Buscar

AD1 sociólogo 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação a Distância I (AD1) – 2022.1
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenadora(o): ADRIANA DE ALMEIDA
Acadêmico(a):
Matrícula:
Polo:
Depois de assistir ao documentário “Pandemia do sistema”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=nTeLuwWq-R4, comente a temática do documentário e os contextos histórico-sociais debatidos pelos clássicos da Sociologia sobre desigualdades sociais. É importante destacar os conceitos dos autores. 
Realidade que cada canto do Brasil, vive uma família em situação de extrema pobreza, que não tem o quê comer, as vezes a dias. Infelizmente isso não vem de hoje e com a pandemia piorou mais ainda a situação, como diz uma ditado popular " Nada é tão ruim que não possa piorar". A desigualdade social está escancarada para todos ver e perceber que depois da pandemia, a realidade das favelas onde o poder público não acessa, a dificuldade e tão grande dessas pessoas que vivem em condições de extrema precária. Mães sem ter o que da para seus filhos se alimentar, em um barraca com as vezes 10 pessoas, em situação complicadíssima. Como vai ter condição de uma família ter isolamento social, onde esses indivíduo já vivem em um isolamento, na maioria das vezes essa casa ( barraco) só tem dois cômodos. 
No início da pandemia onde tudo era novo, as pessoas não chego a imaginar o tamanho desse vírus e o que ele iria impactar no país e no mundo inteiro. Famílias sem acesso a internet, sem acesso a televisão, a informação, poderia imaginar que chegaria essa proporção, onde só se acreditava quando a doença chegava a sua casa, família. O quê ficou mas difícil para esses famílias foi a falta de ajudar dos poder público, as ONGs os projetos sociais foram super prejudicado com impacto dessa pandemia, logo assim foi ficando difícil, para as famílias que por muitas vezes depende de uma ajudar de projetos sociais, até mesmo as escolas que ficaram fechadas por longo tempo, o prejuízo quando irreversível, para essa crianças, onde além da falta do que comer em casa essas, crianças na maioria das vezes só tinha a escola como lugar de se alimentar bem, o prejuízo na educação. A desigualdade social e racial sempre foi tema das maiores discussões pela população, aonde é a dificuldade de um livro não conseguir uma oportunidade ou apenas sobrevivência cada vez mais nem refletindo as nossas crianças na escola na sala de aula. O sistema é falho e sempre foi falho com pandemia o falho se tornou extremo sistema falho

Outros materiais