Buscar

Psicologia Juridica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Por: Nilson Rafael 
A psicologia jurídica consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao direito, essa vertente se faz presente nos estudos sociojurídicos dos crimes. Desde o ambiente até a personalidade e os embates subjetivos dos envolvidos. desse modo, na psicologia jurídica, são tratados todos os casos psicológicos que podem surgir em um contexto de tribunal.
Um dos maiores nomes alagoanos dessa vertente da psicologia é o Prof. Franklin Barbosa Bezerra, destacando-se pelos seus trabalhos envolvidos nesta área no estado. Presença carimbada em diversos eventos e palestras sobre esse assunto, Franklin carrega em seu currículo uma série de produções bibliográficas voltadas para as áreas jurídica e social na psicologia, alguns deles são – “Ensaio sobre a violência”, “Não existe cidadão acima de qualquer suspeita” e “Psicologia e suas relações com a justiça”. Além disso, podemos encontrar diversos conteúdos nas redes sociais onde o mesmo fala sobre assuntos, alguns considerados muito complexos como a psicopatia e a necrofilia. O professor também já participou de diversas entrevistas para a rádio e TV, em algumas delas ele comentava sobre algum crime que repercutia na época, compartilhando um pouco da sua visão sobre estes casos. 
Durante sua trajetória, além de estar presente na vida acadêmica, o professor também já ocupou alguns cargos públicos. Com uma carreira consolidada e muito reconhecimento neste ramo, Franklin consegue tratar de assuntos jurídicos complexos, de uma forma simples e esclarecedora, uma vez que nas suas declarações, sejam na internet, rádio, TV ou livros, ele consegue comunicar-se de maneira eficiente, de um modo que o público consiga entender sobre determinados assuntos. Deve-se isso a toda a bagagem de experiência e propriedade que ele tem quando se trata da psicologia jurídica.

Outros materiais