__) Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas.
(__) Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento
(os impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados).
A alternativa correta é: 
A - V – V – V – F. 
B - F – V – V – V. 
C - V – F – F – F. 
D - V – V – V – V. check_circleResposta correta
E - F – V – F – V.

Mais conteúdos dessa disciplina