Buscar

PERGUNTA 2


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AS - Unidade V
 
1. Na segunda teoria, Freud remodelou sua teoria e acrescentou alguns grandes conceitos: Id, Ego e Superego. Esses são sistemas da personalidade. A charge a seguir apresenta subliminarmente os conceitos desses sistemas.
http://1.bp.blogspot.com/-3wDW_FCS7Fw/UmQUHnxGmaI/AAAAAAAACWI/Q5-LqrazYs0/s1600/2%C2%BA+t%C3%B3pica+para+principiantes.png Analise as assertivas em relação à veracidade (V-verdadeira e F-falsa) e escolha a alternativa correta.
I. No Superego concentram-se todas as pulsões: a de vida e a de morte. O Superego é regido pelo prazer. Pulsão pode ser definida a como conceito limite entre o psíquico e o somático, como representante psíquico dos estímulos que provêm do interior do corpo e alcançam a psique, como medida da exigência de trabalho imposta ao psíquico em consequência de sua relação com o corpo.
II. Quando falamos de Id, estamos nos referindo ao sistema que a base é a realidade. Podemos dizer que é a balança entre o Ego e o Superego; é o que estabelece equilíbrio entre os dois. O Id é o responsável por satisfazer os nossos interesses de uma forma realista: ele altera o princípio do prazer de modo que possa trazer o objetivo à realidade que a pessoa vive. Nesse sistema, temos as funções básicas: percepção, sentimentos, pensamento e memória.
III. O Ego se origina do complexo de Édipo por conta dos limites, da autoridade e também das proibições vividos pela pessoa. As duas funções do Ego são a moral e também os ideais do indivíduo.
As assertivas são respectivamente:
	
	a.
	I-V, II–V, III- F
	
	b.
	I-F, II-F, III-V
	
	c.
	I-F, II-V, III-V
	
	d.
	 I-F, II-F, III-F
	GABARITO D
	
	
	
	e.
	I-V, II-F, III-F
0,0375 pontos   
PERGUNTA 2
1. O trecho a seguir foi extraído do livro de Fabio Hermann, Clínica Psicanalítica: a arte da interpretação. 3 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010 e refere-se um processo psicanalítico de análise que uma pessoa está vivendo. O psicanalista diz:
“Consiste essencialmente a qualidade de imersão em ver chifres em cabeça de vaca, vale dizer, em admitir a existência do que há, mesmo quando se disfarce, mesmo quando se metamorfoseie a vaca em cavalo. Temporalmente, significa manter o diálogo com um setor da personalidade do paciente, mesmo quando este só se possa exprimir de quando em quando, sufocado por um sistema defensivo tirânico. Quantitativamente, significa ampliar a vibração afetiva de escuta, como um amplificador de sistema de som, de forma a que tênues sinais possam se distinguíveis. Mas significa também que o analista deve tentar avançar um tanto sua escuta, testar sentidos ainda não patentes, pondo-se no lugar no lugar do interlocutor inconsciente, suprimindo do diálogo terapêutico, usando sua imaginação para recriar as formas de ser do desejo que procura investigar. E é aí quando pode, com efeito, ver chifres em cabeça de cavalo, pois o uso criativo de sua própria imaginação simpática, por mais bem sintonizada que esteja com a matriz das fantasias do analisando, sempre lhe pode pregar peças. Por isso, exige-se também que só opere com estruturas de sentido e sentimento bastante específicas. É preciso que sua imersão, quanto mais profunda, seja também mais seletiva”. (p.92)
A que método o texto se refere?
	
	a.
	Método dissociativo
	
	b.
	 Método interpretativo
	 GABARITO B
	
	
	
	
	
	
	c.
	 Método comportamental
	
	d.
	Método catártico
	
	e.
	Método hipnótico
0,0375 pontos   
PERGUNTA 3
1. Na primeira teoria do aparelho psíquico de Sigmund Freud temos a descoberta da sexualidade infantil. A charge a seguir ilustra uma das fases de desenvolvimento da criança. Identifique-a e responda a alternativa correta.
http://vanessinhafigueiredo.files.wordpress.com/2011/02/crianca-sexualidade.jpg?w=645 acesso em 21.01.17 às 14h40.
	
	a.
	A charge refere-se à fase oral, cujo interesse está na boca e no órgão genital feminino. As crianças encaram as diferenças de forma tranquila, sem muitos questionamentos. Nesta fase, a criança explora o mundo e experimenta prazer sensual além de se torna emocionalmente ligado à mãe, porque ela lhe propicia satisfação oral.
	
	b.
	A charge refere-se à fase fálica, cujo interesse está no órgão genital masculino (pênis). As crianças ficam maravilhadas pelas diferenças físicas entre os sexos, o que leva inclusive à identificação sexual e à orientação sexual. Nesta fase, a criança desenvolve padrões morais e esse processo será diferente tanto para os meninos, quanto para as meninas.
GABARITO B
	
	c.
	 A charge refere-se à fase de genital. Esta fase se caracteriza por interesses sexuais mais maduros que se estenderá até a idade adulta. As emoções possuem um papel fundamental nessas fases. As emoções relativas a cada fase permanecem como forças poderosas, mais disfarçadas na personalidade adulta, parte do legado inconsciente da infância.
	
	d.
	A charge refere-se à fase de latência sexual, onde as forças sexuais estarão adormecidas, as crianças ficam interessadas nas diferenças físicas entre meninos e meninas. Nesta fase a criança desenvolve padrões morais e esse processo será igual tanto para os meninos quanto para as meninas.
	
	e.
	A charge refere-se à fase anal. Uma vez que os prazeres relacionados ao controle e autocontrole são os mais importantes. O fato de a criança poder controlar o esfincter e o ato de defecar trazem uma imensa satisfação. Percebe que não precisa mais de fraldas, por ser capaz de controlar tanto o ato de urinar quanto de defecar.
0,0375 pontos   
PERGUNTA 4
1. Mecanismos de defesa são processos psíquicos inconscientes que aliviam o ego do estado de tensão psíquica entre o id o superego e as fortes pressões que vem da realidade externa. Analise as assertivas a seguir e identifique qual mecanismo estamos nos referindo:
I. Mecanismo mais radical, pois suprime a realidade, ou seja, o indivíduo “descarta” palavras, frases e atitudes. É como se ouvisse uma proibição e simplesmente descartasse a palavra “não” ou “proibido”, tornando-a uma permissão.
II. Nesse mecanismo de defesa o indivíduo retorna a etapas anteriores de desenvolvimento da sua vida, tento atitudes que podemos considerar até primitivas.
III. Nesse mecanismo, o Ego tenta afastar o desejo tento a atitude oposta a ele. Exemplo: pais superprotetores. Muitas vezes, eles agem dessa maneira com os filhos, pois seria muito doloroso ver o filho como um espelho de seus próprios desejos e dificuldades pessoais.
	
	a.
	 I- Projeção, II – Formação Reativa, III – Regressão.
	
	b.
	 I- Recalque, II- Regressão, III - Formação Reativa.
Gabarito B
	
	c.
	 I – Racionalização, II – Recalque, III – Formação Reativa.
	
	d.
	 I-Regressão, II – Recalque, III – Projeção.
	
	e.
	 I- Formação Reativa, II – Recalque, III – Regressão.

Mais conteúdos dessa disciplina