Buscar

Exercícios de Fixação 10 2 Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A mudança organizacional refere-se à necessidade de modificar algo na organização, seja o processo, o produto, as pessoas etc. Sobre a mudança organizacional, pode-se afirmar que:
Você acertou!
E. os problemas organizacionais não podem ser resolvidos apenas por partes, já que há uma inter-relação entre os diversos processos, áreas e públicos das empresas.
O processo de mudança exige envolvimento, participação e aceitação de todos, quando se trata de uma mudança macro.
2. O processo de mudança envolve o descongelamento de uma situação previamente estabilizada até que ela possa ser novamente "recongelada". Com relação a este processo, assinale a alternativa CORRETA:
Você acertou!
A. O medo e a incerteza, com relação ao processo de mudança organizacional, podem se manifestar como resistência e devem ser levados em consideração no seu planejamento.
As pessoas internas são diretamente afetadas, já que ações, normas, procedimentos e hábitos serão institucionalizados. É razoável que se espere medo e incerteza de sua parte, já que serão diretamente afetadas (ainda que positivamente, mas a fantasia inicial pode gerar uma expectativa em relação à mudança).
3. Gestão de mudanças é um tema que tem ganhado notoriedade nos dias atuais. Isso porque:
Você acertou!
C. A teoria do campo de forças é muito utilizada no processo de mudança organizacional.
A teoria de Kurt Lewin é utilizada, pois discute as forças propulsoras, restritivas e a situação de estabilização desse processo. Essa análise contribui bastante para se compreender o fenômeno.
4. As alternativas a seguir apresentam fatores críticos para as mudanças organizacionais contemporâneas, com exceção de uma. Assinale-a.
Você acertou!
B. Tamanho organizacional.
Pequenas organizações também passam por processos de mudança.
5. (ESAF - 2009. Adaptada.) Ao ser designado como responsável por um processo de mudança organizacional, você será capaz de fazê-lo desde que NÃO ocorra o seguinte erro conceitual:
Você acertou!
E.Mudanças organizacionais acontecem em empresas privadas, já que querem um rápido e emergente crescimento.
Todas as organizações, incluindo as públicas, estão sujeitas a mudanças.

Outros materiais