Buscar

EXERCÍCIO MÓDULO 9 - Clínica Psicanalítica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE PSICANÁLISE
MÓDULO 9
Questões
1. Sobre os objetivos da psicoterapia, analise os itens:
| - tratamento de vários transtornos psicológicos como pânico, fobias, depressão, anorexia, bulimia, frigidez, impotência etc.
II - resolução de conflitos pessoais, interpessoais, conjugais, familiares, profissionais etc.
Ill - elaboração de crises existenciais, transições difíceis (luto, crises profissionais etc.) e mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento etc.)
IV - desenvolvimento da capacidade de autogerenciamento, da capacidade de lidar com os efeitos do estresse, dialogando com os sentimentos e os desafios e problemas que a vida apresenta.
V-aquisição de autoconhecimento, aprendizado, reflexão e descoberta de novos modos pessoais de conduzir a própria vida VI - fortalecimento psicológico para lidar com todos os tipos de doenças.
VIl - amadurecimento pessoal.
São normalmente reconhecidos como objetivos da psicoterapia:
a) todos os itens
b) I. II. V e VIl, apenas
c) II. III, IV. V e VI, apenas
d) todos, exceto os itens IV e V
2. Entre as razões mais apontadas pelo psicanalista como causa para seus bons resultados, NÃO se costuma elencar o seguinte item:
a) O analista não pode se colocar no lugar do outro. mas observar o mundo exclusivamente pelo viés do analisando.
b) Ao dividir um problema você passa a ter "meio* problema. Compartilhar ajuda a aliviar a carga emocional e o sofrimento
c) Os vínculos de ajuda têm um poder curativo. É mais fácil superar muitas dores através de uma relação autêntica de respeito mútuo do que sozinho. A relação terapêutica é uma relação de ajuda, de compreensão e apoio.
d) A terapia faz o paciente parar para refletir sobre a própria vida. Parar, observar e refletir permite muitas mudanças de orientação, sentido, rumo e aprofundamento da experiência de vida.
3. Entre as razões mais apontadas pelo psicanalista como causa para seus bons resultados, não costuma-se elencar o seguinte item:
a) A partir de seu conhecimento, o psicanalista pode trazer um olhar de fora, para que estas descobertas possam ser construtivas na vida do paciente.
b) O vínculo profissional é o principal fator de sucesso das terapias analíticas, especialmente em razão de haver cobrança financeira, horário rígido e meta por resultados urgentes.
c) O analista conhece métodos de investigação que tornam possível descobrir aspectos da sua personalidade que seriam inacessíveis a uma observação não treinada. Há um amplo espectro de técnicas de investigação psicológica que permitem esclarecer problemas de modo extremamente eficaz.
d) O analista é capaz de oferecer uma presença autêntica no vínculo com o analisando. Esta relação funciona como catalisador de processos de mudança necessários em sua vida, incluindo a superação dos efeitos de traumas de relacionamentos anteriores.
4. São consideradas linhas, tendências ou ramificações da Psicoterapia:
I-Psicanálise
Il - Terapia cognitivo-comportamental
Ill - Abordagem Centrada na Pessoa
IV-Behaviorismo
V-Gestalt-terapia
Está correto o que se afirma em:
a) Todos os itens, exceto Ill e IN
b) Todos os itens, exceto II e V
c) Todos os itens, exceto l e Ill
d) Todos os itens
5 - Sobre as relações do psicanalista com seu paciente, é INCORRETO afirmar, de acordo com as abordagens destacadas em cada alternativa: 
a) Eu sou o outro: os sentimentos do cliente podem ser percebidos pelo terapeuta em si mesmo, num fenômeno de identificação. Uma forma de compreender o cliente é saber se colocar em seu lugar. Sair de nossa posição de outro e compartilhar o olhar, ir junto. Buscar sentir o que o cliente sente. pensar o que ele pensa, desejar e temer como ele. O cliente pode também fazer o terapeuta se sentir como ele. Assim, por exemplo, um cliente está falando de situações onde se sentiu sem espaço, invadido, e ao mesmo tempo fala ininterruptamente, não deixando muito espaço para o terapeuta intervir. limitando o espaço do terapeuta na sessão.
