Buscar

AV 2 UNOPAR TECNÓLOGO CARTORÁRIO


Continue navegando


Prévia do material em texto

O Código Civil delimita como poderá ocorrer o reconhecimento de paternidade e quais efeitos poderão gerar. Contudo há a necessidade de se atentar as possibilidades de reconhecimento pelos dois envolvidos e o respeito por quem será reconhecido, levando em consideração a sua vontade. 
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
 ( V  ) O reconhecimento de paternidade poderá ocorrer por escrito particular.
(  V ) O filho reconhecido e concebido fora da União não poderá residir no lar sem o consentimento da outra parte.
( F ) O reconhecimento poderá ser revogado, quando em testamento for manifestado essa vontade.
( V  ) Qualquer pessoa interessada poderá contestar a ação de paternidade.
(  V ) O reconhecimento de paternidade ocorrerá mesmo de casamentos declarados nulos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
· a) V – V – V – F – F.
· b) V – F – V – F – V.
· c) F – F – V – F – F.
· d) F – F – V – V – V.
· e) V – V – F – V – V. resposta
2) O reconhecimento de paternidade de filho com maioridade ou menoridade, dependerá da vontade das partes, contudo há alguns prazos que devem ser observados, conforme delimitado no artigo 205 do Código Civil.
 
Com base no texto e de acordo com o Código Civil, analise as seguintes afirmativas:
 
I. Caberá em caso de reconhecimento de paternidade, a realização de sobrepartilha, quando da realização de inventário prévia ao reconhecimento.
II. Em caso de falecimento da parte, materna ou paterna, poderá o filho ser reconhecido.
III. Os herdeiros poderão ser chamados ao processo em caso de falecimento do filho que está sendo reconhecido.
IV. A sentença de anulação de casamento, interfere no reconhecimento de paternidade
Agora, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)As afirmativas I e III estão corretas.
· b)As afirmativas II e III estão corretas. resposta
· c)As afirmativas III e IV estão corretas.
· d)As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
· e)A afirmativa IV está correta.
3) A questão da adoção homoafetiva se torna mais considerável que o reconhecimento da união estável homoafetiva, pois se refere ao princípio do maior interesse da criança ou do adolescente, podendo-se buscar alternativa às situações de desamparos dos menores, das crianças abandonadas, refletindo-se que o mais importante é o apoio, o carinho, a atenção, o sustento do menor, indiferente da orientação sexual do adotante. Ainda, temos a discussão acerbada do art. 43 do ECA, que fundada em motivos legítimos, a adoção sempre será deferida quando há vantagens para o adotando.
 Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I - O STJ já decidiu taxativamente a vedação quanto a adoção de criança por solteiros ou casal homoafetivos, não importando a questão da idade. Ainda, referendando a união estável homoafetiva, já reconhecida como entidade família pelo Estado, não cabe mais a discussão de adoção. FALSA
PORQUE
II - Deverá o juiz considerar a adoção sob a perspectiva do melhor interesse da criança, por meio da análise das provas produzidas pelos estudos psicossociais, pericias e laudos técnicos, observando o bem-estar da criança, quanto aos aspectos da afetividade, o vínculo do menor com a entidade familiar, se pautando também, na questão da orientação sexual do adotante. FALSA
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· e)As asserções I e II são proposições falsas. resposta
4) 
De acordo com artigo 1.831 do Código Civil, é assegurado ao cônjuge e ou companheiro sobrevivente, sem prejuízo da participação que lhe caiba na herança, o direito real de habitação relativamente ao imóvel destinado à residência da família, desde que seja o único daquela natureza a inventariar.
 
Considerando o contexto, analise as afirmativas a seguir:
I - O companheiro é o único possuidor de direito em habitar no imóvel, independentemente, inclusive, de ser titular de outros imóveis que não integram ao espólio. CORRETA
II - Não havendo herdeiros necessários, ou seja, descendentes, o companheiro sobrevivente, terá direito a herança somente dos bens particulares, os onerosos serão dos ascendentes.
III - Havendo mais de um imóvel residencial no espólio do hereditando, é possível a concessão do direito real de habitação, a incidir no imóvel de menor valor venal. CORRETA
IV - Havendo mais de um imóvel residencial no espólio do hereditando, é possível a concessão do direito real de habitação, a incidir no imóvel de maior valor venal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
· a)As afirmativas I e III estão corretas. CORRETA
· b)As afirmativas I e IV estão corretas.
· c)As afirmativas II e III estão corretas.
· d)As afirmativas I, II e IV estão corretas
· e)As afirmativas II, III e IV estão corretas.
5) 
Imagine que Maria, viúva, com 72 anos, tenha se apaixonado por Sonia, sua professora de yoga. Após um ano de namoro, as duas decidiram se casar. Contudo, no Cartório no momento da celebração do casamento civil, Maria foi informada que só poderia se casar com o regime de separação obrigatória de bens, conforme o disposto no artigo 1.641, II do Código Civil.
Sobre a união homoafetiva, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)A união estável homoafetiva e os seus efeitos matrimoniais só findam quando há a cessação da vida em comum, não sendo necessária a chancela judicial para sua extinção.
· b)Um dos efeitos da união estável homoafetiva se refere ao impedimento ao decurso do prazo prescricional entre os conviventes conforme Código Civil, eis que sendo no lapso temporal da convivência correrá a prescrição, nos moldes dos efeitos do casamento.
· c)Tem-se dado uma interpretação analógica da aplicabilidade da separação obrigatória de bens para pessoas com mais de 70 anos em regime de união estável homoafetiva. CORRETA
· d)Os Ministros declararam a constitucionalidade no Código Civil, quanto a diferença na participação do companheiro e do cônjuge supérstite na sucessão dos bens deixados pelo autor da herança.
· e)Numa evolução histórica, o STF concluiu que não há elemento de discriminação que venha justificar qualquer tratamento diferenciado entre cônjuge e companheiro estabelecido pelo Código Civil Brasileiro, limitando esses efeitos somente ao casamento entre pessoas de sexo diferentes.