Logo Passei Direto
Buscar

Exercício Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Psicomotricidade

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Ao estudarmos sobre a infância na Idade Moderna, a partir do século XVI, com o final da Idade Média e o início da Idade Moderna, as concepções sobre como educar as crianças foram redimensionadas, principalmente em decorrência das transformações econômicas e políticas, e do surgimento da sociedade capitalista. Com a Idade Moderna, houve uma profunda transformação do que se conhecia como sociedade originalmente agrária para a capitalista.
Dois movimentos, surgiram nesse período, o qual denominamos de:
A - O Contemporâneo e o Iluminismo.
B - O Renascimento e o Feudalismo.
C - O Iluminismo e Humanismo.
D - O Feudalismo e a Revolução Industrial.
E - O Renascimento e o Iluminismo.

A estrutura psicomotora engloba todos os mecanismos responsáveis pelo deslocamento ou locomoção do indivíduo, além de todo e qualquer movimento produzido por qualquer parte do seu corpo.
Analise as sentenças abaixo e identifique a que corresponde à estrutura psicomotora:
I. andar, correr, pular, saltar, rolar
II. rastejar, engatinhar
III. lançar, subir e descer
A - I, apenas
B - II, apenas
C - I e III apenas
D - II e III apenas
E - I,II e III

As condutas psicomotoras de base são as formas mais elementares do movimento, uma destas condutas, “diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo”.
Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual conduta de base é esta:
a. Respiração.
b. Relaxamento.
c. Equilíbrio.
d. Coordenação Motora Global.
e. Coordenação Motora Fina.

O psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) criou a Teoria Cognitiva para explicar o desenvolvimento Humano. Para ele, o conhecimento se constrói por meio da interação da pessoa com objeto.
Diante desse contexto, podemos afirmar:
A - Caracteriza-se pelo surgimento da capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, sendo esta substituição possível graças à função simbólica.
B - A criança apresenta uma atitude mais ativa e participativa, é capaz de entender algumas palavras, mas produz uma fala imitativa. Nesse período, a inteligência prática é assentada na percepção e na motricidade.
C - Este estágio é capaz de ver a totalidade dos fatos por meio de diferentes ângulos. Conclui e consolida as conservações do número, da substância e do peso. Apesar de ainda trabalhar com objetos, agora representados, sua flexibilidade de pensamento permite inúmeras possibilidades de aprendizagens.
D - Este estágio corresponde aos padrões de pensamento sensório-motor e evoluem para um incremento da capacidade de usar símbolos e imagens dos objetos do ambiente.
E - A criança desenvolve a linguagem, as imagens mentais e jogos simbólicos, assim como muitas habilidades pré-conceituais. Apesar disso, o pensamento e a linguagem estão reduzidos, no geral, ao momento presente e a acontecimentos concretos.

A estrutura psicomotora engloba todos os mecanismos responsáveis pelo deslocamento ou locomoção do indivíduo, além de todo e qualquer movimento produzido por qualquer parte do seu corpo.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A estrutura psicomotora possibilita em todos os níveis o desenvolvimento psicomotor.
Porque Essas unidades básicas, ou seja, o deslocamento e o movimento, são as que oportunizam ao sujeito se locomover, manipular, equilibrar, desenvolver e adequar sua coordenação óculo-manual, além da lateralidade, do ritmo e do relaxamento.
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.

Considerando a história da legislação brasileira sobre a educação de crianças pequenas, temos acesso a inúmeras informações importantes acerca das concepções sobre as formas de atendimento a elas.
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
( )Na realidade brasileira, as instituições pré-escolares foram chamadas de jardins de infância.
( )A educação de crianças pequenas começou com caráter assistencialista, na metade do século XIX, em decorrência do capitalismo, que também nascia no país.
( )As instituições privadas, que atendiam às crianças ricas, receberam o nome de asilo, e as que atendiam às crianças pobres receberam o nome de creche, reforçando a ideia de que essa última é uma entidade assistencialista, destinada a combater a pobreza.
( )O desenvolvimento da Educação no Ensino Fundamental no Brasil passou pela defesa de uma concepção de atendimento em creches e jardins de infância mais assistencialista do que educativa, sendo sempre atrelada à classe social das crianças.
A - F, V, F, V, F
B - V, F, V, F, V
C - V, V, F, F, V
D - F, F, V, F, F
E - V, V, V, V, F

Harrow (1972), fez uma análise sobre o homem primitivo, ressaltando como o desafio de sua sobrevivência estava ligado ao desenvolvimento psicomotor.
Sobre o desempenho e a importância da psicomotricidade analise as sentenças abaixo.
I. Os estudos da psicomotricidade compreendem que o indivíduo não é feito de uma só vez, mas se constrói, através da interação com o meio e de suas próprias realizações.
II. O papel fundamental da psicomotricidade é o movimento, um suporte que ajuda a criança a adquirir o conhecimento de mundo que a rodeia através de seu corpo, de suas percepções e sensações.
III. A psicomotricidade se propõe a permitir ao homem sentir-se bem na sua pele, permitir que se assuma como realidade corporal, possibilitando-lhe a livre expressão de seu ser.
A - As alternativas I e II apenas
B - As alternativas II e III apenas
C - As alternativas I e III apenas
D - Somente alternativa II
E - I, II e III

Considerando as Tendências presentes nas escolas de Educação Infantil, na prática das escolas brasileiras de Educação Infantil, segundo Kramer (1993), é possível perceber três tendências que fundamentam as ações dos profissionais e, inclusive, as atividades ofertadas às crianças.
Assinale a alternativa correspondente a cada tendência proposta por Kramer:
I. Tendência crítica
II. Tendência romântica
III. Tendência cognitiva
A - I, III, II
B - II, III, I
C - III, I, II
D - I, II, III
E - II, I, III

Do século V ao século XV, o continente europeu se encontrava em uma época agrária, na qual os donos da terra (feudos),os chamados senhores feudais, dominavam a riqueza, enquanto os vassalos trabalhavam para manter a hierárquica condição, em uma relação de servidão para com o senhor feudal.
Observe as alternativas abaixo, destacando aquela que melhor apresenta as características da Educação Infantil na Idade Média:
A - A educação desempenhou um importante papel na formação de profissionais técnicos de diversas especialidades, visando suprir essa demanda criada pelo mercado de trabalho moderno, devido à construção de muitas indústrias.
B - As crianças ficavam sobre a responsabilidade de instituições religiosas, que assumiam a função de fazer com que o enjeitado tivesse um ofício quando crescesse.
C - Educação Infantil sempre foi entendida como um papel das famílias, sobretudo das mulheres. Sendo assim, desde o nascimento até os primeiros meses de vida, a criança era cuidada pelas mulheres da família.
D - Foram criadas instituições formais, que não tinham propostas pedagógicas. A maioria das atividades realizadas nesses estabelecimentos era voltada para a obtenção de bons hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores religiosos.
E - Nenhuma das alternativas está correta.

Veja: “A coordenação global diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo.
A partir da definição e conceituação do que consiste a coordenação motora global, identifique a atividade que estimula o desenvolvimento dessa estrutura psicomotora:
A - Dormir
B - Falar
C - Pular corda
D - Cantar
E - Assistir TV deitado(a)

Uma criança com grandes problemas de esquema corporal manifesta, normalmente, dificuldade na coordenação dos movimentos, apresentando uma turbações do esquema corporal.
A sequência correta é:
( ) As dificuldades em se locomover em um espaço predeterminado e em situar-se em um tempo, são exemplos de perturbações do esquema corporal.
( ) Quando a criança se recorda das coordenadas de espaço, como: em cima, embaixo, ao lado, linhas horizontais, verticais pode-se dizer que ela tem perturbação do esquema corporal.
( ) As confusões da criança entre direita e esquerda são exemplos de perturbações do esquema corporal.
A - V, F, V, F, F
B - F, V, V, F, F
C - V, V, F, F, F
D - V, V, V, F, F
E - V, V, V, F, V

A coordenação global diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo. Esse equilíbrio está subordinado às sensações proprioceptivas cinestésicas e labirínticas. Através da movimentação e da experimentação, o indivíduo procura seu eixo corporal, adaptando-se e buscando um equilíbrio cada vez melhor, consequentemente, vai coordenando seus movimentos e se conscientizando de seu corpo e das posturas.
A partir da definição e conceituação do que consiste a coordenação motora global, analise as sentenças e quais delas estimulam o desenvolvimento dessa estrutura psicomotora.
I. Dormir;
II. Falar;
III. Pular corda;
A - Somente na afirmativa I.
B - Apenas nas afirmativas II e III.
C - Apenas nas afirmativas I e II.
D - Apenas na afirmativa III.
E - As afirmativas I, II e III estão corretas.