b) Eu para o outro: O terapeuta pode ocupar um lugar de complementaridade aos afetos do cliente. ocupando um lugar em sua dinâmica (do cliente). Podemos perceber o modo do cliente em relação a nós e observar a nossa tendência de resposta de complementar o seu funcionamento. Esta é uma experiência de complementaridade. matriz de aspectos importantes da dinâmica transferencial e que será mais desenvolvido adiante no texto.
c) O outro para mim: O terapeuta pode perceber o que a situação despertou em si de conteúdos pessoais (do terapeuta), com o cliente ocupando um lugar na dinâmica do terapeuta. O cliente pode ser o nosso outro. Podemos nos perceber paralisados, por exemplo, e explorando isto vemos o cliente ocupando um lugar em nosso teatro de dores pessoais. Explorando as nossas reações, nossos esboços de respostas frente a ele. podemos aprender sobre nós mesmos. E podemos compreender o cliente a partir da nossa dor, o que pode nos permitir estar com ele de um outro modo. E a contraparte da
complementaridade, agora a partir do processo formativo do terapeuta.
d) Eu e o outro: O cliente é vivido como o outro, dois mundos diferentes. Percebendo o cliente "de fora" podemos apreender este "outro singular" por observações, descrições, um olhar mais diferenciado sobre a pessoa à nossa frente. Na experiência da alteridade, nos aproximamos do limite de apreensão do que é um definitivamente outro. Entretanto, esta dimensão não costuma ser praticada na clínica psicanalítica, em razão do caráter hermético (fechado em si) de cada ser humano.
6 - Análise o texto a seguir:
"É uma experiência de complementaridade na relação terapêutica. É um fenômeno de vinculação em que o modo de ser de alguém chama o coparticipante a ocupar um lugar complementar, numa certa dinâmica. Há um campo emocional criando os lugares a partir do encontro. Assim. por exemplo um cliente pode evocar um pai na figura do terapeuta. Os comportamentos, modo de falar e se mover do cliente evocam no corpo do terapeuta um modo paternal. O terapeuta começa a se perceber com sentimentos e esboços motores de atitudes paternais.
O trecho acima reger-se especificamente a:
a) entrevista psicanalítica inicial
d) psicoterapia breve
c) transferência
d) falta de ética profissional
7. Apenas UMA das alternativas NÃO se refere especificamente à relação entre analista e analisando. Marque-a.
a) par analítico
•b) setting psicanalítico
c) transferência e contratransferência
d) autoanálise
8 - Avalie o seguinte texto:
*Primeiramente ouvimos as razões de nossa procura, e, em certos casos. já podemos recusar um paciente nesta etapa, se tratar de alguém que já conhecemos, se já tivermos algum tipo de negócio com o mesmo, entre outros motivos que prejudiquem a formação do vinculo analítico. Convém ressaltar que a utilização da _(1)_.-_ proporcionará uma compreensão da situação atual do paciente e permite anotações feitas pelo psicanalista na ficha do paciente, para rememorar o analista sobre o andamento das sessões de análise."
A alternativa que melhor preenche a lacuna marcada com o número 1 é:
a) terapia comportamentalista
b) ficha de alta
c) anamnese
d) avaliação de desempenho
9 - Sobre o contrato psicanalítico, é correto afirmar que:
a) Deverá ser preenchido em duas vias e reconhecido firma em cartório.
b) Via de regra, não é um documento formal/escrito, mas sim o estabelecimento de um acordo entre analista/analisando, em prol do bom resultado tratamento.
c) Só cria efeitos se assinado na presença de duas testemunhas.
d) Autoriza o paciente a faltar, atrasar e estender uma sessão para além do tempo determinado.
10- Assinale a alternativa correta:
a) Em terapia psicanalítica, o uso do divã é obrigatório desde Freud, até os dias atuais, em todas as circunstâncias.
b) Freud viu no divã um instrumento para deixar o paciente desconfortável e assim, forçar o acesso ao inconsciente.
c) O psicanalista deve interromper o analisando para falar da vida dele (psicanalista). sempre que a palavra do analisando trouxer ao psicanalistaalgum
lembrança pessoal.
d) A Psicanálise visa a sondar o inconsciente para trazer à tona da consciência as ideias que se acham recalcadas e libertá-las através da compreensão elaboração.

Continue navegando