Buscar

pbl pne

Prévia do material em texto

Julia Pileggi Coletti 102319
Qual o diagnóstico da paciente? 
R: Osteonecrose por bifosfonato
Qual o tratamento necessário para essa paciente no caso das exposições ósseas? 
R: Na literatura, não há relatos de um tratamento eficaz para a enfermidade, porém o uso de antibióticos por um longo período parece apresentar os melhores resultados. Ainda, a possibilidade de substituição do medicamento deve ser considerada dentro de uma equipe multidisciplinar. Tendo em vista a dificuldade de tratamento e o risco representado pelas intervenções cirúrgicas dos maxilares, pacientes que serão submetidos ao uso de bisfosfonatos devem passar por um criterioso exame odontológico, e todos os procedimentos cirúrgicos necessários devem ser realizados previamente ao início da terapia com o medicamento.
Há necessidade de se interromper o uso do bisfofonato? E por que? 
R: sim, o uso crônico dos bisfosfonatos pode causar como efeito colateral a osteonecrose após tratamento odontológico.
Quais os cuidados que se deve ter com essa paciente?
No caso do paciente apresentar alguma manifestação compatível com a osteonecrose dos maxilares, a preocupação primordial deve ser o controle da dor e de infecções em tecidos moles e tecido ósseo, bem como tentar minimizar a evolução deste processo. A extração de elementos com sintomatologia dolorosa na área de necrose deve ser considerada, pois o risco de agravamento da doença estabelecida é nulo. Independentemente do estádio da doença, as áreas de osso necrótico e sequestro ósseos são uma fonte constante de irritação aos tecidos moles e devem ser removidos ou recontornados para melhorar a resposta do tecido gengival.
Referencia:
GEGLER, A. et all,. Bisfosfonatos e osteonecrose maxilar: revisão da literatura e relato de dois casos,2008
Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/site/arquivos/n_52/v01/pdf/relato_caso.pdf
MORAES,Cristina et all,.Terapêutica com bisfosfonatos: implicações no paciente odontológico – revisão de literatura, 2011
Disponivel em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-40122011000300021

Continue navegando