A Constituição promulgada em 1988 lançou uma visão diferente da que havia acerca do atendimento a crianças pequenas: opondo-se à visão tradicional de favor prestado às classes menos favorecidas e de período preparatório, a creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, 'um direito da família e um dever do Estado.'
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), seção II, Artigo 29, a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade:
A - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, independente da ação da família e da comunidade.
B - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, apenas em seus aspectos psicológico e intelectual, complementando a ação da família e da comunidade.
C - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
D - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 (seis) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
E - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 (seis) anos de idade, em seus aspectos corporal, psicológico, mental e espiritual, complementando a ação da família e da comunidade.

É importante destacar que estamos vivendo um período de grandes reflexões sobre o que se entende por Educação Infantil no Brasil. Considera-se, nos meios educacionais, que há consenso de que é necessário que a educação para crianças pequenas promova a integração entre os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais, concebendo-as como seres indivisíveis e completos.
O fato de as crianças frequentarem, cada vez mais, as creches e pré-escolas coloca, para a Educação Infantil, dois grandes desafios:
A - O primeiro é criar subsídios para o credenciamento e funcionamento de instituições de Educação Infantil. E, o segundo, é criar o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – Proinfantil.
B - O primeiro é propor uma reflexão sobre as creches e pré-escolas no Brasil, definindo a situação atual, com fundamentação sobre as concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional da Educação Infantil. E, o segundo, é elaborar concepções que definam os objetivos gerais da Educação Infantil em nosso país.
C - Primeiro, é preciso garantir uma oferta de educação de qualidade. Segundo, não se pode permitir que, com isso, atinja-se somente uma classe social, em detrimento da outra – destacando-se, aqui, a questão da oferta pública, principalmente da oferta e da qualidade.
D - O primeiro é favorecer os processos de construção da identidade e da autonomia das crianças. E, o segundo, é criar objetivos que irão indicar alguns caminhos para a educação de crianças, de forma a auxiliá-las em seu desenvolvimento pleno.
E - O primeiro é dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. E, o segundo, a matrícula obrigatória na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março, do ano em que ocorrer a matrícula.

Leia: 'A educação psicomotora tem sido enfatizada em várias instituições escolares, aplicada principalmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de uma série de atividades, Principalmente, exercícios psicomotores, jogos e brincadeiras, procura promover o completo desenvolvimento físico, mental, afetivo e social.'
A partir da citação apresentada, marque a sentença que imprime a responsabilidade do professor em relação aos seus alunos no que tange aos aspectos da psicomotricidade:
A - O professor precisa promover uma série aleatória e imprevisível de atividades (quer sejam jogos, brincadeiras ou exercícios).
B - O professor precisa ter tido vivência com Crossfit pois o foco na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental consiste no condicionamento físico de movimentos funcionais.
C - O professor precisa ter muito claro qual o caminho a seguir, quais as necessidades de seus alunos naquela etapa do desenvolvimento em que se encontram e o que pretende alcançar com a realização de determinada atividade, ou melhor, se sua proposta de trabalho está realmente de acordo com as necessidades daquele grupo.
D - Na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental o foco das ações do professor deve ser o desenvolvimento motor. Já nas séries posteriores como anos finais do Ensino Fundamental e Médio as ações devem visar o desenvolvimento psico.
E - Toda e qualquer ação da escola ou do professor é válida. Não necessariamente as aulas do professor precisam ter intencionalidade, pois o que propor já será valido ao desenvolvimento dos alunos.

No documento conhecido como (RCNEI), cujo significado é: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; no qual está inserido um conjunto de referenciais e orientações pedagógicas que visam contribuir com a implantação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras.
Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, identifique nas proposições o objetivo desse documento, bem como a idade das crianças que deve ser contemplada com as referências e as orientações.
A - Tem como objetivo 'orientar as crianças de 11 a 15 anos no desenvolvimento para a fase adulta.'
B - Tem como objetivo 'servir de guia para a docência de profissionais que atuam para o desenvolvimento de crianças de 4 a 6 anos.'
C - Tem como objetivo de 'servir como guia para os profissionais que atuam diretamente com as crianças de 0 a 4 anos.'
D - Tem como objetivo de 'servir como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos.'
E - Tem como objetivo orientar os cuidadores das crianças de creches, para que eles possam desenvolver o seu.

O panorama geral de discriminação das crianças e a persistente negação de seus direitos, que tem como consequência o aprofundamento da exclusão social, precisam ser combatidos com uma política que promova inclusão, combata a miséria e coloque a educação de todos no campo dos direitos.
O Ministério da Educação elaborou um Plano Nacional de Educação Infantil no qual apresenta diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área da Educação Infantil. Esse documento foi criado especificamente para contribuir com:
A - A formação das crianças desde o seu nascimento até a idade de 3 anos, proporcionando a todas as crianças atividades que desenvolvam as suas primeiras noções cognitivas.
B - O intuito de contribuir para um processo autoritário para as políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 4 anos.
C - O intuito de contribuir para um processo democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos.
D - O intuito de deixar de lado a preocupação que tanto se tem em proporcionar uma educação de qualidade para as crianças de 0 a 6 anos.
E - O intuito de proporcionar as creches e jardins de infância uma infraestrutura apropriada que atenda aos alunos de 0 a 6 anos.

Lopes (2010) afirma que existem onze funções psicomotoras. São elas: respiração, relaxamento, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora global, coordenação motora fina, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal e ritmo. Todas elas se estruturam paralelamente ao desenvolvimento do indivíduo e dependem do processo de maturação do organismo, das habilidades psíquicas, físicas e estimulações adequadas, provenientes do meio no qual o indivíduo está inserido.
A partir dessa consideração, assinale a sentença que corresponde a ideia de Lopes (2010).
A - As estruturas psicomotoras se desenvolvem de forma distinta do desenvolvimento do indivíduo, pois dependem unicamente da maturação nervosa.
B - A respiração, relaxamento, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora global, coordenação motora fina, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal e ritmo dependem da maturação nervosa para se desenvolver.
C - Tanto as estruturas psicomotoras como o desenvolvimento do indivíduo se desenvolve por um conjunto de fatores: a) maturação do organismo; b) habilidades psíquicas, físicas e d) estimulações adequadas e advindas do meio social.
D - As estruturas psicomotoras são desenvolvidas de forma paralela com o desenvolvimento do indivíduo. Isso acontece porque o social (com seus estímulos) é mais importante e relevante do que a maturação nervosa.
E - Nada é proveniente do meio no qual o indivíduo está inserido. Tanto as estruturas psicomotoras como o desenvolvimento do indivíduo se desenvolve a far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e oferecida em nível médio, na modalidade normal.

De acordo com a BNCC, na etapa da Educação Infantil, parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças. Ainda, é preciso acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, realizando a observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo – suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens.
Partindo do ponto de vista desse documento, que aponta uma concepção de Avaliação na Educação Infantil que busca articular os saberes do professor e a promoção do desenvolvimento integral das crianças, é correto afirmar que:
A - Os relatórios de observação individual do aluno devem ser produzidos anualmente em escalas numéricas e comparativas.
B - Os instrumentos avaliativos são obrigatórios, indicam a terminalidade da Educação Infantil e a promoção ou não para o Ensino Fundamental.
C - As avaliações são realizadas por meio de diferentes registros, feitos tanto pelos professores quanto pelas crianças. Sendo assim torna-se possível reunir elementos para reorganizar a aprendizagem.
D - Segue os parâmetros do Ensino Básico, estipulados pela LDB 93,94/96, em que avalia a potencialidade de cada criança.
E - As avaliações são quantitativas no âmbito afetivo, cognitivo e do desenvolvimento motor dos alunos.

O mundo contemporâneo exige de todos os profissionais, um esforço para se atualizar, se tornar mais dinâmico e muito mais competente, sem deixar de lado os seus estudos e a prática, principalmente no processo de ensino e de aprendizagem. É necessário considerar muitos fatores que podem interferir neste processo e um deles são os fatores ambientais. O ambiente em que a criança vive e as interações que são proporcionadas a ela são fatores importantes em seu desenvolvimento como um todo. Sendo assim, não podemos deixar de destacar nestes fatores ambientais a importância de uma alimentação saudável e nutritiva. Uma alimentação que não seja adequada pode interferir e muito no processo de aprender.
Sendo assim, podemos destacar questões que são fundamentais para a alimentação e o desenvolvimento da criança e a aprendizagem desta como:
I. Na época da formação dos neurônios, uma alimentação inadequada pode acarretar prejuízos muito grandes para a criança, tanto no número de células nervosas, quanto no processo de mielinização.
II. A única fase em que a criança não é afetada pela nutrição é a gestação, pois há muitos nutrientes em que ela necessita para o seu desenvolvimento no organismo materno.
III. Outra fase se refere à época das aprendizagens escolares, nas quais uma carência alimentar pode afetar a capacidade de aprender.
A - Apenas a afirmativa I está correta.
B - Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C - Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
D - Apenas a afirmativa II está correta.
E - As afirmativas I, II e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Ao estudarmos sobre a infância na Idade Moderna, a partir do século XVI, com o final da Idade Média e o início da Idade Moderna, as concepções sobre como educar as crianças foram redimensionadas, principalmente em decorrência das transformações econômicas e políticas, e do surgimento da sociedade capitalista. Com a Idade Moderna, houve uma profunda transformação do que se conhecia como sociedade originalmente agrária para a capitalista.
Dois movimentos, surgiram nesse período, o qual denominamos de:
A - O Contemporâneo e o Iluminismo.
B - O Renascimento e o Feudalismo.
C - O Iluminismo e Humanismo.
D - O Feudalismo e a Revolução Industrial.
E - O Renascimento e o Iluminismo.

A estrutura psicomotora engloba todos os mecanismos responsáveis pelo deslocamento ou locomoção do indivíduo, além de todo e qualquer movimento produzido por qualquer parte do seu corpo.
Analise as sentenças abaixo e identifique a que corresponde à estrutura psicomotora:
I. andar, correr, pular, saltar, rolar
II. rastejar, engatinhar
III. lançar, subir e descer
A - I, apenas
B - II, apenas
C - I e III apenas
D - II e III apenas
E - I,II e III

As condutas psicomotoras de base são as formas mais elementares do movimento, uma destas condutas, “diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo”.
Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual conduta de base é esta:
a. Respiração.
b. Relaxamento.
c. Equilíbrio.
d. Coordenação Motora Global.
e. Coordenação Motora Fina.

O psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) criou a Teoria Cognitiva para explicar o desenvolvimento Humano. Para ele, o conhecimento se constrói por meio da interação da pessoa com objeto.
Diante desse contexto, podemos afirmar:
A - Caracteriza-se pelo surgimento da capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, sendo esta substituição possível graças à função simbólica.
B - A criança apresenta uma atitude mais ativa e participativa, é capaz de entender algumas palavras, mas produz uma fala imitativa. Nesse período, a inteligência prática é assentada na percepção e na motricidade.
C - Este estágio é capaz de ver a totalidade dos fatos por meio de diferentes ângulos. Conclui e consolida as conservações do número, da substância e do peso. Apesar de ainda trabalhar com objetos, agora representados, sua flexibilidade de pensamento permite inúmeras possibilidades de aprendizagens.
D - Este estágio corresponde aos padrões de pensamento sensório-motor e evoluem para um incremento da capacidade de usar símbolos e imagens dos objetos do ambiente.
E - A criança desenvolve a linguagem, as imagens mentais e jogos simbólicos, assim como muitas habilidades pré-conceituais. Apesar disso, o pensamento e a linguagem estão reduzidos, no geral, ao momento presente e a acontecimentos concretos.

A estrutura psicomotora engloba todos os mecanismos responsáveis pelo deslocamento ou locomoção do indivíduo, além de todo e qualquer movimento produzido por qualquer parte do seu corpo.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A estrutura psicomotora possibilita em todos os níveis o desenvolvimento psicomotor.
Porque Essas unidades básicas, ou seja, o deslocamento e o movimento, são as que oportunizam ao sujeito se locomover, manipular, equilibrar, desenvolver e adequar sua coordenação óculo-manual, além da lateralidade, do ritmo e do relaxamento.
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.

Considerando a história da legislação brasileira sobre a educação de crianças pequenas, temos acesso a inúmeras informações importantes acerca das concepções sobre as formas de atendimento a elas.
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
( )Na realidade brasileira, as instituições pré-escolares foram chamadas de jardins de infância.
( )A educação de crianças pequenas começou com caráter assistencialista, na metade do século XIX, em decorrência do capitalismo, que também nascia no país.
( )As instituições privadas, que atendiam às crianças ricas, receberam o nome de asilo, e as que atendiam às crianças pobres receberam o nome de creche, reforçando a ideia de que essa última é uma entidade assistencialista, destinada a combater a pobreza.
( )O desenvolvimento da Educação no Ensino Fundamental no Brasil passou pela defesa de uma concepção de atendimento em creches e jardins de infância mais assistencialista do que educativa, sendo sempre atrelada à classe social das crianças.
A - F, V, F, V, F
B - V, F, V, F, V
C - V, V, F, F, V
D - F, F, V, F, F
E - V, V, V, V, F

Harrow (1972), fez uma análise sobre o homem primitivo, ressaltando como o desafio de sua sobrevivência estava ligado ao desenvolvimento psicomotor.
Sobre o desempenho e a importância da psicomotricidade analise as sentenças abaixo.
I. Os estudos da psicomotricidade compreendem que o indivíduo não é feito de uma só vez, mas se constrói, através da interação com o meio e de suas próprias realizações.
II. O papel fundamental da psicomotricidade é o movimento, um suporte que ajuda a criança a adquirir o conhecimento de mundo que a rodeia através de seu corpo, de suas percepções e sensações.
III. A psicomotricidade se propõe a permitir ao homem sentir-se bem na sua pele, permitir que se assuma como realidade corporal, possibilitando-lhe a livre expressão de seu ser.
A - As alternativas I e II apenas
B - As alternativas II e III apenas
C - As alternativas I e III apenas
D - Somente alternativa II
E - I, II e III

Considerando as Tendências presentes nas escolas de Educação Infantil, na prática das escolas brasileiras de Educação Infantil, segundo Kramer (1993), é possível perceber três tendências que fundamentam as ações dos profissionais e, inclusive, as atividades ofertadas às crianças.
Assinale a alternativa correspondente a cada tendência proposta por Kramer:
I. Tendência crítica
II. Tendência romântica
III. Tendência cognitiva
A - I, III, II
B - II, III, I
C - III, I, II
D - I, II, III
E - II, I, III

Do século V ao século XV, o continente europeu se encontrava em uma época agrária, na qual os donos da terra (feudos),os chamados senhores feudais, dominavam a riqueza, enquanto os vassalos trabalhavam para manter a hierárquica condição, em uma relação de servidão para com o senhor feudal.
Observe as alternativas abaixo, destacando aquela que melhor apresenta as características da Educação Infantil na Idade Média:
A - A educação desempenhou um importante papel na formação de profissionais técnicos de diversas especialidades, visando suprir essa demanda criada pelo mercado de trabalho moderno, devido à construção de muitas indústrias.
B - As crianças ficavam sobre a responsabilidade de instituições religiosas, que assumiam a função de fazer com que o enjeitado tivesse um ofício quando crescesse.
C - Educação Infantil sempre foi entendida como um papel das famílias, sobretudo das mulheres. Sendo assim, desde o nascimento até os primeiros meses de vida, a criança era cuidada pelas mulheres da família.
D - Foram criadas instituições formais, que não tinham propostas pedagógicas. A maioria das atividades realizadas nesses estabelecimentos era voltada para a obtenção de bons hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores religiosos.
E - Nenhuma das alternativas está correta.

Veja: “A coordenação global diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo.
A partir da definição e conceituação do que consiste a coordenação motora global, identifique a atividade que estimula o desenvolvimento dessa estrutura psicomotora:
A - Dormir
B - Falar
C - Pular corda
D - Cantar
E - Assistir TV deitado(a)

Uma criança com grandes problemas de esquema corporal manifesta, normalmente, dificuldade na coordenação dos movimentos, apresentando uma turbações do esquema corporal.
A sequência correta é:
( ) As dificuldades em se locomover em um espaço predeterminado e em situar-se em um tempo, são exemplos de perturbações do esquema corporal.
( ) Quando a criança se recorda das coordenadas de espaço, como: em cima, embaixo, ao lado, linhas horizontais, verticais pode-se dizer que ela tem perturbação do esquema corporal.
( ) As confusões da criança entre direita e esquerda são exemplos de perturbações do esquema corporal.
A - V, F, V, F, F
B - F, V, V, F, F
C - V, V, F, F, F
D - V, V, V, F, F
E - V, V, V, F, V

A coordenação global diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo. Esse equilíbrio está subordinado às sensações proprioceptivas cinestésicas e labirínticas. Através da movimentação e da experimentação, o indivíduo procura seu eixo corporal, adaptando-se e buscando um equilíbrio cada vez melhor, consequentemente, vai coordenando seus movimentos e se conscientizando de seu corpo e das posturas.
A partir da definição e conceituação do que consiste a coordenação motora global, analise as sentenças e quais delas estimulam o desenvolvimento dessa estrutura psicomotora.
I. Dormir;
II. Falar;
III. Pular corda;
A - Somente na afirmativa I.
B - Apenas nas afirmativas II e III.
C - Apenas nas afirmativas I e II.
D - Apenas na afirmativa III.
E - As afirmativas I, II e III estão corretas.

A Constituição promulgada em 1988 lançou uma visão diferente da que havia acerca do atendimento a crianças pequenas: opondo-se à visão tradicional de favor prestado às classes menos favorecidas e de período preparatório, a creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, 'um direito da família e um dever do Estado.'
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), seção II, Artigo 29, a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade:
A - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, independente da ação da família e da comunidade.
B - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, apenas em seus aspectos psicológico e intelectual, complementando a ação da família e da comunidade.
C - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
D - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 (seis) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
E - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 (seis) anos de idade, em seus aspectos corporal, psicológico, mental e espiritual, complementando a ação da família e da comunidade.

É importante destacar que estamos vivendo um período de grandes reflexões sobre o que se entende por Educação Infantil no Brasil. Considera-se, nos meios educacionais, que há consenso de que é necessário que a educação para crianças pequenas promova a integração entre os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais, concebendo-as como seres indivisíveis e completos.
O fato de as crianças frequentarem, cada vez mais, as creches e pré-escolas coloca, para a Educação Infantil, dois grandes desafios:
A - O primeiro é criar subsídios para o credenciamento e funcionamento de instituições de Educação Infantil. E, o segundo, é criar o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – Proinfantil.
B - O primeiro é propor uma reflexão sobre as creches e pré-escolas no Brasil, definindo a situação atual, com fundamentação sobre as concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional da Educação Infantil. E, o segundo, é elaborar concepções que definam os objetivos gerais da Educação Infantil em nosso país.
C - Primeiro, é preciso garantir uma oferta de educação de qualidade. Segundo, não se pode permitir que, com isso, atinja-se somente uma classe social, em detrimento da outra – destacando-se, aqui, a questão da oferta pública, principalmente da oferta e da qualidade.
D - O primeiro é favorecer os processos de construção da identidade e da autonomia das crianças. E, o segundo, é criar objetivos que irão indicar alguns caminhos para a educação de crianças, de forma a auxiliá-las em seu desenvolvimento pleno.
E - O primeiro é dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. E, o segundo, a matrícula obrigatória na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março, do ano em que ocorrer a matrícula.

Leia: 'A educação psicomotora tem sido enfatizada em várias instituições escolares, aplicada principalmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de uma série de atividades, Principalmente, exercícios psicomotores, jogos e brincadeiras, procura promover o completo desenvolvimento físico, mental, afetivo e social.'
A partir da citação apresentada, marque a sentença que imprime a responsabilidade do professor em relação aos seus alunos no que tange aos aspectos da psicomotricidade:
A - O professor precisa promover uma série aleatória e imprevisível de atividades (quer sejam jogos, brincadeiras ou exercícios).
B - O professor precisa ter tido vivência com Crossfit pois o foco na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental consiste no condicionamento físico de movimentos funcionais.
C - O professor precisa ter muito claro qual o caminho a seguir, quais as necessidades de seus alunos naquela etapa do desenvolvimento em que se encontram e o que pretende alcançar com a realização de determinada atividade, ou melhor, se sua proposta de trabalho está realmente de acordo com as necessidades daquele grupo.
D - Na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental o foco das ações do professor deve ser o desenvolvimento motor. Já nas séries posteriores como anos finais do Ensino Fundamental e Médio as ações devem visar o desenvolvimento psico.
E - Toda e qualquer ação da escola ou do professor é válida. Não necessariamente as aulas do professor precisam ter intencionalidade, pois o que propor já será valido ao desenvolvimento dos alunos.

No documento conhecido como (RCNEI), cujo significado é: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; no qual está inserido um conjunto de referenciais e orientações pedagógicas que visam contribuir com a implantação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras.
Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, identifique nas proposições o objetivo desse documento, bem como a idade das crianças que deve ser contemplada com as referências e as orientações.
A - Tem como objetivo 'orientar as crianças de 11 a 15 anos no desenvolvimento para a fase adulta.'
B - Tem como objetivo 'servir de guia para a docência de profissionais que atuam para o desenvolvimento de crianças de 4 a 6 anos.'
C - Tem como objetivo de 'servir como guia para os profissionais que atuam diretamente com as crianças de 0 a 4 anos.'
D - Tem como objetivo de 'servir como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos.'
E - Tem como objetivo orientar os cuidadores das crianças de creches, para que eles possam desenvolver o seu.

O panorama geral de discriminação das crianças e a persistente negação de seus direitos, que tem como consequência o aprofundamento da exclusão social, precisam ser combatidos com uma política que promova inclusão, combata a miséria e coloque a educação de todos no campo dos direitos.
O Ministério da Educação elaborou um Plano Nacional de Educação Infantil no qual apresenta diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área da Educação Infantil. Esse documento foi criado especificamente para contribuir com:
A - A formação das crianças desde o seu nascimento até a idade de 3 anos, proporcionando a todas as crianças atividades que desenvolvam as suas primeiras noções cognitivas.
B - O intuito de contribuir para um processo autoritário para as políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 4 anos.
C - O intuito de contribuir para um processo democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos.
D - O intuito de deixar de lado a preocupação que tanto se tem em proporcionar uma educação de qualidade para as crianças de 0 a 6 anos.
E - O intuito de proporcionar as creches e jardins de infância uma infraestrutura apropriada que atenda aos alunos de 0 a 6 anos.

Lopes (2010) afirma que existem onze funções psicomotoras. São elas: respiração, relaxamento, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora global, coordenação motora fina, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal e ritmo. Todas elas se estruturam paralelamente ao desenvolvimento do indivíduo e dependem do processo de maturação do organismo, das habilidades psíquicas, físicas e estimulações adequadas, provenientes do meio no qual o indivíduo está inserido.
A partir dessa consideração, assinale a sentença que corresponde a ideia de Lopes (2010).
A - As estruturas psicomotoras se desenvolvem de forma distinta do desenvolvimento do indivíduo, pois dependem unicamente da maturação nervosa.
B - A respiração, relaxamento, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora global, coordenação motora fina, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal e ritmo dependem da maturação nervosa para se desenvolver.
C - Tanto as estruturas psicomotoras como o desenvolvimento do indivíduo se desenvolve por um conjunto de fatores: a) maturação do organismo; b) habilidades psíquicas, físicas e d) estimulações adequadas e advindas do meio social.
D - As estruturas psicomotoras são desenvolvidas de forma paralela com o desenvolvimento do indivíduo. Isso acontece porque o social (com seus estímulos) é mais importante e relevante do que a maturação nervosa.
E - Nada é proveniente do meio no qual o indivíduo está inserido. Tanto as estruturas psicomotoras como o desenvolvimento do indivíduo se desenvolve a far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e oferecida em nível médio, na modalidade normal.

De acordo com a BNCC, na etapa da Educação Infantil, parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças. Ainda, é preciso acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, realizando a observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo – suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens.
Partindo do ponto de vista desse documento, que aponta uma concepção de Avaliação na Educação Infantil que busca articular os saberes do professor e a promoção do desenvolvimento integral das crianças, é correto afirmar que:
A - Os relatórios de observação individual do aluno devem ser produzidos anualmente em escalas numéricas e comparativas.
B - Os instrumentos avaliativos são obrigatórios, indicam a terminalidade da Educação Infantil e a promoção ou não para o Ensino Fundamental.
C - As avaliações são realizadas por meio de diferentes registros, feitos tanto pelos professores quanto pelas crianças. Sendo assim torna-se possível reunir elementos para reorganizar a aprendizagem.
D - Segue os parâmetros do Ensino Básico, estipulados pela LDB 93,94/96, em que avalia a potencialidade de cada criança.
E - As avaliações são quantitativas no âmbito afetivo, cognitivo e do desenvolvimento motor dos alunos.

