Buscar

RELAÇÕES DE TRABALHO_N2_Correção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - As parcelas salariais são aquelas recebidas com habitualidade pelo trabalhador, a exemplo das comissões, percentagens e adicionais. Em relação as parcelas salariais, assinale a alternativa correta:
O art. 457 da CLT dispõe sobre o pagamento das parcelas salarial e quais não possuem natureza de verba salarial.
Salário pago em utilidade: o legislador permite que o pagamento do salário seja feito por meio do fornecimento pelo empregador ao empregado de bens in natura, sendo que o salário poderá assim ser pago em sua totalidade em utilidades.
2 - O art. 7º, I, da Constituição Federal, determina que a relação de emprego será protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar (que ainda não foi editada), que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos. Assinale a alternativa correta sobre os direitos do trabalhador em caso de extinção sem justa causa do contrato de trabalho por prazo indeterminado e por iniciativa do empregador:
Além das regulamentações do art. 477, a extinção do contrato de trabalho por prazo indeterminado possui previsões específicas no art. 478, ao determinar que, quando a extinção for de iniciativa do empregador, a indenização devida será de 1 mês de remuneração por ano de serviço efetivo, ou por ano e fração igual ou superior a 6 meses.
O empregador poderá dispensar sem justa causa o trabalhador não-estável desde que realize o pagamento de aviso prévio, férias e 13º proporcionais.
3 - O contrato de trabalho é um negócio jurídico que pode criar uma relação de emprego ou uma relação de prestação de serviços não subordinada. A relação de trabalho em sentido amplo, além dos contratos de emprego regidos pelas regras da CLT, compreende os chamados contratos de atividade. Para que se defina a relação de emprego é necessária a cumulação das características de:
Resposta correta. O art. 3º da CLT determina que o empregado será toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
pessoalidade, não eventualidade, subordinação jurídica e hierárquica e onerosidade;
4 - O art. 7º, III, da Constituição Federal, determina que o FGTS será o regime único para todos trabalhadores. Todavia, excetuam-se aqueles que já possuíam direito a estabilidade, previsto no art. 492, da CLT, ou obtiverem direito a indenização por antiguidade até a promulgação da Constituição Federal, e não optarem pelo regime do FGTS. Assinale a alternativa correta sobre os trabalhadores que possuem o direito a indenização por antiguidade.
Resposta correta. De acordo com os art. 477 e 478, a indenização por antiguidade valerá para o período anterior à 05/10/1988 (data da promulgação da Constituição Federal) e, posteriormente, ao saque do FGTS com indenização de 40%.
a indenização por antiguidade será garantida apenas até a data da promulgação da Constituição Federal de 1988 (05/10/1988), após esse período o trabalhador terá direito a sacar o FGTS e receber uma indenização de 40% do valor.
5 - Eduardo trabalha para a empresa Entrega Tudo Ltda como motoboy na entrega de todo tipo de encomenda, até mesmo materiais inflamáveis. Sobre o trabalho de Marcos, é correto afirmar que ele possui direito ao adicional de:
Art. 193. § 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. § 4 São também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta.
periculosidade, no percentual de 30% sobre o salário base, por se tratar de trabalhador em motocicleta.
6 - O empregado é aquele que exerce o trabalho subordinado típico. Para Nascimento (2015, p. 667) “empregado é a pessoa física que com pessoalidade e ânimo de emprego que trabalha subordinadamente e de modo não eventual para outrem, de quem recebe salário.” Estas características já foram destacadas no tópico sobre a relação de emprego, mas é importante reforçar um aspecto não ali mencionado: a intencionalidade ou animus contrahendi. (NASCIMENTO, A. M. Curso de direito do Trabalho - História e Teoria. 29. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2015, p. 667.)
Analise e reflita sobre as afirmativas a seguir.
I. O trabalhador autônomo trabalha por conta própria e assume os riscos do negócio. Não transfere o poder de organização da sua atividade e escolhe a forma, o modo, o lugar e o tempo da execução dos serviços.
II. O trabalhador parassubordinado trabalha para diferentes pessoas, em locais diferentes, ganhando por dia. Se ocupa em tarefas temporárias sem vínculo empregatício.
III. O trabalhador eventual trabalha por conta própria. Presta serviço com pessoalidade, continuidade e coordenação.
IV. O trabalhador doméstico presta serviços de forma contínua (3 vezes por semana), subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas.
Agora, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
Resposta incorreta. O trabalho autônomo não é subordinado. Essa compreensão é essencial. Os riscos e vantagens do serviço pertencem ao próprio trabalhador, mesmo que este trabalhe de forma pessoal e não eventual e naturalmente, onerosa.
I, IV.
7 - O empregador está em um dos polos da relação obrigacional, sendo ele quem admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. Sobre o empregador é correto afirmar que:
Resposta correta. O art. 2º §1º da CLT considera como empregado a empresa, profissionais liberais, as instituições de beneficência, associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que, ao assumir riscos da atinentes a sua atividade econômica, contrata a prestação de serviço de um trabalhador.
a Consolidação das Leis do Trabalho equipara ao empregador típico as instituições de beneficência, as associações recreativas e as instituições sem fins lucrativos que admitirem trabalhadores como empregados;
8 - O contrato de trabalho por tempo indeterminado ou determinado pode ser rescindido por culpa tanto do empregado quanto do empregador ao mesmo tempo. Para a hipótese de culpa recíproca, assinale a alternativa que representa as verbas rescisórias que o trabalhador possuir direito:
Resposta correta. Quando tanto o empregado quanto o empregador cometerem faltas contemporâneas que justifiquem a rescisão contratual, o trabalhador terá direito ao saldo de salário, férias vencidas, e indenização em 20%.
saldo de salário, férias vencidas, e indenização em 20%
9 - O Título II, Capítulo II (arts. 57 a 75) da Consolidação das Leis Trabalhistas de 1943, regulamenta a duração do trabalho. Através dessas normas, busca-se proteger a dignidade e a integridade física e psíquica dos seres humanos submetidos à jornada de trabalho. Sobre essa contextualização, assinale a alternativa correta.
O empregador poderá estabelecer parâmetros conforme a produtividade do trabalhador, acrescendo-lhe remuneração diária nunca inferior à do salário mínimo por dia normal. Nesse caso, o salário mínimo mensal deverá ser garantido e é vedado qualquer desconto no mês subsequente.
10 - A empresa ABC Ltda. possui 100 trabalhadores e, com fundamento em situação de crise econômico e financeira, realizou acordo com os empregados com a finalidade de diminuir os salários por certo tempo. O acordo foi reduzido a termo e obteve a anuência dos empregados. Sobre o caso hipotético, assinale a alternativa correta:
O acordo celebrado é considerado nulo, pois a redução salarial apenas pode ser celebrado mediante negociação coletiva de trabalho.

Continue navegando