Buscar

Direito Tributário e Empresarial avaliação final

Prévia do material em texto

Nota 7
1A denominação direito tributário está consagrada no direito brasileiro, sendo a expressão mais adequada, segundo o entendimento majoritário dos estudiosos do assunto. Sobre a definição de Direito Tributário e de tributos, assinale a alternativa correta:
A
Em regra, um tributo é instituído conforme os princípios gerais de direito tributário.
B
Conforme o Código Tributário Nacional, a natureza jurídica específica do tributo é determinada pela destinação legal do produto da sua arrecadação.
C
O Código Tributário Nacional é formalmente lei ordinária e materialmente lei complementar.
D
Cabe à lei complementar regular sobre taxas e contribuições de melhoria.
2O poder legislativo do estado do Rio de Janeiro criou um tributo sobre a circulação de pessoas de um município para outro, atribuindo-lhe o nome de ICMS e, para justificá-lo, informou que a maior parte da receita será destinada a construir uma nova estrada entre os dois municípios. Nesse caso, analise as assertivas abaixo acerca de como o tributo deve ser considerado. I- constitucional, porque só o estado tem competência para instituir ICMS. II- inconstitucional, por motivos de competência e de vinculação. III- inconstitucional, porque se caracteriza como taxa, havendo serviço a ela vinculado. IV- constitucional, consistindo em contribuição de melhoria que beneficiará os proprietários da área.
A
Apenas a assertiva IV está correta.
B
As assertivas I e IV estão corretas.
C
Apenas a assertiva II está correta.
D
As assertivas II e III estão corretas.
3O Município de São Paulo criou uma lei a fim de conceder isenção do pagamento de IPTU aos aposentados com rendimento mensal inferior a 3 (três) salários mínimos, que possuam um único imóvel utilizado como residência. Alguns pensionistas que se encontram na mesma situação entram com pedido administrativo de reconhecimento da isenção. Nesse caso, analise as assertivas abaixo quanto à conduta que a autoridade administrativa, com base nas disposições do Código Tributário Nacional, que tratam da interpretação e integração da legislação tributária, deverá: I - negar o pedido, pois a legislação tributária que disponha sobre isenção deve ser interpretada literalmente. II - negar o pedido, pois a legislação tributária veda a utilização da equidade na hipótese de ausência de disposição legal expressa. III - deferir a isenção, pois a lei tributária que concede isenção deve ser interpretada da maneira mais favorável ao contribuinte. IV - deferir a isenção, pois a autoridade administrativa, na ausência de disposição expressa em relação a situação, deverá utilizar a analogia na aplicação da legislação tributária.
A
Apenas a II está correta.
B
As assertivas III e IV estão corretas.
C
Apenas a IV está correta.
D
Apenas a I está correta.
4O título de crédito representa um documento que contém um direito de crédito e representa a obrigação desta dívida com as informações nele inscrita. Podemos citar alguns títulos de crédito, como: os cheques, as letras de câmbio, as notas promissórias e as duplicatas. Com base na legislação aplicável aos títulos de crédito, assinale a alternativa INCORRETA:
A
É admitido aval parcial somente nos cheques.
B
A prescrição da nota promissória é de três anos, do portador contra o emitente ou avalista.
C
O endosso em preto ocorre quando o endossatário é identificado no momento da transmissão do título de crédito.
D
Exige-se a anuência do cônjuge no caso do aval, exceto se o casamento for regido pela separação convencional de bens, sob pena de nulidade.
5A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica. Sobre o tema, marque a opção INCORRETA:
A
O devedor poderá requerer recuperação judicial obedecendo o requisito de que, no momento do pedido, exerça regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos.
B
As microempresas e as empresas de pequeno porte poderão apresentar plano especial de recuperação judicial, no prazo improrrogável de 60 dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial.
C
Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos.
D
O devedor deverá apresentar o plano de recuperação em juízo, no prazo de 60 dias, prorrogável por igual período, a contar da data da concessão do processamento, sob pena de decretação da falência.