O mundo contemporâneo exige de todos os profissionais, um esforço para se atualizar, se tornar mais dinâmico e muito mais competente, sem deixar de lado os seus estudos e a prática, principalmente no processo de ensino e de aprendizagem. É necessário considerar muitos fatores que podem interferir neste processo e um deles são os fatores ambientais. O ambiente em que a criança vive e as interações que são proporcionadas a ela são fatores importantes em seu desenvolvimento como um todo. Sendo assim, não podemos deixar de destacar nestes fatores ambientais a importância de uma alimentação saudável e nutritiva. Uma alimentação que não seja adequada pode interferir e muito no processo de aprender.
Sendo assim, podemos destacar questões que são fundamentais para a alimentação e o desenvolvimento da criança e a aprendizagem desta como:
I. Na época da formação dos neurônios, uma alimentação inadequada pode acarretar prejuízos muito grandes para a criança, tanto no número de células nervosas, quanto no processo de mielinização.
II. A única fase em que a criança não é afetada pela nutrição é a gestação, pois há muitos nutrientes em que ela necessita para o seu desenvolvimento no organismo materno.
III. Outra fase se refere à época das aprendizagens escolares, nas quais uma carência alimentar pode afetar a capacidade de aprender.
A - Apenas a afirmativa I está correta.
B - Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C - Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
D - Apenas a afirmativa II está correta.
E - As afirmativas I, II e III estão corretas.

Prévia do material em texto

Exercício de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Psicomotricidade - Exercício de Fixação 1 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
Ao estudarmos sobre a infância na Idade Moderna, a partir do século XVI, com o final da Idade Média e o início da Idade Moderna, as concepções sobre como educar as crianças foram redimensionadas, principalmente em decorrência das transformações econômicas e políticas, e do surgimento da sociedade capitalista. Com a Idade Moderna, houve uma profunda transformação do que se conhecia como sociedade originalmente agrária para a capitalista. Dois movimentos, surgiram nesse período, o qual denominamos de: 
A - O Contemporâneo e o Iluminismo.cancelRespondida
B - O Renascimento e o Feudalismo.
C - O Iluminismo e Humanismo.
D - O Feudalismo e a Revolução Industrial.
E - O Renascimento e o Iluminismo.check_circleResposta correta
A estrutura psicomotora engloba todos os mecanismos responsáveis pelo deslocamento ou locomoção do indivíduo, além de todo e qualquer movimento produzido por qualquer parte do seu corpo. Por exemplo: com 1 ano, a criança ao ver sua imagem no espelho, toca-o e vira-o, como se quisesse tocar a sua imagem, brincando com ela e fazendo jogos de mímica e de interação. Essas ações acontecem graças à estrutura psicomotora e qualquer que seja o nível ou idade possibilita o desenvolvimento psicomotor. Essa estrutura, então, pode ser considerada como base para o desenvolvimento em todos os aspectos, de toda ordem e natureza do ser humano.
Analise as sentenças abaixo e identifique a que corresponde à estrutura psicomotora:
I. andar, correr, pular, saltar, rolar
II. rastejar, engatinhar
III. lançar, subir e descer
Assinale a alternativa correta:
A - I, apenas
B - II, apenas
C - I e III apenas
D - II e III apenas
E - I,II e IIIcheck_circleResposta correta
As condutas psicomotoras de base são as formas mais elementares do movimento, uma destas condutas, “diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo”. (LOPES, 2010, p.59). Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual conduta de base é esta:
A - Coordenação Motora Fina.
B - Coordenação Motora Global.check_circleResposta correta
C - Equilíbrio.cancelRespondida
D - Relaxamento.
E - Respiração.
Os caminhos da educação infantil no Brasil, passaram por histórias e algumas mudanças na legislação. A valorização infantil e a concepção de infância como é considerada na atualidade foram construídas através dos tempos. Assim, à história da legislação brasileira sobre a educação de crianças pequenas, foi fornecendo informações importantes acerca das concepções sobre as formas de atendimento  a elas. considerando esse contexto, a educação brasileira passou por mudanças em três Leis de Diretrizes e Bases e ao analisar o que cada uma delas oferece sobre a Educação Infantil, podemos verificar que ocorreu um reposicionamento dessa modalidade de ensino, colocando-a na esfera básica da educação nacional. Assinale a alternativa que  corresponde as três leis de diretrizes e bases da educação nacional na legislação brasileira:
A - (Lei n. 5.024/61, Lei n. 5.692/71 e Lei n. 9.394/86)
B - (Lei n. 3.024/61, Lei n. 5.682/71 e Lei n. 9.395/96)
C - (Lei n. 4.024/61, Lei n. 5.692/71 e Lei n. 9.394/96)check_circleResposta correta
D - (Lei n. 4.028/61, Lei n. 5.721/71 e Lei n. 9.394/97)cancelRespondida
E - (Lei n. 4.022/61, Lei n. 5.692/81 e Lei n. 9.384/96)
O psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) criou a Teoria Cognitiva para explicar o desenvolvimento Humano. Para ele, o conhecimento se constrói por meio da interação da pessoa com objeto. A atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento total do organismo. Dessa forma, a interação com os objetos de estudo funciona como uma grande mola propulsora da aprendizagem, em que corpo e mente funcionam de forma indissociável. Um dos estágios mapeados por Jean Piaget, foi o Estágio Operatório Concreto, o qual ocorre dos 7 aos 11 anos. Diante desse contexto, podemos afirmar:
A - Caracteriza-se pelo surgimento da capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, sendo esta substituição possível graças à função simbólica.
B - A criança apresenta uma atitude mais ativa e participativa, é capaz de entender algumas palavras, mas produz uma fala imitativa. Nesse período, a inteligência prática é assentada na percepção e na motricidade.
C - Este estágio é capaz de ver a totalidade dos fatos por meio de diferentes ângulos. Conclui e consolida as conservações do número, da substância e do peso. Apesar de ainda trabalhar com objetos, agora representados, sua flexibilidade de pensamento permite inúmeras possibilidades de aprendizagens.check_circleResposta correta
D - Este estágio corresponde aos padrões de pensamento sensório-motor e evoluem para um incremento da capacidade de usar símbolos e imagens dos objetos do ambiente.cancelRespondida
E - A criança desenvolve a linguagem, as imagens mentais e jogos simbólicos, assim como muitas habilidades pré-conceituais. Apesar disso, o pensamento e a linguagem estão reduzidos, no geral, ao momento presente e a acontecimentos concretos.
A estrutura psicomotora engloba todos os mecanismos responsáveis pelo deslocamento ou locomoção do indivíduo, além de todo e qualquer movimento produzido por qualquer parte do seu corpo. Essa estrutura é a base para o desenvolvimento em todos os aspectos, de toda ordem e natureza do ser humano.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
A estrutura psicomotora possibilita em todos os níveis o desenvolvimento psicomotor.
Porque
Essas unidades básicas, ou seja, o deslocamento e o movimento, são as que oportunizam ao sujeito se locomover, manipular, equilibrar, desenvolver e adequar sua coordenação óculo-manual, além da lateralidade, do ritmo e do relaxamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.check_circleResposta correta
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.
Considerando a história da legislação brasileira sobre a educação de crianças pequenas, temos acesso a inúmeras informações importantes acerca das concepções sobre as formas de atendimento a elas.  Onde podemos conhecer as  Leis de Diretrizes e Bases e analisar o que cada uma delas nos oferece sobre a Educação Infantil. Temos o reposicionamento da educação infantil, onde essa modalidade de ensino, coloca- se  na esfera básica da educação nacional. De acordo com o conceito apresentado, analise as informações. 
 
