Buscar

Benefícios do consumo de fibras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Não esquece de curtir esse material 
Benefícios do consumo de fibras 
· Efeitos no funcionamento intestinal
· Hipocolesterolemia
· Efeitos na saciação e na saciedade
· Redução da glicemia 
· Efeito sobre o peso corporal
Recomendação mínima diária 
· 25g FA/dia (WHO/FAO, 2003)
Detalhes sobre os benefícios 
Hipocolesterolemia - Há duas hipóteses para esse efeito. O mais aceito é pela excreção de ácidos biliares que se ligam às FA; para a síntese de novos ácidos biliares, o colesterol é retirado da circulação. O segundo mecanismo é pela inibição da síntese por ação do propionato ou ácido propiônico, um dos ácidos graxos de cadeia curta que pode ser produzido pela fermentação de alguns tipos de FA.
Efeitos na saciação e na saciedade - A fibras alimentares tem um papel importante sobre a textura dos vegetais. Esses alimentos geralmente demandam mais esforço muscular e maior tempo de mastigação,
o que leva a uma maior saciação (ato de satisfação no momento da refeição, que leva a interrupção dessa refeição mesma). As fibras também podem atuar sobre hormônios gastrintestinais, como a insulina responsável pelo aumento de apetite quando elevado. Todas essas ações podem contribuir com a redução da ingestão energética.
Redução da glicemia - No intestino delgado, a FA pode dificultar a ação das enzimas, o que retarda a digestão, além disso, as fibras podem espessar a barreira da camada estacionária de água, o que levaria a uma absorção mais lenta de nutrientes.

Outros materiais