Buscar

Atividades Metodologias - Semana 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Metodologia para a pesquisa na Educação
Semana 6
PERGUNTA 1
Conforme discutido na semana 6 da disciplina, as pesquisas de natureza qualitativa podem ser definidas da seguinte forma:
	
	a.
	Trabalha com amostra significativas e representativas.
	
	b.
	Realiza correlação entre as variáveis.
	
	c.
	Utilizam técnicas estatísticas (percentagem, média, mediana, desvio-padrão).
	
	d.
	Apresentam preocupação com a quantificação dos resultados, traduzindo em números os dados coletados.
	
	e.
	Descreve, interpreta e atribui significados para os fenômenos, os dados, os resultados.
PERGUNTA 2
De acordo com Gatti (2004) O uso de dados quantitativos na pesquisa educacional no Brasil nunca teve uma tradição sólida, ou uma utilização mais ampla. No entanto, existem diversas formas de se obter quantificações, dependendo da natureza do objeto, dos objetivos do investigador e do instrumento de coleta. A pesquisadora aponta três tipos de dados: categóricos, ordenados e métricos e, para cada um deles há possibilidades de tratamentos específicos conforme descrito na letra:
	
	a.
	Os dados ordenados envolvem características que podem ser mensuradas e expressas numa escala numérica como, por exemplo, os graus da temperatura, ou as notas em uma escala definida.
	
	b.
	Os dados métricos trabalham com a ordem, por exemplo, a ordem chegada de carros em uma corrida: primeiro, segundo, terceiro etc., ou a ordenação de alunos por um professor apenas de acordo com seu desempenho.
	
	c.
	Os dados categoriais envolvem a associação de um valor numérico para a característica e um intervalo regular entre uma posição e outra.
	
	d.
	Os dados categoriais são aqueles que podem ser classificados, como a contagem do número de pessoas com determinada escolaridade, por exemplo, permitindo o agrupamento segundo alguma característica.
	
	e.
	Os dados métricos discriminam um agrupamento do outro, podendo cruzar categorizações obtendo maior detalhamento da informação.
PERGUNTA 3
As pesquisadoras André e Gatti (2010) apontam que o uso dos métodos qualitativos trouxe grande e variada contribuição ao avanço do conhecimento em educação, permitindo melhor compreender processos escolares, de aprendizagem, de relações, processos institucionais e culturais, de socialização e sociabilidade, o cotidiano escolar em suas múltiplas implicações. As autoras destacam pontos importantes dessa contribuição, como enunciado na letra:
	
	a.
	Para compreender e interpretar grande parte das questões e problemas da área de educação é preciso recorrer a enfoques multi/inter/transdisciplinares e a tratamentos multidimensionais.
	
	b.
	Os pesquisadores em educação devem adotar de posturas investigativas inflexíveis para conduzir a pesquisa conforme parâmetros já postulados e consolidados.
	
	c.
	As pesquisas educacionais devem recorrer a enfoques disciplinares para a compreensão dos problemas que se apresentam nos contextos escolares diversos.
	
	d.
	As pesquisas educacionais não podem ser subjetivas, mas sim objetivas, pois a subjetividade não é controlável, carecendo de parâmetros para a análise dos dados.
	
	e.
	Os pesquisadores devem desconsiderar o ponto de vista dos sujeitos, pois são questões de senso comum e estes personagens estão envolvidos nos processos educativos, o que atrapalha a pesquisa.

Continue navegando