Buscar

Psicologia e Comportamento nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia e Comportamento nas Organizações
Amanda Cristina Santos da Costa
01335697
Superior em Tecnologia de Marketing
Para todo colaborador, é de suma importância que a empresa crie estratégias de programas de treinamentos e desenvolvimentos e que sejam ofertados aqueles profissionais, principalmente se for algum ponto em que o funcionário precisa suprir aquela necessidade, onde, ele desenvolverá o seu trabalho com mais qualidade e satisfação. Com este objetivo, para isto acontecer, precisa-se incluir o programa de capacitações, que consiste em seguir quatro etapas para obter um excelente resultado: Diagnóstico, Desenho, Implementação e avaliação.
 Diagnostico: É onde faz todo o mapeamento e levantamento das necessidades de treinamento. Esse levantamento pode ser feito de várias formas, como, analisando índices de satisfações, necessidades dos setores, novos avanços no mercado e com isso as novas tecnologias, produtividade, absenteísmo, coleta de feedbacks de colaboradores com alto desempenho, avaliações de desempenho entre outros. O acompanhamento do superior com essa equipe ou colaborador é de suma importância nesse momento, para ajudar a identificar esses pontos. 
Desenho: É claro que, para planejar que tipo de treinamento atende uma meta, é necessário fazer um mapeamento de perguntas chaves desde o nível estratégico até o operacional. Com isso, todo programa de desenvolvimento precisa ser planejando e pensado ações necessárias para atender o diagnóstico. 
Implementação: Agora é colocar em prática toda ideia e levantamento feito anteriormente. A aplicação do programa de treinamento e desenvolvimento. 
Avaliação: Nesse caso são avaliados os resultados checando se os objetivos iniciais foram atendidos. No entanto, investir na educação empresarial, é investir nos profissionais e principalmente na qualidade do trabalho, pois os funcionários passam a ficar mais capacitados para exercer aquela determinada função e consequentemente mais empolgados a retribuir a empresa. Os resultados podem ser acompanhados pelos líderes das equipes através de programa de avaliação de desempenhos e satisfação dos colaboradores.
Referências: 
COSTA, Talita. 5 dicas para realizar um diagnostico das necessidades de treinamento certeiro. Disponível em: https://niduu.com/blog/diagnostico-de-treinamento Acesso em: junho 2021.
 VEJA... Veja como elaborar um programa de treinamento em 5 passos. https://www.ludospro.com.br/blog/programa-de-treinamento#:~:text=1%2D%20Identificar%20as%20necessidades%20e,Executar%20o%20programa%20de%20treinamento Acesso em: 16 de set de 2019.

Outros materiais