Buscar

Plano de conteúdo e expressão

Prévia do material em texto

Analice Ferreira Gonçalves
Tarefa: Segunda história rápida sobre felicidade
1-Indique a forma como o plano do conteúdo (o que se diz) se concretiza no plano da expressão (como se diz) no poema "Segunda história rápida sore felicidade", de Ana Cristina César
O Plano do conteúdo, é o que a autora fala, que é dos seus sentimentos e suas lembranças, mas isso se dá de maneira turbulenta e confusa por meio da reflexão feita acerca da situação. Essa reflexão, ou seja, a subjetividade, é o plano da expressão.
2-Você acha importante que os estudantes percebam essa relação entre os planos do conteúdo e da expressão? Por quê?
	Sim. Pois é a partir disso que os alunos podem atribuir um significado sobre o que está lendo. A relação entre o plano da expressão e o plano de conteúdo configura aquilo que chamamos de denotação. Desse modo, significado denotativo é aquele conceito que um certo significante evoca no receptor. É válido pois os leitores podem expor o que pensam sobre a materialidade do texto.
3-Como trabalhar isso em uma mediação em sala de aula?
	Acredito que seria interessante analisar primeiramente o título do poema, em uma conversa interativa com os alunos pedindo para que façam as suas colocações; num segundo momento uma leitura silenciosa e individual do poema e em seguida breves comentários sobre o que conseguiram compreender; em seguida, uma leitura coletiva e em voz alta, leitura de verso em verso para que possamos ir construindo o sentido do texto; mais uma conversa sobre o que entenderam após uma segunda leitura; ler quantas vezes forem necessário de acordo com a necessidade dos alunos; é importante analisar o poema ouvindo sempre as colocações dos alunos para que desenvolvam sua interpretação.

Continue navegando