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
· (   )A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
· (   )Na realidade brasileira, as instituições pré-escolares foram chamadas de jardins de infância.
· (   )A educação de crianças pequenas começou com caráter assistencialista, na metade do século XIX, em decorrência do capitalismo, que também nascia no país.
· (   )As instituições privadas, que atendiam às crianças ricas, receberam o nome de asilo, e as que atendiam às crianças pobres receberam o nome de creche, reforçando a ideia de que essa última é uma entidade assistencialista, destinada a combater a pobreza.
· (   )O desenvolvimento da Educação no Ensino Fundamental no Brasil passou pela defesa de uma concepção de atendimento em creches e jardins de infância mais assistencialista do que educativa, sendo sempre atrelada à classe social das crianças.
A sequênciacorreta é:
A - F, V, F, V, F
B - V, F, V, F, V
C - V, V, F, F, VcancelRespondida
D - F, F, V, F, F
E - V, V, V, V, Fcheck_circleResposta correta
Harrow (1972), fez uma análise sobre o homem primitivo, ressaltando como o desafio de sua sobrevivência estava ligado ao desenvolvimento psicomotor. As atividades básicas consistiam em caça, pesca e colheita de alimentos e, para isto, os objetivos psicomotores eram essenciais para a continuação da existência do grupo. Sobre o desempenho e a importância da psicomotricidade analise as  sentenças  abaixo. 
I. Os estudos da psicomotricidade compreendem que o indivíduo não é feito de uma só vez, mas se constrói, através da interação com o meio e de suas próprias realizações.
II. O papel fundamental da psicomotricidade é o movimento, um suporte que ajuda a criança a adquirir o conhecimento de mundo que a rodeia através de seu corpo, de suas percepções e sensações.
III. A psicomotricidade se propõe a permitir ao homem sentir-se bem na sua pele, permitir que se assuma como realidade corporal, possibilitando-lhe a livre expressão de seu ser.
Assinale a alternativa correta:
A - As alternativas I e II apenas
B - As alternativas II e III apenas
C - As alternativas I e III apenas
D - Somente alternativa IIcancelRespondida
E - I, II e III.check_circleResposta correta
Considerando as Tendências presentes nas escolas de Educação Infantil, na prática das escolas brasileiras de Educação Infantil, segundo  Kramer (1993), é possível perceber três tendências que fundamentam as  ações dos profissionais e, inclusive, as atividades ofertadas às crianças. Assinale a alternativa correspondente a cada tendência proposta por Kramer: 
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
I. Tendência crítica
II. Tendência romântica
III. Tendência cognitiva
(   )Essa tendência se propõe investigar como a criança pensa e constrói sua noção sobre o mundo por meio da interação com os objetos. Defende a ideia de que ela precisa de materiais concretos para interagir e construir seu conhecimento por meio das experiências.
(   )Destaca a importância das experiências infantis serem contextualizadas com a realidade cultural, uma vez que não é possível separar cultura e meio ambiente da realidade infantil.
(   )A proposta da tendência romântica é a de construir um currículo que tenha por base as atividades.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - I, III, II
B - II, III, I
C - III, I, IIcheck_circleResposta correta
D - I, II, III
E - II, I, III
Do século V ao século XV, o continente europeu se encontrava em uma época agrária, na qual os donos da terra (feudos),os chamados senhores feudais, dominavam a riqueza, enquanto os vassalos trabalhavam para manter a hierárquica condição, em uma relação de servidão para com o senhor feudal. Foi também nessa época que a Igreja detinha um grande poder sobre as pessoas, influenciando as decisões. Ao longo dos séculos, as sociedades foram construindo formas de educar suas crianças. Observe as alternativas abaixo, destacando aquela que melhor apresenta as características da Educação Infantil na Idade Média:
A - A educação desempenhou um importante papel na formação de profissionais técnicos de diversas especialidades, visando suprir essa demanda criada pelo mercado de trabalho moderno, devido à construção de muitas indústrias.
B - As crianças ficavam sobre a responsabilidade de instituições religiosas, que assumiam a função de fazer com que o enjeitado tivesse um ofício quando crescesse.
C - Educação Infantil sempre foi entendida como um papel das famílias, sobretudo das mulheres. Sendo assim, desde o nascimento até os primeiros meses de vida, a criança era cuidada pelas mulheres da família.check_circleResposta correta
D - Foram criadas instituições formais, que não tinham propostas pedagógicas. A maioria das atividades realizadas nesses estabelecimentos era voltada para a obtenção de bons hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores religiosos.cancelRespondida
E - Nenhuma das alternativas está correta.
Veja:
“A coordenação global diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo. Esse equilíbrio está subordinado às sensações proprioceptivas cinestésicas e labirínticas. Através da movimentação e da experimentação, o indivíduo procura seu eixo corporal, adaptando-se e buscando um equilíbrio cada vez melhor, consequentemente, vai coordenando seus movimentos e se conscientizando de seu corpo e das posturas. Quanto maior o equilíbrio, mais econômica será a atividade do sujeito e mais coordenadas serão suas ações”.  (LOPES, V. G. Fundamentos da educação psicomotora. Curitiba: Editora Fael, 2010).
A partir da definição e conceituação do que consiste a coordenação motora global, identifique a atividade que estimula o desenvolvimento dessa estrutura psicomotora:
A - Dormir
B - FalarcancelRespondida
C - Pular cordacheck_circleResposta correta
D - Cantar
E - Assistir TV deitado(a)
As condutas psicomotoras de base são as formas mais elementares do movimento. Elas fazem parte da evolução neurológica da estrutura psicomotora.  Insere-se aqui a respiração, o relaxamento, o equilíbrio e a coordenação motora global e fina. Elas acompanham o desenvolvimento da criança, como o engatinhar, sentar e levantar, rolar, andar, lançar, apanhar, pegar, transportar objetos, subir e descer.
Sobre evolução neurológica da estrutura psicomotora, é correto afirmar que:
A - O controle respiratório é uma importante função corporal sujeita a um controle automático por parte do sistema nervoso. Ela melhora o equilíbrio, a concentração, a atenção, o diálogo tônico e diminui a ansiedade.check_circleResposta correta
B - A coordenação motora fina diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo. Esse equilíbrio está subordinado às sensações proprioceptivas cinestésicas e labirínticas.
C -  A coordenação global diz respeito à habilidade e à destreza manual e constitui um aspecto particular da coordenação global, pois temos que ter condições de desenvolver formas diversas de pegar os diferentes objetos.
D - O equilíbrio, a concentração, a atenção, diz respeito à atividade dos grandes músculos.
E - A melhora do diálogo tônico e diminuição da ansiedade diz à destreza manual.
Leia:
“Uma criança com grandes problemas de esquema corporal manifesta, normalmente, dificuldade na coordenação dos movimentos, apresentando uma certa lentidão que dificulta a realização de gestos harmoniosos simples – abotoar uma roupa, andar de bicicleta, jogar bola –, por falta de domínio de seu corpo em ação. Às vezes, ela consegue realizar alguns movimentos, mas como não planeja seus gestos ao agir, desprende tanto esforço nessas ações que logo acaba desestimulando-se”.
(LOPES, V. G. Fundamentos da educação psicomotora. Curitiba: Editora Fael, 2010).
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
· (   )Existem algumas crianças que não têm consciência de seu próprio corpo, por isso, manifestam dificuldade na coordenação dos movimentos.
· (   )Algumas crianças apresentam um conhecimento pobre de seu corpo. Para elas, a representação e nominação das diferentes partes do corpo são, muitas vezes, difíceis, por isso, manifestam perturbações do esquema corporal.
· (   )As dificuldades em se locomover em um espaço predeterminado e em situar-se em um tempo, são exemplos de perturbações do esquema corporal.
· (   )Quando a criança se recorda das coordenadas de espaço, como: em cima, embaixo, ao lado, linhas horizontais, verticais pode-se dizer que ela tem perturbação do esquema corporal.
· (   )As confusões da criança entre direita e esquerda são exemplos de perturbações do esquema corporal.
A sequência correta é:
A - V, F, V, F, F
B - F, V, V, F, F
C - V, V, F, F,FcancelRespondida
D - V, V, V, F, F
E - V, V, V, F, Vcheck_circleResposta correta
Veja:
“A coordenaçãoglobal diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo. Esse equilíbrio está subordinado às sensações proprioceptivas cinestésicas e labirínticas. Através da movimentação e da experimentação, o indivíduo procura seu eixo corporal, adaptando-se e buscando um equilíbrio cada vez melhor, consequentemente, vai coordenando seus movimentos e se conscientizando de seu corpo e das posturas. Quanto maior o equilíbrio, mais econômica será a atividade do sujeito e mais coordenadas serão suas ações”.  (LOPES, V. G. Fundamentos da educação psicomotora. Curitiba: Editora Fael, 2010).
A partir da definição e conceituação do que consiste a coordenação motora global, analise  as sentenças  e quais delas estimulam o desenvolvimento dessa estrutura psicomotora.
I. Dormir;
II. Falar;
III. Pular corda;
Assinale a alternativa correta:
A - Somente na afirmativa I. 
B - Apenas nas afirmativas II e III.
C - Apenas nas afirmativas I e II.
D - Apenas na afirmativa III.check_circleResposta correta
E - As afirmativas I, II e III estão corretas.
A Constituição promulgada em 1988 lançou uma visão diferente da que havia acerca do atendimento a crianças pequenas: opondo-se à visão tradicional de favor prestado às classes menos favorecidas e de período preparatório, a creche passou a ser reconhecida como uma instituição educativa, “um direito da família e um dever do Estado." A Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, trouxe a primeira grande atenção em relação à diferença da ideia de atendimento oferecido às crianças pequenas. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), seção II, Artigo 29, a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade:
A - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, independente da ação da família e da comunidade.  
B - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, apenas em seus aspectos psicológico e intelectual, complementando a ação da família e da comunidade. 
C - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
D - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 (seis) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. check_circleResposta correta
E - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 (seis) anos de idade, em seus aspectos corporal, psicológico, mental  e espiritual, complementando a ação da família e da comunidade. 
É importante destacar que estamos vivendo um período de grandes reflexões sobre o que se entende por Educação Infantil no Brasil. Considera-se, nos meios educacionais, que há consenso de que é necessário que a educação para crianças pequenas promova a integração entre os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais, concebendoas como seres indivisíveis e completos. O fato de as crianças frequentarem, cada vez mais, as creches  e pré-escolas coloca, para a Educação Infantil, dois grandes desafios:
A - O primeiro é criar  subsídios para o credenciamento e funcionamento de instituições de Educação Infantil. E, o segundo, é criar o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação  Infantil – Proinfantil.
B - O primeiro é propor uma reflexão sobre as creches e pré-escolas no Brasil,  definindo a situação atual, com fundamentação sobre as concepções  de criança, de educação, de instituição e do profissional da Educação  Infantil.  E, o segundo, é elaborar concepções que definam os objetivos  gerais da Educação Infantil em nosso país.
C - Primeiro, é preciso garantir uma oferta de educação de qualidade. Segundo, não se pode permitir que, com isso, atinja-se somente uma classe  social, em detrimento da outra – destacando-se, aqui, a questão da  oferta pública, principalmente da oferta e da qualidade.check_circleResposta correta
D - O primeiro é favorecer os processos de construção da identidade e da autonomia das crianças. E, o segundo, é criar objetivos que irão indicar alguns caminhos para a educação de  crianças, de forma a auxiliá-las em seu desenvolvimento pleno. 
E - O primeiro é dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. E, o segundo, a matrícula obrigatória na Educação Infantil de crianças que completam  4 ou 5 anos até o dia 31 de março, do ano em que ocorrer a  matrícula.
Leia:
“A educação psicomotora tem sido enfatizada em várias instituições escolares, aplicada principalmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de uma série de atividades, Principalmente, exercícios psicomotores, jogos e brincadeiras, procura promover o completo desenvolvimento físico, mental, afetivo e social. Seja qual for a experiência proposta e o método adotado, o educador deverá levar em consideração as funções psicomotoras (esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, etc.) que pretende reforçar as crianças com as quais está trabalhando. Mesmo levando em conta que, em qualquer exercício ou atividade proposta, uma função psicomotora sempre encontra-se associada a outras. O professor deverá estar consciente do que exatamente está almejando e onde pretende chegar”. (LOPES, V. G. Fundamentos da educação psicomotora. Curitiba: Editora Fael, 2010).
A partir da citação apresentada, marque a sentença que imprime a responsabilidade do professor em relação aos seus alunos no que tange aos aspectos da psicomotricidade:
A - O professor precisa promover uma série aleatória e imprevisível de atividades (quer sejam jogos, brincadeiras ou exercícios).
B - O professor precisa ter tido vivência com Crossfit pois o foco na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental consiste no condicionamento físico de movimentos funcionais. 
C - O professor precisa ter muito claro qual o caminho a seguir, quais as necessidades de seus alunos naquela etapa do desenvolvimento em que se encontram e o que pretende alcançar com a realização de determinada atividade, ou melhor, se sua proposta de trabalho está realmente de acordo com as necessidades daquele grupo.check_circleResposta correta
D - Na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental o foco das ações do professor deve ser o desenvolvimento motor. Já nas séries posteriores como anos finais do Ensino Fundamental e Médio as ações devem visar o desenvolvimento psico;
E - Toda e qualquer ação da escola ou do professor é válida. Não necessariamente as aulas do professor precisam ter intencionalidade, pois o que propor já será valido ao desenvolvimento dos alunos.
No documento conhecido como (RCNEI), cujo significado é: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; no qual está inserido um conjunto de referenciais e orientações pedagógicas que visam contribuir com a implantação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania que devem estar embasadas em alguns pontos essenciais para o desenvolvimento dessas crianças. O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, bem como o brincar, como sendo sua forma particular de expressão. Tendo como base o trecho apresentado,identifique nas proposições o objetivo desse documento, bem como a idade das crianças que deve ser contemplada com as referências e as orientações.
A - Tem como objetivo “orientar as crianças de 11 a 15 anos no desenvolvimento para a fase adulta”.cancelRespondida
B - Tem como objetivo “servir de guia para a docência de profissionais que atuam para o desenvolvimento de crianças de 4 a 6 anos.”
C - Tem como objetivo de “servir como guia para os profissionais que atuam diretamente com as crianças de 0 a 4 anos.”
D - Tem como objetivo de “servir como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos.”check_circleResposta correta
E - Tem como objetivo orientar os cuidadores das crianças de creches, para que eles possam desenvolver o seu
O panorama geral de discriminação das crianças e a persistente negação de seus direitos, que tem como consequência o aprofundamento da exclusão social, precisam ser combatidos com uma política que promova inclusão, combata a miséria e coloque a educação de todos no campo dos direitos. O Preâmbulo da Declaração dos Direitos da Criança, das Nações Unidas, afirma que a humanidade deve às crianças o melhor dos seus esforços. A Constituição Federal, em seu art. 227, determina: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Trecho retirado do http://www.oei.es/quipu/brasil/pol_educ_infantil.pdf).Para tanto, o Ministério da Educação elaborou um Plano Nacional de Educação Infantil no qual apresenta diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área da Educação Infantil. Esse documento foi criado especificamente para contribuir com:
A - A formação das crianças desde o seu nascimento até a idade de 3 anos, proporcionando a todas as crianças atividades que desenvolvam as suas primeiras noções cognitivas.
B - O intuito de contribuir para um processo autoritário para as políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 4 anos.
C - O intuito de contribuir para um processo democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos.check_circleResposta correta
D - O intuito de deixar de lado a preocupação que tanto se tem em proporcionar uma educação de qualidade para as crianças de 0 a 6 anos.
E - O intuito de proporcionar as creches e jardins de infância uma infraestrutura apropriada que atenda aos alunos de 0 a 6 anos.
Lopes (2010) afirma que existem onze funções psicomotoras. São elas: respiração, relaxamento, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora global, coordenação motora fina, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal e ritmo. Todas elas se estruturam paralelamente ao desenvolvimento do indivíduo e dependem do processo de maturação do organismo, das habilidades psíquicas, físicas e estimulações adequadas, provenientes do meio no qual o indivíduo está inserido. (LOPES, V. G. Fundamentos da educação psicomotora. Curitiba: Editora Fael, 2010).
A partir dessa consideração, assinale a sentença que corresponde  a  ideia de Lopes (2010).
A - As estruturas psicomotoras se desenvolvem de forma distinta do  desenvolvimento do indivíduo, pois dependem unicamente da maturação nervosa.
B - A respiração, relaxamento, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora global, coordenação motora fina, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal e ritmo dependem da maturação nervosa para se desenvolver.
C - Tanto as estruturas psicomotoras como o desenvolvimento do indivíduo se desenvolve por um conjunto de fatores: a) maturação do organismo; b) habilidades psíquicas, físicas e d) estimulações adequadas e advindas do meio social.check_circleResposta correta
D - As estruturas psicomotoras são desenvolvidas de forma paralela com o desenvolvimento do indivíduo. Isso acontece porque o social (com seus estímulos) é mais importante e relevante do que a maturação nervosa.
E - Nada é proveniente do meio no qual o indivíduo está inserido. Tanto as estruturas psicomotoras como o desenvolvimento do indivíduo se desenvolve da boa constituição do aparato motor, então, o que determina são as condições da gestação e desenvolvimento do feto.
Considerando que  o  diálogo entre família e escola é  o ponto principal da construção de vínculos afetivos, que vão se fortalecendo ao longo do tempo,  as instituições de Educação Infantil, além de prestarem atendimento direto às crianças, precisam ter ações no sentido de apoiar mulheres e homens nos cuidados e educação de seus filhos. Obviamente, não se trata de ensinar às famílias um modelo de como uma criança deve ser educada, mas sim de dialogar com elas, trazendo algum conhecimento técnico para que possa ser confrontado com o saber dos pais e das famílias. Essas ações denominamos de: 
A - Ações culturais e democráticas
B - Ações sociais e individuais
C - Ações coletivas e individuaischeck_circleResposta correta
D - Ações grupais e subjetivascancelRespondida
E - Ações singulares e pessoais
Há tempos, para trabalhar com crianças não era necessário ter nenhuma formação, apenas que esta pessoa gostasse de cuidar de criança. O profissional da Educação Infantil apareceu no panorama da educação brasileira sem nenhuma exigência de qualificação, pois seu trabalho era apenas assistencialista. E, para o adulto que estava com a criança, não era exigida nenhuma formação, uma vez que o necessário, na época, era compensar a ausência da família. Com a criação das três primeiras Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, 1971 e 1996, houve uma maior autonomia e flexibilidade nas escolas e em seus diferentes sistemas de ensino. Este quadro começou a mudar, passando então a criança a ter atendimento pedagógico e não apenas assistencialista como outrora acontecia, bem como a exigência de formação adequada para estes profissionais que atuavam nesta área. Como referência para a formação de professores da Educação Infantil, o que diz o artigo 62, da LBD 9.394/96:
A - A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e oferecida em nível médio, na modalidade normal.check_circleResposta correta
B - A formação de docentes para atuar na educação infantil far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação máxima para o exercício do magistério na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e oferecida em nível médio, na modalidade normal.
C - A formação de profissionais de educação para educação infantil será feita em cursos de graduação em modalidades da educação de forma geral e com pós graduação em educação infantil.cancelRespondida
D - A formação de profissionais de educação para educação infantil será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.
E - Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos são: professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.
De acordo com a BNCC, na etapa da Educação Infantil, parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças. Ainda,é preciso acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, realizando a observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo – suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens. 
Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil Acesso em: 24. Mai. 2020
Partindo do ponto de vista desse documento, que aponta uma concepção de Avaliação na Educação Infantil que busca articular os saberes do professor e a promoção do desenvolvimento integral das crianças, é correto afirmar que:
A - Os relatórios de observação individual do aluno devem ser produzidos anualmente em escalas numéricas e comparativas. 
B - Os instrumentos avaliativos são obrigatórios, indicam a terminalidade da Educação Infantil e a promoção ou não para o Ensino Fundamental. 
C - As avaliações são realizadas por meio de diferentes registros, feitos tanto pelos professores quanto pelas crianças. Sendo assim torna-se possível reunir elementos para reorganizar a aprendizagem.
check_circleResposta correta
D - Segue os parâmetros do Ensino Básico, estipulados pela LDB 93,94/96, em que avalia a potencialidade de cada criança. cancelRespondida
E - As avaliações são quantitativas no âmbito afetivo, cognitivo e do desenvolvimento motor dos alunos. 
O mundo contemporâneo exige de todos os profissionais, um esforço para se atualizar, se tornar mais dinâmico e muito mais competente, sem deixar de lado os seus estudos e a prática, principalmente no processo de ensino e de aprendizagem. É necessário considerar muitos fatores que podem interferir neste processo e um deles  são os fatores ambientais. O ambiente em que a criança vive e as interações que são proporcionadas a ela são fatores importantes em seu desenvolvimento como um todo. Sendo assim .não podemos deixar de destacar nestes fatores ambientais a importância de uma alimentação saudável e nutritiva. Uma alimentação que não seja adequada pode interferir e muito no processo de aprender.  Sendo assim.  podemos destacar questões que são fundamentais para  a alimentação e o desenvolvimento da criança e a aprendizagem desta como:
 
