Buscar

Corrupção na História do Brasil reflexões sobre suas origens no período colonial

Prévia do material em texto

Exercício aula 30.03
Corrupção na História do Brasil: reflexões
sobre suas origens no período colonial
Alunos: Gabriela Chapina, Marcos Roberto Rodrigues
1) De acordo com o artigo lido e discutido em nossa 1a aula, escrevam como se originou a corrupção no Brasil, dando exemplos práticos de atos de corrupção daquela época;
Para se compreender a corrupção da época, é importante entender como se dava o arranjo econômico da época e como os funcionários públicos eram nomeados. O arranjo a máquina pública era confuso, complexo, sem uma grande preocupação com a definição de funções e competências de forma explícita, deste modo algumas pessoas acabavam por acumular funções duplas na administração pública, e alguns órgãos eram caracterizados pela justaposição de funções. Todo esse arranjo, favorecia os acordos informais, fundada na origem e religião dos agentes, do que a contratos e outros atos formais.
Conforme destaca no texto, durante o período das capitanias hereditárias, os donatários tinham jurisdição civil e criminal, podiam doar sesmarias, escravizar índios e até mesmo abrigar criminosos, que recebiam anistia de seus crimes. Conforme exposto, podemos entender que se criou um clima favorável à práticas de corrupção, em que o poder e o indivíduo se confundiam. 
Quando o sistema das capitanias hereditárias fracassa e dá lugar ao Governo-geral, houve grande alteração na legislação colonial, com restrições legais e necessidade de concessões ou licenças da Metrópole para praticamente todas as atividades econômicas, porém as dificuldades logo surgiram, principalmente para fiscalização. 
Em Pernambuco, o texto destaca, um caso de abuso de um governador, que teria adquirido pau-brasil em grandes quantidades, para enviar a Portugal, entretanto, tal função de extração só seria permitida à Coroa Portuguesa.
No Rio de janeiro, o governador, teria sido expulso pelo Conselho Ultramarino por receber vantagens de capitães de navios interessados em levar mais açúcar do que o
permitido, bem como por construir, com recursos reais, um barco para ele, ao mesmo tempo em que se construía o barco real. Em resumo, temos enraizado uma tradição muito forte de poder relacionado ao indivíduo que o detém, muito em decorrência da complexidade da administração pública, somada à inexistência de fiscalização próxima por parte da Metrópole.
2) Identifiquem, em termos de cooperação global, as principais entidades e/ ou acordos que contribuem para o combate à corrupção no mundo e redijam um breve resumo de como essa atuação se dá.
No período colonial, o tratamento da corrupção era assistemático e de pouco rigor dogmático, disperso em dispositivos vários. Mesmo havendo proibições e previsões na lei, pouco era feiro para de fato criar-se um ambiente anti-corrupção.
Avançando no tempo, A FCPA (Foreign Corrupt Practices Act), foi a principal lei estadunidense anticorrupção, aprovada pelo congresso em 197. A FCPA foi um modelo para as legislações contrárias à corrupção dos demais países, se estabelecendo como a mais importante e eficaz. Em resumo, a FCPA condena o pagamento de subornos a representantes das administrações públicas. Assim sendo, sob a sua perspectiva, uma empresa não pode dar, oferecer, prometer ou autorizar que se dê qualquer coisa de valor a funcionário de governo estrangeiro, quer diretamente ou por meio de um intermediário, a fim de influenciar a ação do funcionário para obter vantagens impróprias.

Continue navegando