Buscar

AV2 - Metodologias do Ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV2 - Metodologias do Ensino de LP e Ing.
1) É preciso pensar o ensino e a aprendizagem das Línguas Estrangeiras Modernas no Ensino Médio em termos de competências abrangentes e não estáticas, uma vez que uma língua é o veículo de comunicação de um povo por excelência, e é por meio de sua forma de expressar-se que esse povo transmite sua cultura, suas tradições, seus conhecimentos.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC, 1999.
Os PCN - Língua Estrangeira Moderna - apontam três grupos com competências a serem desenvolvidas nas aulas de língua estrangeira no Ensino Médio. São eles: Representação e Comunicação, Investigação e Compreensão e Contextualização Sociocultural.
Uma das competências que faz parte do grupo de Contextualização Sociocultural é:
Alternativas:
· a)Utilizar os mecanismos de coerências e coesão na produção oral e/ou escrita.
· b)Compreender em que medida os enunciados refletem a forma de ser, pensar, agir e sentir de quem os produz.
Alternativa assinalada
· c)Utilizar as estratégias verbais e não-verbais para compensar as falhas, favorecer a efetiva comunicação e alcançar o efeito pretendido em situações de produção e leitura.
· d)Conhecer e usar as línguas estrangeiras modernas como instrumento de acesso a informação a outras culturas.
· e)Escolher o registro adequado à situação na qual se processa a comunicação e o vocabulário que melhor reflita a ideia que pretende comunicar.
2)"Cabe discutir uma questão que tem sido frequente nas preocupações dos professores de Língua Estrangeira: a procura de um método ideal. As abordagens estão alicerçadas em princípios de natureza variada." 
BRASIL.Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Estrangeira. Brasília: MEC, 1998. p. 75-76 (adaptado).
"O conhecimento atualmente disponível aponta para a necessidade de repensar sobre teorias e práticas tão difundidas e estabelecidas, que, para a maioria dos professores, tendem a parecer as únicas possíveis."
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1997. p. 27 (adaptado).
Esses trechos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) mencionam algumas preocupações sobre a prática docente do ensino de línguas. Em convergência com a concepção das linguagens como espaços de construção de sentidos, os excertos sugerem que, para a melhoria das práticas docentes, se considere: 
Alternativas:
· a)o contexto da aprendizagem para a prescrição de uma abordagem.
· b)o uso de diferentes abordagens e métodos, para atender a contextos diversos. Alternativa assinalada
· c)a série de orientações do Governo Federal como norteadora da escolha do método ideal.
· d)a utilização dos PCN como base para a maioria dos cursos de inglês que adotam o método audiovisual.
· e)a adoção de métodos cujas perspectivas teóricas têm sido as mais adequadas para a formação de professores desde a década de 1990.
3)"É importante que o profissional de Letras reconheça as diversas abordagens de ensino de línguas. Entre elas, três abordagens têm-se mostrado especialmente relevantes tanto para a escolha dos métodos a serem utilizados quanto para o contexto educacional em que são aplicadas."
Fonte: EXAME Nacional de Desempenho dos Estudantes. Letras português e inglês. 2014. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2014/32_letras_portugues_ingles.pdf>. Acesso em: maio 2017.
A esse respeito, avalie as afirmações a seguir.
I. A abordagem sociointeracionista, de natureza pragmática, envolve todos os elementos da vida cotidiana. Para seus seguidores, a aprendizagem se dá em contextos históricos, sociais e culturais, e a formação dos conceitos mais elaborados, a partir de conceitos simples, cotidianos.
II. A abordagem construtivista relaciona-se com as questões que envolvem o indivíduo e o meio, estabelecendo que o primeiro é responsável pela sua aprendizagem, enfatizando-se estratégias e habilidades.
III. A abordagem estruturalista na literatura centra-se muito mais nas relações subjacentes dos elementos da história que no seu próprio enredo e, assim, no caso do ensino de línguas, a atenção volta-se mais para as relações morfossintáticas que para as pragmáticas. 
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)I, apenas.
· b)II, apenas.
· c)I e III, apenas.
· d)II e III, apenas.
· e)I, II e III. Alternativa assinalada
4)"De acordo com as Orientações Curriculares Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o pequeno número de aulas semanais e a heterogeneidade das classes (compostas por alunos em diferentes estágios de aprendizado do idioma estrangeiro) indicam a suma importância de criar estratégias para que as competências e os conteúdos selecionados possam ser desenvolvidos nos três anos do ensino médio. Metodologicamente, sugere-se que o professor trabalhe a partir de três frentes: 
– a estrutura linguística;
– a aquisição de repertório vocabular;
– a leitura e a interpretação de textos."
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. PCN – Ensino Médio – Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1992.
Ao trabalhar a frente "estrutura linguística", os itens a serem distribuídos pelo professor ao longo dos três anos do ensino médio são:
Alternativas:
· a)Principais prefixos e sufixos; Pronomes interrogativos; Pronomes reflexivos. Alternativa assinalada
· b)Família e amigos; Comida e bebida; Atividades de lazer.
· c)O mundo dos negócios; Relacionamentos sociais e pessoais; Problemas sociais.
· d)Ser capaz de compreender e produzir enunciados; Saber distinguir norma culta de linguagem informal.
· e)Relacionar textos e seus contextos; Perceber o texto como um todo coeso e coerente.
5)"De acordo com as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o pequeno número de aulas semanais e a heterogeneidade das classes (compostas por alunos em diferentes estágios de aprendizado do idioma estrangeiro) indicam a suma importância de criar estratégias para que as competências e os conteúdos selecionados possam ser desenvolvidos nos três anos do ensino médio. Metodologicamente, sugere-se que o professor trabalhe a partir de três frentes:
– a estrutura linguística;
– a aquisição de repertório vocabular;
– a leitura e a interpretação de textos.
O último item é o mais importante e se utilizará dos dois primeiros para efetivar-se de modo eficaz."
BRASIL. Ministério da Educação. PCN Ensino Médio – Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
A frente "a leitura e a interpretação de textos" é considerada pelo documento a mais importante. É possível afirmar que, ao desenvolvê-la, o aluno será capaz de:
Alternativas:
· a)compreender e produzir enunciados corretos e apropriados a seus contextos em língua estrangeira, fazendo uso das competências gramaticais, estratégicas, sociolinguísticas e discursivas. Alternativa assinalada
· b)usar gírias, pois é importante selecionar vocabulário adequado para uso oral e escrito, a partir de um repertório que se amplia gradualmente ao longo dos três anos de curso.
· c)usar os pronomes pessoais (sujeito e objeto), artigos, preposições, caso genitivo, falsos cognatos, graus dos adjetivos e os pronomes relativos.
· d)saber utilizar adjetivos e pronomes possessivos, artigos, preposições, plurais regulares e irregulares, verbos regulares e irregulares, pronomes interrogativos e e relativos.
· e)buscar palavras no dicionário e escolher o sentido mais adequado a cada contexto entre as diferentes acepções e a partir de uma palavra em português, de seu significado mais adequado em língua estrangeira.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes