Buscar

Exercícios de Fixação 10 1 Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Afirma-se que a cultura muitas vezes é obscura e gera dúvidas nos próprios funcionários da organização. Entretanto, se essa cultura for forte, essa obscuridade pode desaparecer, além de gerar outros benefícios para a organização.
Com base na afirmativa acima, pode-se dizer que a cultura forte:
E. favorece a diminuição do índice de rotatividade da força de trabalho.
As pessoas compreendem a organização e entregam os resultados dentro do esperado, diminuindo a insatisfação com a empresa/da empresa e o risco de rotatividade.
2. Uma empresa do setor bancário atua de maneira bastante agressiva no mercado, sempre buscando informações dos concorrentes para poder antecipar-se ao lançamento de novos produtos. Com esse objetivo, seus empregados são treinados constantemente para serem participativos na criação de novos produtos e na identificação das necessidades do mercado e de seus clientes.
As características apresentadas por essa empresa são relativas à:
B. cultura organizacional.
As pessoas podem ser treinadas para se comportar, pensar, sentir, de acordo com a cultura da organização.
3. [...] conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna, [...] funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes, como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna. (FCC, 2013)
Trata-se de:
E. Cultura organizacional.
Premissas, valores, ações, atitudes, sentimentos são conceitos diretamente relacionados à cultura organizacional.
4. A cultura organizacional é definida como valores e pressupostos compartilhados por uma organização. Entretanto, outras definições também ajudam a definir o conceito. Assinale a alternativa correspondente a este:
A. Representa as normas muitas vezes informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.
Muitas vezes as regras de conduta, de pensar e sentir não estão explicitadas.
5. A cultura organizacional tem sido considerada elemento macro importante na influência do comportamento organizacional. Com base nesta afirmativa, leia as afirmativas abaixo:
I) Cada organização empresarial é um universo peculiar, possui características próprias, diferindo-se de todas as demais. Estas diferenças envolvem recursos físicos, localização geográfica, estilo de liderança, tradição etc. O sistema de valores, crenças, normas e hábitos compartilhados, que rege a interação dos elementos de uma organização, denomina-se cultura organizacional.
II) Na definição de Edgard Schein, “... um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como a maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas”.
III) É a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas de forma compartilhada por todos os membros da organização, direcionando as ações para a realização dos objetivos organizacionais.
IV) É a mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos e destrezas que ocorrem por meio de treinamento e desenvolvimento.
As afirmativas que correspondem à discussão sobre cultura organizacional são:
E. I, II, III, IV.
A cultura organizacional apresenta aos trabalhadores como as coisas devem ser feitas, pensadas, e isso pode ser aprendido por meio de programas de desenvolvimento.

Outros materiais