Buscar

Tarefa 3 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1: Quais são os agentes ambientais de risco considerados pela NR-09? 
Explique resumidamente cada um deles. Há outros fatores de risco que podem ser considerados no PPRA, mesmo não sendo contemplados na NR-09? Quais? 
De acordo com o item 9.1.5 da NR-09, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. De acordo, ainda, com as mesma Norma, os agentes físicos consistem nas diversas formas de energia que podem afetar os trabalhadores, como por exemplo: o ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e não ionizantes, infrassom e ultrassom. Já os agentes químicos são substâncias, compostos ou produtos que podem penetrar no organismo pela via respiratória (poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores), ou ainda aqueles que podem ser entrar em contato ou ser absorvidos pela pele ou por ingestão. Por último, os agentes biológicos são as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, dentre outros. Outros riscos não contemplados na NR-09 e que devem ser considerados pela organização são riscos ergonômicos (esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, controle rígido de produtividade, imposição de ritmo excessivos, monotonia e repetitividade, jornada de trabalho prolongado, dentre outros) e os riscos de acidentes (máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento e arranjo físico inadequados animais peçonhentos, dentre outros).
 Questão 2: Como o PCMSO se entrelaça com o PPRA? E os demais programas
 – LTCAT, PGR, PCMAT?
 Tendo em vista que o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO tem por objetivo a promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores, exigindo para sua elaboração, pelo menos, um estudo prévio para reconhecimento de riscos ocupacionais existentes na empresa, e que o PPRA reflete o monitoramento ambiental, bem como os compromissos da alta administração da empresa com a melhoria da segurança e da saúde dos trabalhadores, temos que ambos os programas se entrelaçam na medida que o PPRA serve de subsídio para o PCMSO ao fornecer as informações para sua confecção. Os demais programas também subsidiam a elaboração do PCMSO. Por exemplo, o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT é um documento emitido pelo empregador acerca dos riscos ambientais aos quais os funcionários estão expostos, informando a existência ou não de insalubridade no ambiente laboral. Já o Programa de gerenciamento de Risco – PGR, que substituiu o PPRA a partir de 01/08/21 gerencia os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes no ambiente de trabalho, estabelecendo diretrizes e requisitos para ser implementado nas empresas. O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho – PCMAT, por sua vez, estabelece procedimentos de ordem administrativa, de planejamento e de organização, com o fito de estabelecer controle, assim como prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, buscando sempre se antecipar aos riscos.

Continue navegando