Buscar

Exercícios de Fixação 6 Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Você já foi liderado? Você já foi líder? As perspectivas, tanto de líder quanto de liderado, podem variar dependendo de um conjunto variado de elementos, desde cultura e metas organizacionais, até mesmo características e recursos individuais e relacionais do grupo liderado, do líder. Em relação aos estilos e teorias de liderança, assinale a alternativa correta. 
Você acertou!
A. A liderança situacional sugere que o líder transite por todos os estilos - autocrático, democrático e liberal - em cada situação oportuna.
A alternativa "A liderança situacional sugere que o líder transite por todos os estilos - autocrático, democrático e liberal - em cada situação oportuna" está correta, pois a liderança situacional pode ser compreendida como aquela que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores, para que reajam positivamente, alcançando desenvolvimento, performance e resultados otimizados.  As demais alternativas estão incorretas pelos seguintes motivos: pois a discussão sobre os traços de liderança parte do pressuposto de que todos os líderes têm características de personalidade desde o nascimento para o exercício de influenciar seguidores, e que elas não necessariamente podem ser aprendidas. A perspectiva da liderança por traços de personalidade desde o nascimento, faz parte das reflexões explicativas da teoria dos traços; a liderança autocrática, por sua vez, pressupõe ações centralizadoras e tomadas de decisão verticalizadas. O líder deve aglutinar um conjunto de recursos, para citar alguns, conhecimento técnico, habilidades sociais e relacionais, facilidade e atenção para comunicação assertiva, para influenciar um grupo de liderados. E o estilo de liderança democrático pressupõe interação para comunicação assertiva e maior participação dos liderados, com descentralização. 
2. A análise do exercício da liderança em contexto organizacional, pela ótica das possibilidades da teoria dos traços, as “características físicas, intelectuais ou de personalidade – que distinguem tanto os líderes dos não-líderes, quanto os  líderes bem-sucedidos dos líderes malsucedidos” (NEWSTROM, 2011, p. 158), podes ser identificadas em traços primários e secundários de liderança. Escolha, abaixo, a alternativa que contempla somente traços secundários:
Você acertou!
A. Flexibilidade,  adaptabilidade e afetividade humana.
Os traços secundários para uma liderança eficaz, dentre outros, podem ser resumidos em: capacidade cognitiva, conhecimento dos negócios, carisma, criatividade, calor humano, flexibilidade, adaptabilidade e afetividade humana. Para Newstrom (2011, p. 158) estes últimos “também são fatores frequentemente desejados, mas, de modo geral, são percebidos como secundários”; portanto, a alternativa “Flexibilidade,  adaptabilidade e afetividade humana” está correta. Já os traços de liderança mais importantes, os primários, podem ser assim elencados: “elevado nível de força de vontade (motivação pessoal); desejo de liderar, integridade pessoal e a autoconfiança” (NEWSTROM, 2011, p. 158); assim, as demais alternativas estão incorretas.
 
