Buscar

Avaliação Final Cultura Bíblica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) de Cultura Bíblica - (TEO30) DEZ
1-Pode-se dizer que o Novo Testamento é o ambiente social, político cultural resultado de fortes influências dos povos que dominaram Israel nos últimos quatrocentos anos que o antecederam. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ciro, o persa, por causa da libertação de Israel recebe o título de “ungido de Yahweh”, ou “messias de Yahweh”. Título que posteriormente foi a atribuído a Jesus Cristo no Novo Testamento. ( ) Os romanos se impunham aos povos dominados com certo vigor. Diferentemente do que ocorreu no período persa, os romanos almejavam a assimilação dos povos conquistados. ( ) A influência grega na cultura judaica trouxe novas perspectivas, percebidas na filosofia, na arte e na arquitetura. ( ) O cativeiro babilônico marcou significativamente a história dos judeus. Esse período marca o início do chamado período do segundo templo, que vai do século VI ao nascimento de Cristo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) V - V - F - F. B) F - V - V - V. C) V - F - V - V. D) F - V - F - V.
2-No decorrer de toda a história de ocupação dos hebreus na palestina, eles tiveram que conviver com uma diversidade de povos semitas e não semitas, mantendo modos de vida muito semelhantes, influenciando e sendo influenciado por estes povos. Acerca do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os cananeus foram os povos com quem os hebreus tiveram contato mais extenso e prologando. São identificados como sendo os moradores da costa e da colina Palestina. Os cananeus são semitas descendentes de Canaã, filho de Noé. PORQUE II- O monarca Nabucodonosor foi o déspota caldeu que construiu uma das obras mais imponentes do mundo antigo – os jardins suspensos da Babilônia. Cidade para onde ele enviou a elite de Israel. Fato que impactou muito os costumes e a cosmovisão judaica. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As duas proposições são falsas, e a segunda proposição está em oposição à primeira.
B) A primeira proposição é falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
C) As duas proposições são verdadeiras, e a segunda proposição está em oposição à primeira.
D) As duas proposições são verdadeiras, e a segunda proposição não está em oposição à primeira. 
3-Pode-se afirmar que o ser humano é um ser simultaneamente biológico e cultural, pois é constituído tanto por aspectos biológicos como culturais. É um ser biológico porque faz parte da natureza e, como tal, apresenta características comuns aos outros seres vivos, tais como comer, andar, dormir, brincar, acasalar, procriar etc. Como ser cultural, ao contrário de outros animais que nascem já adaptados à natureza e agem por instinto, o ser humano produz cultura e a transmite e adapta aos seus descendentes. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Através da cultura, o ser humano produz invenções que lhe servem como extensão do próprio corpo, enquanto os animais precisam se adaptar para sobreviver. ( ) A natureza é o reino do mundo selvagem, incluindo os povos primitivos que não foram ocidentalizados, civilizados. ( ) Enquanto os animais possuem especializações orgânicas, o ser humano possui uma especialização cerebral (biopsíquica) que lhe permite atingir e superar todas as especializações dos animais. ( ) O ser humano é um ser biocultural, porque possui um corpo com necessidades naturais e fisiológicas. Não obstante, vivencia essas necessidades de acordo com a sua cultura.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) F - V - V - V. B) F - V - F - V. C) V - F - V - F. D) V - F - V - V.
4-Na história de Israel, houve muitos momentos marcantes e decisivos. Um deles pode ser chamado de cisma hebreu, ou de Israel. Esse momento desencadeou uma série de problemas para todo o povo. O que foi o cisma hebreu (ou de Israel)?
A) Foi a deportação dos judeus para o cativeiro da Babilônia.
B) Foi o período em que os hebreus estiveram sob a escravidão egípcia.
C) Foi o período do silêncio de Deus entre o Velho e o Novo Testamento.
D) Foi a divisão do reino em dois, após a morte de Salomão: Reino de Judá e Reino de Israel.
5-Sabe-se que a palestina sempre foi uma região de muitas disputas, várias ocupações sobrepostas e uma terra de muitos nomes. A identificação dos nomes de localidades da antiguidade não é tarefa fácil. No entanto, muitos foram registrados e conservados. Sobre os topônimos da Palestina, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Palestina. II- Canaã. ( ) Chamada de terra prometida que foi dada ao patriarca Abraão por meio de um pacto com Yahweh. ( ) Este termo não é um termo usado na Bíblia. É o termo com o qual a região tornou-se conhecida na historiografia mundial. ( ) Este termo vem dos gregos antigos que apelidaram assim a região, por causa dos povos que habitavam a região costeira. ( ) Este termo é provavelmente uma referência ao neto amaldiçoado de Noé.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) I - II - II - I. B) I - II - I - II. C) II - I - I - II. D) II - I - II - I.
6-A educação sempre esteve entre as bases do contexto judaico. No Antigo Testamento, a educação já estava presente e tinha suas características marcadas pelo povo de Israel. Quanto à educação em Israel nos tempos do Antigo Testamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Cabia aos pais a tarefa da educação dos filhos. A orientação era paterna e deveria incluir: assuntos da vida religiosa, conhecimentos gerais e de história e as prescrições da Lei. ( ) As mulheres, desde meninas, eram instruídas a serem esposas, mães e donas de casa. ( ) As primeiras instruções dadas a um israelita eram de natureza política. ( ) As mulheres não aprendiam a ler ou escrever. Isso era tarefa exclusiva dos homens. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F - F. B) F - F - V - F. C) V - V - F - V. D) F - V - F - V.
