Buscar

ATUAÇÃO PREVENTIVA

Prévia do material em texto

AULA 01 - Fisioterapia Preventiva e Ergonomia
M
Atuação Preventiva em Saúde
· Relação entre saúde e doença:
- Conceito de saúde designado pela OMS: “... é o estado de condição completo de bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente ausência de moléstia ou enfermidade.”
- Estados intermediários não é saúde plena, mas também não enfermidade real.
OBS.: “Como a enfermidade é causada pela interação simultânea entre hospedeiro, agente e ambiente, empiricamente constata-se que passamos mais tempo em saúde subótima do que em saúde ótima”.
· Pirâmide de inter-relação:
- Patogênese: período do desequilíbrio da saúde ótima. Período doentio.
· Níveis de prevenção:
- PRIMÁRIO: Pré-patogênese: o indivíduo não está doente, prevenção. O indivíduo se encontra em estado de saúde ótima ou subótima. As ações visam manter esse equilíbrio. Ex.: Uso de protetor solar, uso de capacete.
- SECUNDÁRIO: Patogênese: o indivíduo já teve contato com os estímulos que levaram à doença, enfermidade real. As ações visam diagnosticar o problema e estabelecer as medidas terapêuticas, as quais acarretarão no equilíbrio do estado anterior ou declínio. Reabilitação.
- TERCIÁRIO: Pós-patogênese: o indivíduo já passou pelas etapas anteriores, se curou ou permanece com sequelas e incapacidades. As ações visam minimizar essas sequelas a fim de evitar a invalidez total. Relocação desse indivíduo na sociedade.
OBS.: No estágio intermediário não se sabe se o indivíduo evolui para doença ou para a cura. Ex.: viroses tem o curso de 7 dias, no qual o próprio organismo é capaz de eliminá-la. Então, um antiviral não supre essa capacidade, mas ele melhora os sintomas como a coriza, febre, etc.

Continue navegando