6Para que o sujeito possa ser tido como empresário, é necessário que ele seja capaz civilmente e não esteja legalmente impedido de exercer a atividade. A legislação brasileira contempla aquelas pessoas impedidas de exercer a atividade empresária. Sobre as pessoas impedidas, analise as seguintes afirmativas: I- Professores das escolas particulares, dentro dos limites do município. II- Prefeito e Presidente da República. III- Os médicos, enfermeiros e auxiliares, na exploração do ramo farmacêutico. IV- Governador do estado e prefeito. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II e IV estão corretas.
B
As afirmativas III e IV estão corretas.
C
Somente a afirmativa II está correta.
D
As afirmativas I e III estão corretas.
7A principal fonte de receita do setor público é a arrecadação tributária. Com a finalidade de aproximar um sistema tributário do ideal, é importante que alguns aspectos principais sejam levados em consideração. Em relação a esses aspectos principais, assinale a alternativa correta:
A
O conceito da neutralidade dá a ideia de que a distribuição do ônus tributário deve ser equitativa entre os indivíduos de uma sociedade.
B
A minimização dos possíveis impactos negativos da tributação sobre a eficiência econômica é obtida pelos princípios do benefício e da capacidade de pagamento.
C
O conceito da equidade indica que somente os contribuintes com maior renda devem contribuir para cobrir os custos do governo.
D
O conceito da progressividade é o princípio que expõe que se deve tributar mais quem tem renda mais alta.
8A integração do Direito Tributário é o processo pelo qual o operador do direito utiliza instrumentos oferecidos pelo próprio sistema jurídico a fim de suprir a ausência de uma norma específica. Em vista disso, em conformidade com o Código Tributário Nacional, na ausência de disposição expressa, a autoridade competente para aplicar a legislação tributária utilizará, sucessivamente, na ordem indicada: I - os princípios gerais de direito tributário, os princípios gerais de direito público, a analogia e a equidade. II - a equidade, a analogia, os princípios gerais de direito tributário e os princípios gerais de direito público. III - os princípios gerais de direito público, os princípios gerais de direito tributário, a equidade e a analogia. IV - a analogia, os princípios gerais de direito tributário, os princípios gerais de direito público e a equidade.
A
A assertiva IV está correta.
B
A assertiva I está correta.
C
A assertiva III está correta.
D
A assertiva II está correta.
9É sabido que, em regra, a lei a ser obedecida sob o manto do princípio da legalidade é a lei ordinária. Contudo, há tributos que, por disposição constitucional, dependem de lei complementar. Com relação às instituições das isenções tributárias, assinale V para verdadeiro e F para falso, a qual essa tarefa cabe: ( ) Leis Ordinárias. ( ) Portaria ministerial. ( ) Normas complementares. ( ) Lei Delegada. Agora, assinale a sequência correta:
A
V, F, V, V.
B
V, F, V, F.
C
F, V, V, V.
D
V, F, F, F.
10
A sociedade empresária pode ser definida como uma pessoa jurídica que exerce, profissionalmente, atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. Há vários tipos de sociedade empresária a serem escolhidos pelos sócios, dentro de suas adequações e objetivos. Em qual delas quem exerce os atos deliberativos e responsabilidades sociais é o diretor nomeado?
A
Sociedade emNome Coletivo.
B
Sociedade Anônima (S.A.).
C
Sociedade Limitada (Ltda.).
D
Sociedade em Comandita por Ações.
11(ENADE, 2015) Em 2005, o Brasil editou a Lei de Recuperação Judicial (Lei nº 11.101/2005). Antes disso, havia, no país, a concordata, que não permitia que credores e devedores negociassem livremente os termos de um acordo para o pagamentos das dívidas - o que, na prática, raramente evitava que empresas fossem à falência. Considerando só o número de empresas em crise que pedem a proteção dessa lei, ela pode ser considerada um sucesso. Somente em 2013, foram 675 casos, um recorde. Com relação à legislação pertinente, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2015.
A
A recuperação judicial tem importância no contexto nacional por permitir uma reorganização financeira da situação de crise do devedor com o intuito de promover a preservação da empresa e, com isso, manter sua função social e o estímulo à atividade econômica.
B
A decisão que rejeitar as contas do administrador judicial, na fase de encerramento da falência e extinção das obrigações do falido, fixará as responsabilidades do administrador, podendo ser questionada por meio de agravo de instrumento.
C
A decisão que conceder a recuperação judicial constituirá título executivo extrajudicial, podendo ser questionado por meio do recurso de apelação.
D
Os créditos de natureza trabalhista decorrentes de acidente de trabalho não podem ser incluídos no plano de recuperação extrajudicial.

Continue navegando