7-Os fariseus, como instituição, eram portadores de virtudes e, dentre estas, podemos dizer que: eram patriotas, pois defendiam com coragem o judaísmo e estavam sempre prontos a resistir às forças externas; fundaram escolas com o propósito de orientar os jovens, segundo as Escrituras; eram missionários e, com uma eficiente atividade proselitista, converteram muitos gentios ao judaísmo. Ultrarritualistas, observavam com rigor a guarda do sábado, entregavam o dízimo até de coisas insignificantes, como de porções de condimentos e jejuavam pelo menos duas vezes por semana.A respeito da crença dos fariseus, assinale a alternativa CORRETA: A) Acreditavam em Jesus como o Messias de Deus. B) Acreditavam em anjos, espíritos bons e espíritos maus.
C) Não acreditavam no castigo e na recompensa eterna. D) Não acreditavam na imortalidade da alma.
8-No chamado período patriarcal, o sistema social prevalecente desde Abraão até a formação da confederação das doze tribos de Israel, em que uma tribo reunia famílias em torno de um antepassado comum.Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o modelo tribal referido:
A) Tribal secundária. B) Tribal monólatra. C) Tribal nômade. D) Tribal sedentária.
9-Com relação à administração política, havia na Palestina do primeiro século uma distribuição espacial entre províncias, cidades, vilas e aldeias. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Galileia. II - Samaria. III- Decapólis. IV- Judeia. ( ) A capital do reino do norte e sua circunvizinhança. O nome teria surgido na antiguidade quando Onri comprou terras ao norte. ( ) Província ao sul da Palestina onde ficava Jerusalém. ( ) Região marginalizada socialmente onde moravam muitos soldados e comerciantes. ( ) Liga de cidades helênicas.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) IV - I - II - III. B) II - IV - I - III.C) III - II - I - IV. D) I - III - IV - II.
10-O esgarçamento do tecido social, fruto de sucessivos cativeiros, deportações e domínios, atinge seu ápice com a fragmentação da sociedade judaica em diversas ordens religiosas, seitas, grupos e partidos no período Intertestamentário. Havia um grupo que mantinha um estilo de vida campesino. Morando em pequenas vilas e sobrevivendo do trabalho árduo do campo. O estilo de vida era comunal, em que posses e propriedades pertenciam a todos. Sobre qual grupo era este, assinale a alternativa CORRETA: A) Essênios. B) Zelotas. C) Saduceus. D) Herodianos. 
11-(ENADE, 2018) Um dos tópicos mais fundamentais, na atual reflexão da teologia das religiões é o reconhecimento do valor da alteridade. Esta é uma das condições para o exercício do diálogo. É o desafio do reconhecimento do valor irredutível e irrevogável das outras tradições religiosas. A partir da leitura do texto, analise as afirmações a seguir. I- Os diálogos inter-religioso e interconfessional implicam a interlocução de sujeitos que se comunicam e interagem a partir da integralidade da própria fé. II- Algumas teologias podem ser um empecilho para o diálogo inter-religioso devido à sua postura crítica em relação à doutrina e às práticas religiosas dos mais diversos grupos e das tradições. III- O respeito pelo direito à liberdade religiosa favorece posturas de diálogo e cooperação entre pessoas de diferentes credos, entre crentes e não crentes, e a colaboração conjunta nos grandes projetos em favor da humanidade. É correto o que se afirma em: FONTE: STÜRMER, R. Diálogo inter-religioso. Revista de Teologia & Cultura. Ano II, n. 15, p. 53-58, 2009 (adaptado).
A) II e III, apenas. B) II, apenas. C) I, II e III. D) I e III, apenas.
12-(ENADE, 2018) O ser humano deve satisfazer suas necessidades materiais para depois ocupar-se com as espirituais. Nos termos da nossa problemática, primeiro viria "a vida dos sentidos" (corporais) e depois a "vida com sentido" (espiritual). O lado certo dessa afirmação é que isso vale em casos extremos. Assim como uma dor de dente não permite altas especulações metafísicas, perante um faminto, não faz sentido discursar sobre sentido. A um acidentado é um absurdo falar sobre o paraíso, quando o que importa é prestar-lhe socorro imediato. Cristo nos deu exemplos, primeiro curava a aflição corporal e depois a espiritual, como se vê na maioria de seus milagres. Considerando as ideias do texto, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BOFF, C. O Livro do Sentido: crise e busca de sentido hoje. São Paulo: Paulus, 2014, v. 1 (adaptado).
A) Diante de situações-limite, é necessário primeiro cuidar da alma, para depois cuidar do corpo.
B) A religião ensina que, perante o doente e o faminto, justifica-se priorizar o atendimento às necessidades corporais. C) A atitude evangélica consiste no atendimento das necessidades temporais dos famintos e dos doentes. D) A religião deve ser prioridade para a transformação da sociedade e para o bem-estar humano.

Continue navegando