Buscar

Cultura biológica dinâmica - Cultura biodinâmica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é cultura biológica dinâmica?
A cultura biológica dinâmica é uma atividade que envolve o homem no sentido de 360 graus, da mesma forma que a agricultura orgânica, a agricultura biodinâmica não utiliza adubos químicos, herbicidas, sementes transgênicas. Ela é um ramo da antroposofia, pois abrange várias áreas do conhecimento.
Na agricultura biodinâmica, são utilizadas espécies de adubos naturais elaborados a partir de plantas medicinais, esterco e silício que são preparados e enterrados no solo para serem submetidos às influências da Terra. 
As fases da Lua também são levadas em consideração no calendário da agricultura biodinâmica. Agricultores semeiam em lua nova, porque nesse momento a energia da semente está mais interiorizada. Na crescente, a semente começa a se desenvolver; na lua cheia, a planta está em plenitude e, na minguante, é quando eles não podem abusar da colheita.
Os preparados são numerados de 500 a 507, como uma forma de facilitar a comunicação internacional. O mais conhecido entre eles é o composto de número 500, que é responsável por auxiliar no desenvolvimento da planta. O preparado é sempre feito no solstício de inverno que é quando as forças de cristalização da terra estão mais acentuadas. Pega-se chifre de animais mortos e coloca-se esterco. Depois, a mistura é enterrada em um buraco para ser desenterrada no próximo solstício. Todos têm que ser virado com a boca para baixo ou com a boca para dentro, para as raízes laterais não entrar.
Nomenclatura dos preparados:
· 500: chifre esterco;
· 501: chifre sílica;
· 502: flores de mil-folhas e bexiga de cervo macho;
· 503: flores de camomila e intestino delgado de bovino;
· 504: parte aérea de urtiga;
· 505: casca de carvalho e crânio de bovino;
· 506: flores de dente-de-leão e mesentério bovino;
· 507: suco fermentado de flores de valeriana.
Eles podem ser utilizados durante o ano todo, na fase inicial da cultura (preparo do solo antes de plantar as mudas), na semeadura, na fase de crescimento e na fase de poda.

Continue navegando