Buscar

Psicologia Hospitalar, Psicologia da Saude e Psicologia Clinica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Psicologia Hospitalar, Psicologia da Saúde e Psicologia Clinica
-Encontramos semelhanças no que tange às formas de atuação dos psicólogos dessas áreas, por esse motivo, normalmente as pessoas acabam por confundi-las.
Por exemplo: A psicoterapia individual ou grupal, é uma tarefa que pode ser desenvolvida dentro das três áreas, porém existem particularidades fundamentais que as diferenciam.
A psicóloga clínica propõe um trabalho amplo de saúde mental nos três níveis de atuação – primário, secundário e terciário – assim como a Psicologia da Saúde também propõe, entretendo ela enfatiza as implicações psicológicas, sociais e físicas da saúde e da doença. No que diz respeito à Psicologia Hospitalar, sua atuação poderia ser comparada a da Psicologia da Saúde, com a diferença de limitação a atuação na instituição hospitalar, por consequência ao trabalho de prevenção secundária e terciária.
-A psicologia Hospitalar é uma especialidade exclusivamente brasileira.
· Diferente entre as áreas:Âmbitos de atenção:
Primário: Promoção e educação para a saúde quando NÃO existem problemas da saúde já existentes.
Secundário: Há uma demanda e um trabalho preventivo de possíveis efeitos.
Terciário: Problemas de saúde já instalados, trabalhando para minimizar o sofrimento.
Níveis de Atuação:
Primário: Baixa complexidade.
Secundário: Media Complexidade.
Terciário: Alta complexidade.
Psicologia da saúde: Tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença. Na pesquisa contemporânea e no ambiente médico, os psicólogos da saúde trabalham com diferentes profissionais sanitários, realizando pesquisas e promovendo a intervenção clínica, fundamentando seu trabalho principalmente na promoção e na educação para a saúde, que objetiva intervir com a população em sua vida cotidiana antes que haja riscos ou se instale algum problema de âmbito sanitário. 	Uma vez que capacita a própria comunidade para ser agente de transformação da realidade, torna-se evidente que a Psicologia da Saúde dá ênfase às intervenções no âmbito social e inclui aspectos que vão além do trabalho no hospital, como é o caso da Psicologia Comunitária¹.
A Psicologia da Saúde, com base no modelo biopsicossocial ², utiliza os conhecimentos das ciências biomédicas, da Psicologia Clínica e da Psicologia Social-comunitária. Por isso, o trabalho com outros profissionais é imprescindível dentro dessa abordagem. 
· Onde pode ser realizado esse trabalho? 
Em hospitais, centros de saúde comunitários, organizações não-governamentais e nas próprias casas dos indivíduos. 
É voltada para os três âmbitos de atenção (primário, secundário e terciário).
Psicologia Hospitalar: 
Tem como função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde.
· Onde é realizado esse trabalho?
A atuação é restrita a instituições de saúde, realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia ³; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e interconsultoria ⁴.
Psicologia Clínica: O especialista em Psicologia Clínica, também atua na área da saúde em diferentes contextos.
· Onde é realizado esse trabalho?
Consultório particular, inclusive em hospitais, unidades psiquiátricas, programas de atenção primária, postos de saúde etc., prevenindo doenças no âmbito primário, secundário e terciário. 
Nota-se que de fato este conceito está intimamente associado ao que é Psicologia da Saúde, porem existem limites tênues, a Psicologia Clínica centra sua atuação em diversos contextos e problemáticas em saúde mental, enquanto a Psicologia da Saúde dá ênfase, principalmente, aos aspectos físicos da saúde e da doença.
Figura 1 Artigo: Psicologia da saúde X Psicologia Hospitalar: Definições e possibilidades de inserção profissional
· Glossário
1. Psicologia comunitária: é uma aplicação da psicologia social para resolução dos problemas sociais nas comunidades. ... A Psicologia Comunitária se caracteriza por trabalhar com sujeitos sociais em condições ambientais específicas, atento às suas respectivas psiques ou individualidades.
2. Biopsicossocial: é um modelo da medicina que estuda a causa e a evolução das doenças considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Ele se contrapõe ao modelo biomédico, que está centrado na doença e restringe-se aos fatores biológicos.
3. Psicoprofilaxia: é toda atividade que, com base em um plano de análise psicológica e mediante o emprego de recursos e técnicas de psicologia, procura promover o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, seu amadurecimento como indivíduo e, finalmente, sua felicidade.
4. Interconsultoria: A Interconsultoria é destinada a pacientes internados, por problemas clínicos, que podem necessitar de um atendimento especializado em psiquiatria, psicologia ou enfermagem psiquiátrica. Nesses casos, o profissional interconsultor estará à disposição para se deslocar até o hospital e atender o paciente.
· Referências Bibliográficas
CASTRO, Elisa Kern de; BORNHOLDT, Ellen. Psicologia da saúde x psicologia hospitalar: definições e possibilidades de inserção profissional. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 24, n. 3, p. 48-57, set. 2004 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 26 out. 2021.

Continue navegando