Buscar

RESENHA- DESENVOLVIMENTO HUMANO VYGOTSKY

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sobre os estudos, contribuições ideias de Vygotsky
 Reflexões Profa. Marta Kholl de Oliveira 
 Acadêmica em Fonoaudiologia: Claudia Roberta Castilho 
Trabalho fonoterapia
Resenha
	Lev Semionovitch Vygotski nascido em 1896 na Biolorussia, era membro de uma família de classe média alta, formado em direito, professor em diversas áreas. Faleceu em 1934 aos 34 anos com tuberculose. Junto com Leon Tiev e Luria formou um grupo de estudiosos que buscava uma psicologia fora dos moldes tidos na época. Escreveu cerca de 200 trabalhos científicos passando pelo campo da Neuropsicologia até a crítica literária, abrangendo várias outras áreas. 
	Uma das reflexões logo de início que a Professora Marta Kholl dar ênfase a grande contribuição que Lev Vygotski dá para a educação, na valorização das intervenções pedagógicas da escola e do professor no desenvolvimento infantil. Ela ainda faz uma consideração a Jean Piaget. Continua sendo a principal referência sobre psicologia da educação, mas salienta que o autor não dá a importância para o meio educacional no desenvolvimento infantil. 
	Outra consideração importante a ser destacada é a ideia de Vygotsski é sobre os planos genéticos do desenvolvimento. Essa ideia funciona da seguinte forma, o desenvolvimento psicológico ainda não está pronto no ser humano, significa que não é inato, mas também não é recebido de forma passiva. Quer dizer que para se desenvolver ele precisa interagir com o meio em que vive. É uma característica sociointeracionista de Vygotski. Suas teorias tinham como base de entrada do desenvolvimento a filogênese, ontogênese, sociogênese e a microgênese. A filogênese da conta de toda história da espécie animal, definindo limites e possibilidades psicológicas. Tais limites entre os animais e o homem é o cérebro, específico dos seres humanos com a capacidade maior de plasticidade e adaptação. A ontogênese diz respeito ao desenvolvimento do ser. Cada ser de uma espécie percorre um caminho de desenvolvimento, possuindo certo ritmo e sequência. A filogênese diz respeito a adaptação do homem à espécie. A sociogênese se refere a história da cultura onde o sujeito está inserido, de como é o funcionamento cultural que interfere e define o funcionamento psicológico. Seria o sentido da cultura em si, pois ela funciona como um amplificador das possiblidades humanas. Cada cultura organiza de maneira diferente o desenvolvimento. A microgênese descreve a respeito dos fatos e que cada fenômeno psicológico tem sua história. Seria o que acontece entre o não saber e o saber, procurando entender como os fenômenos acontecem. A microgênese abre a porta para o não determinismo por estarem atrelada a experiência individual de cada sujeito. 
	A Mediação simbólica quer dizer algo intermediário entre uma coisa e outra. A relação do homem com o mundo acontece através dessa mediação, através de instrumentos e signos. Já os signos fazem a relação de forma simbólica entre o sujeito e o mundo. Nesse sentindo as coisas são colocadas para dentro do nosso sistema psicológico e são interpretadas de forma simbólica, e assim trazendo a esse ser a capacidade de transitar por um mundo inteiramente simbólico, utilizando de representações das coisas do mundo que não são o próprio mundo. Não tem limite de tempo e espaço externo, sendo assim podendo pensar em fatos passados, projetar o futuro, reviver memórias de experiências e desta forma ter relação com o mundo. Nessa lógica podemos perceber que não precisamos começar as coisas sempre do zero, sempre temos modelos de coisas e ações para seguir. Os signos são construídos culturalmente, desenvolvendo junto à cultura a capacidade do homem de construir representações simbólicas. 
	A linguagem tem por função básica a comunicação, é a interação dos seres entre a espécie, sendo o maior instrumento de representação simbólica que o ser humano possui, para Lev Vygotsky se diz da língua, a fala, o discurso, sendo objeto primordial de estudo para ele. A segunda função da língua é o pensamento generalizante, nessa função relação pensamento linguagem, que se faz a compreensão generalizada do mundo, através da classificação e nomeação. O homem é capaz de abstrair devido ao sistema simbólico organizado por regras, como a língua, significados de palavras como uma generalização ou um conceito sobre o que se diz. A relação homem pensamento e linguagem é muito importante para o ser humano, entretanto essa relação é desenvolvida ao longo do desenvolvimento psicológico de cada indivíduo. Para a filogênese a linguagem serve somente para comunicação, e o pensamento, referente a Inteligência prática que se tem sobre o mundo, de formas separadas. Em um certo ponto do desenvolvimento, pensamento e linguagem passam a juntar – se, sendo definido como transformação do homem em uma espécie humana, e assim sendo capaz do desenvolvimento simbólico.
	Como citado antes a linguagem tem função de comunicação entre os indivíduos de uma espécie. O pensamento só vai existir depois que contextualizado em um meio. Podemos verificar isso através do discurso interior, em que seria a incorporação desse sistema simbólico em funcionamento psicológico, que vais ser apoiado em palavra, mas sem a necessidade de externaliza – lo. O que ocorre internamente e o que acontece é o momento em que se desenvolve a fala egocêntrica, aquela que seria falar consigo mesmo. Para Vygotky a fala egocêntrica é entendida como a internalização da fala. Nesse sentindo a relação entre desenvolvimento e aprendizagem acontece de fora para dentro, sendo a aprendizagem algo de extrema importância na definição dos rumos do desenvolvimento. Isto é porque o sujeito aprende que ele se desenvolve, dizendo que o caminho do desenvolvimento está aberto. Isto é bem visível quando a criança pode transitar pelo mundo imaginário, porém regido por regras. A criança se relaciona com o significado dos objetos e não com os objetos propriamente promovendo um deslocamento do mundo e uma maior relação com o mundo simbólico.
	O desenvolvimento proximal diz respeito ao desenvolvimento que deve ser olhado para frente, ou seja, aquilo que não aconteceu e está em processo. E é nesse momento que a intervenção pedagógica deve ser colocada em prática, seria onde o desenvolvimento está em maior ascensão. 
Tem outros dois conceitos importantes para Vygotsky os quais seriam o nível de desenvolvimento real, dizendo de onde a criança já chegou, o que desenvolveu até o momento, e outro seria o desenvolvimento potencial, sendo aquele em que a criança ainda não tem, mas está próximo de acontecer, passando a ser necessária a intervenção de um terceiro com mais experiencias e assim estimulando o potencial. Enfatizando que esse é um conceito flexível, não sendo possível de usar de forma prática, o que ocasionaria na desconsideração da experiência individual de cada criança. Nesse contexto podemos verificar a importância da intervenção pedagógica no desenvolvimento da criança, não de forma imersiva, em que o sujeito aprende passivamente, mas sim em que o sujeito tenha ação de forma ativa sobre o mundo que está a sua frente. A intervenção pedagógica para Vygotsky é imprescindível para o desenvolvimento do sujeito, sem essa interferência intencional, o sujeito não teria o desenvolvimento adequado.

Outros materiais

Outros materiais