Buscar

Laser - introdução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Laser Revisão
Definicao de luz por Max:
Luz é definida por Max Planck como pacotes de energia -- fótons de luz, onde luz tem característica de onda e de partícula.
Comprimento de onda:
Comprimento de onda de luz é a distância entree dois picos ou valse consecutivos de uma mesma onda. O comprimento de onda do laser e representado por lambda que é medido em nanômetros.
O que é frequência de luz:
Frequência de luz é o número de vezes que a onda oscula/se repete dentro de um intervalo de tempo que geralmente é de um segundo. É o inverso do período em que a onda se repete, sua medida é dada em ciclo por segundo ou Hertz
Relacione frequência com comprimento de onda. *
A frequência é inversamente proporcional ao comprimento de onda. Ou seja, quando maior a frequência, menor o comprimento de onda, ou seja, a onda carrega mais energia.
O que é absorção da luz pelo tecido?
Absorção é um dos objetivos do laser que acontece quando a matéria absorve os fótons da radiação eletromagnética. A absorção depende do comprimento de onda e das dimensões moleculares do tecido irradiado.
Qual o intervalo espectral (comprimento de onda) que estão os lasers terapêuticos? 
De 400nm ate 10.000nm. Isso inclui radiação visível e infravermelha.
Quais faixas do espectro eletromagnético estão a cor vermelha (visível) e a cor infra vermelha (invisível)? 
Vermelho = 600nm a 700nm
Infravermelho = acima de 10.000nm
O que são radiações ionizantes? Dê exemplos. *
São radiações muito energéticas, com comprimentos muito pequenos que carregam muita energia e ionizam os materiais energéticos
Radicais livres (raio-x e UV do sol – causam mutação de DNA através do dano celular que pode então causar neoplasia)
O que é monocromaticidade da luz laser? *
Monocromaticidade da luz laser é a capacidade de emitir luz em um determinado comprimento de onda sendo que todos os fótons são da mesma cor (mesmo comprimento de onda e mesma quantidade de energia)
O que é coerência da luz laser? *
Coerência da luz laser é a sincronicidade da radiação, onde todos os picos e depressões ocorrem ao mesmo tempo (coerência temporal) e na mesma direção (coerência espacial)
O que é colimação da luz laser? *
Colimação da luz laser é a paralelidade da radiação laser, a capacidade do feixe permanecer junto e não se dissipar, o que permite que o laser atinja pontos específicos.
Explique o princípio da emissão estimulada de radiação
O elétron em seu estado basal quer fica perto do núcleo, mas quando o átomo é excitado por energia externa (fonte elétrica) os elétrons absorvem essa energia e vão para a camada eletrônica mais externa (orbital) que então fica instável. Quando outro elétron é excitado ele colide com o outro elétron e então re-emite um segundo fóton gêmeo. A partir disso pode-se dizer que parte da energia liberada é por re-estimulação devida a colisão de um elétron com o outro. Dentro do ressonador, os espelhos permitem com que os elétrons fiquem sendo re-estimulados por outro elétrons causando uma reação em cadeia.
O que é meio ativo de um parelho laser? *
Meio ativo é a mistura de componentes que vão dentro de um aparelho ressonador. O meio ativo determina a cor da radiação o comprimento de onda.
O que faz os espelhos paralelos dentro do emissor laser? *
Os espelhos paralelos amplificam a luz dentro do ressonador
Diferencie lasers de baixa potência e lasers de alta potência. Estabeleça a faixa de potência que operam cada um e seus efeitos terapêuticos. *
Lasers de baixa potência operam com potências abaixo de 1000 mW (1W). Esses lasers não geram calor, e tem efeito analgésico, cicatrizante, estimulam a angiogenese. Já os lasers de alta potência operam com potências acima de 1000mW, geram calor, coagulam e cortam
Qual a relação da profundidade de penetração tecidual da luz laser com o seu comprimento de onda? *
Quanto menos o comprimento mais superficial, por exemplo o laser vermelho usado em ferida dérmica. Em contraste, quanto maior o comprimento de onda mais profunda a penetração, por exemplo o laser infravermelho usado para tratar uma artrite de joelho.

Continue navegando