Buscar

a)O QUE VOCÊ COMPREENDEU SOBRE O QUE É LETRAMENTO LITERÁRIO?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL - UAB
Atividade 2 – Tarefa: LETRAMENTO LITERÁRIO:
Leia os textos: LETRAMENTO LITERÁRIO – UM CAMINHO POSSÍVEL e A LEITURA E O LETRAMENTO LITERÁRIO EM PERSPECTIVA: DISCUTINDO ABORDAGENS, MATIZANDO CONCEITOS, disponíveis no material da disciplina e responda às questões:
	O QUE VOCÊ COMPREENDEU SOBRE O QUE É LETRAMENTO LITERÁRIO?
Compreendi que letramento literário é um dentre os vários letramentos, ler um texto literário é diferente de ler uma notícia ou uma receita, isso significa que temos que aprender a ler literatura, ela exige um tipo especifico de olhar sobre o texto.
 b) O TEXTO LITERÁRIO NÃO É PRODUZIDO PARA FINS DIDÁTICOS, ISTO É, OS AUTORES NÃO ESCREVEM AS OBRAS PENSANDO EM SUA UTILIDADE ESCOLAR. A PARTIR DESSA PREMISSA, REFLITA SOBRE O USO DE OBRAS DE LITERATURA NA SALA DE AULA, ENTRE LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES. 
Uma das limitações acredito ser quando Cosson (2006) nos propõe que o ideal é que a leitura seja feita fora da escola, quando o texto for extenso. Infelizmente a realidade financeira da maioria dos alunos não possibilita a compra de livros. Para esta problemática, o próprio Cosson nos sugere em seu livro “ Círculos de leitura e letramento literário, nele ele nos orienta que, seja trabalhado nas escolas um projeto, na qual o professor possa desenvolver oficinas, rodas de leitura, mesmo que não tenha livros suficientes para todos os alunos, sendo necessário no mínimo três exemplares de uma obra. A proposta didática de Cosson (2014) é “trabalhar a estrutura composicional das obras, dispor informações biográficas do autor e orientar os alunos por meio das impressões críticas presentes no prefácio do texto”
	O QUE VOCÊ PENSA SOBRE A FORMAÇÃO DOS/AS PROFESSORES/AS EM RELAÇÃO AO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LITERATURA? VOCÊ ACREDITA QUE ESTÁ SENDO BEM PREPARADO PARA ATUAR COMO PROFESSOR/A DE LITERATURA?
Eu acredito que não, primeiro porque não tenho repertório literário, segundo é que nossa formação é muito teórica, precisaria que a faculdade nos ensinasse as metodologias para o ensino de literatura em sala de aula. 
Referências bibliográficas 
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MgAEvvGK9CA > Entrevista com Rildo Cosson. Acessado em 06/06/2020 
 
Atividade 3 – Refletindo sobre o termo literatura e o Método Recepcional- Resenha Crítica (Valor 20,0)
Para serve a literatura? Antonio Candido nos diz que [...] ela é fator indispensável de humanização e, sendo assim, confirma o homem na sua humanidade, e inclusive porque atua em grande parte no subconsciente e no inconsciente”, a função humanizadora nos coloca em contato com diferentes modos de lidar com a realidade diferente da função utilitarista que rege nossas vidas, na qual pensamos que proveito teríamos na vida cotidiana o ensino de literatura nas escolas, a leitura de poemas fora da vida escolar é coisa para poucos, a esse respeito Ligia Averbuck afirma que é no “aspecto de gratuidade da poesia [e da literatura] que estará a base de sua exclusão das áreas ditas „sérias‟ dos conhecimentos, o que, certamente, é inspirado numa visão utilitarista e pragmática da educação e da vida em geral.”(1985: 65). 
 A literatura está contemplada na BNCC na área de Linguagens e suas Tecnologias, no componente Língua Portuguesa, o qual está divido por campos. A literatura está presente no Campo Artístico. De acordo com o texto da BNCC: 
O campo artístico é o espaço de circulação das manifestações artísticas em geral, contribuindo para a construção da apreciação estética, significativa para a constituição de identidades, a vivência de processos criativos, o reconhecimento da diversidade e da multiculturalidade e a expressão de sentimentos e emoções. Possibilita aos estudantes, portanto, reconhecer, valorizar, fruir e produzir tais manifestações, com base em critérios estéticos e no exercício da sensibilidade” (p. 489).
 As orientações curriculares do ensino de literatura enfatiza que, o trabalho do professor com a literatura requer um conhecimento mais especializado, no âmbito da teoria literária, mediando os discentes Este mesmo documento orienta os professores um conjunto de reflexões para suas práticas docentes, em relação aos clássicos a serem lidos na escola, ele propõe à leitura de obras diferentes do padrão linguístico próximo da linguagem cotidiana “sejam obras da tradição literária, sejam obras recentes, que tenham sido legitimadas como obras de valor estético”. Nesse sentido, a arte não é necessariamente prazerosa; Rangel (2003) diz que o arsenal proporcionado pelos gêneros literários “é utilizado para criar ou frustrar expectativas, para satisfazer e pacificar o leitor ou para surpreendê-lo e despertá-lo de velhos encantamentos, propondo-lhe outros”.
Referências Bibliográficas
Linguagens, códigos e suas tecnologias/ Secretaria de Educação Básica.- Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 239 p (Orientações Curriculares para o Ensino médio ; volume 1)
Bárbara Machado Martins Revista Eletrônica Literatura e Autoritarismo: Dossiê nº 15 – ISSN 1679-849X |5| http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/LA/index
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5P1mDLfCiTQ&t=1408s. Acesso em 12/08/2020

Continue navegando