Buscar

INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA HOSPITALAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia aplicada a saude
UNIDADE 1
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA HOSPITALAR.
1. O campo da psicologia como ciência e profissão.
Psicologia (estudo da alma, dos fenômenos psicológicos).
A Psicologia nasce enquanto ciência no final do século XX na Alemanha, nasce junto a laboratórios de psicologia experimental. A Psicologia se organiza desde o princípio dentro de escolas de pensamentos e essas escolas se concentram em torno de autores específicos que vão desenvolvendo seus trabalhos.
Depois da Alemanha outros países passam a abrir laboratórios de Psicologia, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.
Psicologia clínica (psicanálise, psicologia analítica, psicologia comportamental, psicologia fenomenológica existencial humanista).
A Psicologia se divide em um campo teórico (estudos sobre a psiké humana; estudos da psicologia do desenvolvimento humano que vai estudar como os seres humanos nascem, crescem e passam por todas as fases do desenvolvimento; psicologia clínica que vai estudar como se dá o adoecimento psicopatológico; psicologia escolar que vai estudar como que a educação interfere no processo humano; psicologia social que vai estudar como o homem age e atua na sociedade) e em um campo prático (trabalho/atuação do psicólogo, que vai tomar os conceitos produzidos pela psicologia teórica e vai tentar aplicar na prática). Dessa forma, o psicólogo tem vários campos de atuação, como: psicologia clínica, psicologia jurídica, psicologia escolar, psicologia juntos aos programas da assistência social, psicologia da saúde e psicologia hospitalar.
2. Relação entre o campo da Psicologia e o campo da saúde. 
Na década de 60 a psicologia se torna por lei uma profissão brasileira. No campo da saúde a psicologia tem uma forte atuação a partir da década de 90 e se insere no nível de atenção primária (núcleo de apoio a saúde da família) e secundária (atuava com atenção especializada a saúde psicológica em policlínicas, CAPS etc). No nível de atenção terciária o psicólogo atua no hospital.
A relação da Psicologia com a saúde não se dá apenas de forma profissional, a psicologia ajuda a saúde a pensar o próprio processo de adoecimento e de saúde por um conceito. Pelo conceito de saúde da OMS percebe-se o quão importante é o bem-estar psicológico para a saúde de um indivíduo.
3. Psicologia da saúde.
Disciplina ou campo do conhecimento que vai estudar como se dá o processo psicológico relacionado ao adoecer e relacionado a saúde como bem-estar. Nesse caso a Psicologia compreende a saúde a partir do sofrimento psicológico (que não é necessariamente um quadro psicopatológico, ou seja, não é necessariamente um quadro de adoecimento mental). Os psicólogos da saúde devem ajudar os sujeitos a refletirem o seu estado social, seu estado econômico, seu sofrimento psicológico advindo das suas relações familiares e sociais, para que as pessoas possam compreender quais esferas da sua própria vida estão lhe causando mal-estar e assim possam melhorar a sua condição de saúde. Logo o conceito de psicologia da saúde é entender que a psicologia associada ao campo da saúde se presta a estudar o fenômeno do adoecimento e o fenômeno do sofrimento psíquico a partir das vivências dos sujeitos de modo individual, familiar, comunitário e social.
4. Psicologia hospitalar.
A partir da década de 60 a psicologia já passou a ser inserida nos hospitais, antes mesmo que o Brasil tivesse um sistema de saúde onde tivéssemos níveis de atenção primários, secundários e terciários. Esses hospitais antes do surgimento do SUS na década de 90 eram financiados por recursos advindos de caridades filantrópicas. Foi nesse espaço que a psicologia cresceu e deu seus primeiros passos no sentido de se tornar uma profissão regulamentada. A psicologia hospitalar há muito conversa com o processo de saúde e de doença nos hospitais e nesse caso o profissional deve estar atento as condições de saúde que não se repetem em outros níveis de atenção. O campo do saber da psicologia hospitalar é bastante fortalecido, logo muitos autores oferecem compreensões sobre seu processo de trabalho/estudo relacionados ao campo. A psicologia hospitalar é definida por ser tanto um campo de prática profissional quanto um campo de estudo que vai pensar o processo psíquico dos sujeitos a partir da sua condição de adoecimento de internação.

Continue navegando

Outros materiais