Buscar

ATIVIDADE_PRÁTICA_N_04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA Nº 04
DISCIPLINA: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO
ALUNO: Edson Costa Rodrigues _____________________________________________________
Neste momento, vamos propor a 4ª atividade prática da disciplina, que consiste em realizar uma análise de clima e cultura organizacional. A empresa que iremos analisar, é provável que você já conheça, é a MAGAZINE LUIZA. Vamos começar a prática? Ela acontecerá da seguinte maneira: 
· Primeiramente, pedimos que você assista aos dois vídeos que estão disponíveis na sua trilha de aprendizagem no item ATIVIDADE PRÁTICA.
 
· Depois, você deverá realizar uma análise de pelo menos 5 parágrafos (fonte 12), sobre o clima e a cultura organizacional da empresa MAGAZINE LUIZA.
· Lembre-se de tudo que você estudou sobre esse conteúdo e faça uma relação com a empresa estudada. Se preferir, você poderá fazer pesquisas na internet sobre a empresa para complementar sua análise. 
A partir de agora contarei um pouco da história do Magazine Luiza e tentarei realizar uma análise sobre o clima e a cultura organizacional da empresa de acordo com os vídeos que estão disponíveis na sua trilha de aprendizagem. 
Mas antes de começar a história, tentarei ao final mostrar o que essa empresa tem de tão especial, e o que faz com que ela seja tão bem avaliada no mercado, já que ela hoje é uma empresa avaliada em mais de 150 milhões de reais, além de ser considerado por mais de 22 anos consecutivos uma das melhores empresas para se trabalhar no país, como será que é seu clima organizacional, qual que é o seu propósito e como será que ela faz para que essa cultura e esse clima sejam tão enraizados entre seus colaboradores.
Filha única Luiza Helena Trajano nasceu no dia 9 de outubro de 1951 em Franca interior de São Paulo quando tinha apenas 12 anos Luiza Helena decidiu que queria ganhar dinheiro para comprar presentes de Natal da sua família e amigos para isso começou a trabalhar no balcão da loja dos seus tios durante suas férias escolares.
Aloja chamada cristaleira foi comprada por seus tios e 16 de novembro de 1957 e acabou virando um negócio familiar e afim de eleger um nome para loja, sua tia estrategicamente fez um concurso cultural uma rádio local, o que resultou no marketing poderoso e no nome magazine Luiza em homenagem a tia de Luiza Helena, porem apenas quando completou seus 18 anos foi que ela começou a trabalhar efetivamente na loja, nesse meio tempo ela formou-se em direito pela faculdade de direito de Franca, onde também ela trabalhou em diversas áreas da empresa, até que em 1991 ela assumiu o comando da loja a pedido de sua tia, foi então que a partir daí Luiza Helena mostrou ainda mais seu espírito empreendedor.
Assim que assumiu a presidência da empresa promoveu a ascensão maior dos funcionários passaram a ter voz ativa em decisões do negócio decentralizando o comando familiar, porém ela nunca se viu como presidente do magazine Luiza e sim como uma vendedora que é sua grande paixão.
Posso ainda salientar que independente do seu cargo ela criou o hábito de sempre visitar pessoalmente suas lojas, conversar com vendedores e clientes, responder os consumidores e até resolver problemas de troca. 
Segundo ela sua maior aprendizagem veio dos seus mais de 20 anos trabalhando no balcão da loja, pois para Luiza o cliente sempre deve vir em primeiro lugar com isso em mente ela desenvolveu uma cultura organizacional muito forte baseada em inovação valorização das pessoas transparência simplicidade e ética. Não foi à toa que a magazine Luiza foi eleita pelo great place to work por 22 anos consecutivos como uma das melhores companhias para se trabalhar onde pensando nos funcionários foram criados diversos programas de retenção de talentos, como plano de carreira, treinamentos, cursos técnicos, ensino à distância e programa de bolsas de estudo entre os inúmeros programas para funcionários, criou uma das iniciativas mais inovadoras foi uma espécie de disque denúncia para as trabalhadoras denunciar em caso sejam vítimas de violência doméstica. 
Em 2009 ela deixou o cargo de CEO da empresa que foi ocupado por Marcelo Silva até 2015 em 2016 a sucessão familiar continuou quando o filho de Luiza Frederico Trajano assumiu.
Ao longo dos anos a magazine Luiza cresceu tanto que comprou diversas lojas, atualmente possui mais de mil lojas em 18 estados e conta com mais de 30 mil colaboradores.
Podemos então concluir que a Magazine Luiza é uma empresa familiar, porém ela nunca se tratou como uma, tendo em vista que, assim que a COE Luiza Heleno Trajano assumiu o poder ela adotou como cultura organizacional a descentralização do comando familiar e passa a dar voz ativa aos funcionários, onde seus valores, heróis, rituais, ritos e cerimoniais, os tabus, as Crenças e pressupostos, Normas, Histórias , mitos e sua comunicação são pre estabelecidas para que sua cultura seja enraizada no funcionário fazendo o necessário para que ele não faça apenas uma venda “falsa” (feita apenas pelo dinheiro) e sim uma venda verdadeira ( falando apenas a verdade) pois o cliente sempre deve vir em primeiro lugar e com isso em mente ela desenvolveu uma cultura organizacional muito forte baseada em inovação valorização das pessoas transparência simplicidade e ética, já com relação ao clima organizacional podemos dizer que pode ser definido como a relação direta entre a expectativa que um funcionário tem sobre o local de trabalho e a
experiência adquirida, onde ela tenta gerar motivação e engajamento para o funcionário através de suas táticas como plano de carreira, treinamentos, cursos técnicos, ensino à distância e programa de bolsas de estudo entre os inúmeros programas para funcionários, buscando assim estabelecer suas normas e procedimentos que proporcionam um clima organizacional apropriado.

Continue navegando