3.A teoria da liderança também pode ser analisada sob a ótica do poder. Desse modo, dependendo da forma como um líder utiliza o poder, dentre outras denominações, podem diferenciar os seguintes estilos de liderança: autocrático, consultivo e participativo (NEWSTROM, 2011). Escolha, abaixo, a alternativa que contempla o estilo de liderança e a caracterização correta quanto ao uso do poder:
Você acertou!
B. Os líderes participativos buscam a unidade social com seus seguidores, principalmente a partir da descentralização da autoridade.
Com relação ao uso do poder, podemos caracterizar os estilos de liderança, conforme Newstrom (2011, p. 163) em: Líderes autocráticos: exercem autoridade, estruturam o trabalho para os seguidores, centralizam o poder, seguidores obedientes e sem autonomia. Tipo de liderança negativa, com punições. Os líderes participativos buscam a autoridade descentralizada, buscando a participação de todos os seus seguidores. Identifica-se a unidade social entre o líder e o grupo, bem como tendem a ampliar as práticas de participação, com base no comportamento apoiador e sistêmico. Por fim, líderes consultivos: buscam consultar os seus seguidores antes da tomada de decisão.
4. Na ciência da Psicologia, no escopo do debate da personalidade, por meio da teoria dos traços podemos diferenciar uma pessoa da outra. Neste sentido, cada traço corresponde a um conjunto específico de características e corresponde a uma dimensão básica da personalidade. Em suma, no debate teórico acerca de liderança, a teoria dos traços fundamenta-se na perspectiva dos traços de personalidade, além dos físicos e intelectuais. Com base nisso, qual das afirmações abaixo caracteriza a teoria dos traços de liderança?
Você acertou!
E. Todo líder nasce líder, ou seja, com habilidades para o exercício da liderança.
A característica da liderança situacional, que afirma que o gestor escolhe como liderar de acordo com o projeto em andamento, as necessidades, a equipe e a situação da empresa. A alternativa “Todo líder nasce líder, ou seja, com habilidades para o exercício da liderança.”está correta, pois a teoria dos traços afirma que as pessoas, por terem nascido líderes, são capazes de exercer a liderança a qualquer momento e em qualquer grupo, já que, teoricamente, nasceram aptas a exercerem essa função. Demais alternativas estão incorretas, porque a teoria dos traços enfatiza que os líderes já nascem com tais habilidades, ou seja, não existe a possibilidade de se desenvolver um líder, o que envolve determinismo que independe do desenvolvimento biológico, social, relacional do indivíduo e porque trata da teoria comportamental que explica que a liderança ocorre por meio de comportamento, habilidades e ações; dito de outra maneira, faz referência à expressão dos traços e não somente ao conjunto de traços de personalidade individuais, isolados de um contexto de interação.
5. Ao longo da história, diferentes líderes ganharam destaque, nos diferentes continentes do planeta, por razões variadas: do esporte à tecnologia, com a invenção da tela touch screen, por exemplo. Nelson Mandela (1918-2013) foi considerado um grande líder africano, influenciando o mundo afora a partir de sua luta pela liberdade e pelos direitos humanos – ganhador do prêmio Nobel da Paz, em 1993. A seguir, leia frase proferida por Mandela, no exercício de sua liderança:
"Nunca foi meu costume usar palavras de ordem. Se tem alguma coisa que 27 anos de prisão nos ensinam é a usar o silêncio da solidão para nos ajudar a entender como as palavras são preciosas, e como o impacto real dos discursos está sobre a forma como as pessoas vivem e morrem".
A partir disso, considerando o debate teórico acerca da liderança, escolha, abaixo, uma alternativa correta:
Você acertou!
B. As citações e frases de Mandela podem ser percebidas como um reflexo de suas ações e exemplo – o que perfaz importante recurso para o exercício da liderança.
A comunicação é de extrema importância para o exercício da liderança, o que pode ser ilustrado pelo discurso de Mandela.  A alternativa “As citações e frases de Mandela podem ser percebidas como um reflexo de suas ações e exemplo – o que perfaz importante recurso para o exercício da liderança.” está correta, pois segundo o próprio Mandela: “discursos longos, tremor de punhos, batidas de mesa e resoluções com palavras fortes, que não tenham ligação com as condições objetivas, e que não estejam ligados a ações, podem trazer um grande dano para a luta e para a organização que servimos”. Da mesma forma, a liderança somente alcança legitimidade a partir do reconhecimento dos liderados, o que pressupõe, conforme podemos analisar no discurso do líder Mandela, ações horizontais, com a integração de diferentes grupos e promoção da autonomia. A prisão trouxe à Mandela experiência sobre a importânciado discurso, que, sem dúvidas, foi algo marcante em sua trajetória enquanto líder, no entanto o exercício da liderança contempla o estabelecimento de relações e laços de compartilhamento e de trocas – caracterizado, assim, pelo fortalecimento da sociabilidade. Mandela, diferentemente de um líder autocrático, não apresentava características centralizadoras.

Continue navegando