Buscar

Relação Fisioterapeuta-Paciente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Relação Fisioterapeuta-Paciente
Trabalho para a disciplina de Ética e Deontologia em Fisioterapia
Aluno: Luma Dias P. de Almeida 
Ano: 3º ano 
Turma: 51
Os serviços de saúde oferecidos à sociedade geralmente são atravessados pelo relacionamento entre os profissionais que prestam o atendimento e os pacientes que o recebem. 
Dessa forma, o profissional de saúde precisa saber compreender os aspectos envolvidos no adoecimento do paciente. Essa capacidade de compreensão é fundamental para a efetiva promoção da saúde, pois o enfermo passa a ser considerado em sua integridade física, psíquica e social, e não somente de um ponto de vista biológico.
A visão biopsicossocial é ressaltada, justamente, pela CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) utilizada primordialmente pelos fisioterapeutas. 
Alguns autores citam certas características que melhoram a relação fisioterapeuta-paciente:
1) Habilidade de escutar o paciente (MARINHO,1995)
2) Criação de relações interpessoais marcadas pela afetividade (SOUZA, 2010)
Ambos os pontos citados, podem proporcionar o desenvolvimento do relacionamento entre fisioterapeuta e paciente como algo natural e muito provável de acontecer entre essas partes, visto que o tratamento em questão apresenta fatores favoráveis ao surgimento de um relacionamento interpessoal, tais como: longo período de convivência, estímulos táteis prolongados e comunicação verbal em boa parte do atendimento fisioterapêutico.
Segundo Canto e Simão em 2009: “Para o fisioterapeuta, tratar o paciente representa, muitas vezes, uma rotina: ele já está familiarizado com as doenças, seus sintomas, as reações dos pacientes e as restrições do tratamento, o que o leva a preocupar-se somente com a solução da queixa física do paciente. Expectativas e emoções diante da limitação física e do próprio tratamento não são, comumente, consideradas relevantes pelo profissional para o sucesso do tratamento. É preciso considerar que a experiência de estar próximo ao sofrimento de outros (in)sensibiliza os profissionais que, por vezes, se recusam a conhecer as circunstâncias de vida do paciente, evitando o confronto com seus sentimentos, isso talvez pela crença de que sua formação profissional não abarque esses possíveis aspectos da vida humana (Boesch, 1977), o que é legitimado, em parte, pela estrutura curricular dos cursos de formação profissional. “
Concluo, portanto que a ação da fisioterapia está voltada para o outro; com o nosso corpo, atuamos sobre o corpo do outro, certo?
 E, quando falamos em atuar sobre o corpo do outro, falamos em reconhecer que o corpo do outro é sua expressão de vida, pois esse corpo, existe na relação com os outros, construída e reconstruída no ser e se fazer fisioterapeuta/ paciente. É a forma que o profissional vai entender o quadro clínico mas também deverá cuidar para entender o próprio paciente.
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
SUBTIL, Marina et al. O relacionamento interpessoal e a adesão na fisioterapia. Fisioter. Mov. , Curitiba, v. 24, n. 4, p. 745-753, 15 dez. 2011. DOI 10.1590/S0103-51502011000400020. Disponível em: file:///C:/Users/USUARIO/Downloads/21187-Article%20Text-9724-36757-10-20170911.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.
CANTO, Clóris; SIMÃO, Lívia. Relação fisioterapeuta-paciente e a integração corpo-mente: um estudo de caso. Scielo, [S. l.], v. 2, p. 1-2, 16 jul. 2009. DOI https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/hbp5Jfsjx5WgHNXspMbmDcb/#:~:text=A%20rela%C3%A7%C3%A3o%20fisioterapeuta%2Dpaciente%20%C3%A9,atinentes%20%C3%A0%20rela%C3%A7%C3%A3o%20corpo%2Dmente. Acesso em: 25 abr. 2022.