I. Na época da formação dos neurônios, uma alimentação inadequada pode acarretar prejuízos muito grandes para a criança, tanto no número de células nervosas, quanto no processo de mielinização.
II. A única fase em que a criança não é afetada pela nutrição é a gestação, pois há muitos nutrientes em que ela necessita para o seu desenvolvimento no organismo materno.
III. Outra fase se refere à época das aprendizagens escolares, nas quais uma carência alimentar pode afetar a capacidade de aprender.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas  a  afirmativa I está correta . 
B - Apenas as afirmativas II e III estão corretas , 
C - Apenas as afirmativas  I e III estão corretas . check_circleResposta correta
D - Apenas a afirmativa II está correta. 
E - As afirmativas I, II e III estão corretas.cancelRespondida
Alguns anos atrás  as crianças passeavam pelas ruas, brincavam de bola, pulavam corda e eram livres nos lugares de brincar, que geralmente era em um amplo quintal ou mesmo na rua. Os tempos mudaram e hoje as crianças de muitas cidades já não contam mais com estes espaços, ou por uma questão de segurança ou mesmo de locais apropriados para estas finalidades. Sendo assim, a prática de atividades físicas e lúdicas ficaram mais restritas e o   desenvolvimento motor das crianças pode não ocorrer em num processo natural e ganhar maturação para muitas habilidades, entre elas a orientação espacial. Sobre a  orientação espacial podemos afirmar:
I. Devido à falta de espaços do mundo contemporâneo, a criança pode iniciar esta habilidade nos anos iniciais do ensino fundamental.
II. Que a orientação espacial não nasce com o indivíduo, ela é construída na interação da criança com o meio frente as suas experiências.
III. A orientação espacial é uma construção mental que se opera através de seus movimentos em relação aos objetos que estão em seu contexto.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas a afirmativa I está correta. cancelRespondida
B - Apenas as afirmativas I e II estão corretas .
C - Apenas as afirmativas  II e III estão corretas .check_circleResposta correta
D - Apenas  a afirmativa III está correta. 
E - As afirmativas I, II e III estão corretas.
Parte superior do formulário
Assim como nas demais modalidades de ensino, na Educação infantil, o processo de ensino-aprendizagem ocorre de forma gradativa, contínua e integral. Nessa etapa de ensino, a avaliação deve ser vista como ferramenta de auxílio aos processos de aprendizagens, fortalecendo a autoestima dos alunos e orientando as ações dos professores. De acordo com o que determina o Artigo 31 da LDB n. 9.394/96, como deverá ocorrer a avaliação na Educação Infantil?
A - Deverá ser contínua e cumulativa ao desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. 
B - Far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.check_circleResposta correta
C - Realizar-se –á mediante acompanhamento diário da criança, elaboração de relatórios bimestrais, com o objetivo de promoção para o acesso ao Ensino Fundamental. 
D - Far-se-á mediante avaliações contínuas, bimestrais ou trimestrais, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos 
E - Acontecerá em caráter diagnóstico, comparativo e seletivo, com objetivo de promoção e desenvolvimento do trabalho pedagógico. 
Em nosso país, a partir da década de 90 do século XX, a tônica da discussão sobre a formação do profissional da Educação Infantil passou a ser efetivada com mais propriedade, inclusive fazendo parte de documentos oficiais. Destaca-se dois documentos que fazem menção à formação dos professores. Os dois documentos são:
A - - Diretrizes para Formação Inicial de Pedagogos de Educação Básica (BRASIL, 2000); - Referenciais para a Formação Inicial  de Professores no ensino fundamental (BRASIL, 1999); 
B - - Referenciais para a Formação de Pedagogos (BRASIL, 1999); - Diretrizes para Formação Inicial de Professores de Educação Básica (BRASIL, 2000). 
C - - Referenciais para a Formação de Professores (BRASIL, 1999); - Diretrizes para Formação Inicial de Professores de Educação Básica (BRASIL, 2000). check_circleResposta correta
D - - Referenciais para a Formação de Professores Pedagogos(BRASIL, 1999); - Diretrizes para Formação Inicial de Professores de Educação Superior (BRASIL, 2000). 
E - - Diretrizes para Formação Final de Professores de Educação Básica (BRASIL, 2000); -  Referencial  para a Pedagogia de projetos didáticos. 
A formação do docente para atuar na Educação Infantil é questão urgente em nosso meio educacional. A autora Emilia Cipriano Sanches nos coloca que:  "há clara evidência de que a qualidade do professor é um determinante central na qualidade e eficiência dos programas de Educação Infantil [...] se quisermos melhorar a qualidade da educação de crianças pequenas devemos nos preocupar com a qualidade de seus professores  (apud SANCHES, 2003, p. 57). Sendo assim, é necessário conceber o professor como elemento primordial da equipe de mudanças e isso nos remete a algumas implicações, as quais podemos considerar: 
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
· (   )Valorização da atuação docente por parte das instâncias públicas e de ensino, no que se refere a investimentos que traduzam condições dignas de vida e de trabalho.
· (   )O trabalho pedagógico com múltiplas linguagens deve ser desenvolvido com práticas autoritárias voltadas para o contexto social em que o professor atua.
· (   )Implantação e adequação de programas institucionalizados que possibilitem o domínio de suas habilidades e a aquisição de quantas forem necessárias para contribuir com a formação do indivíduo polivalente que o mercado de trabalho exige.
·(   )Capacitação não somente para comunicar, mas também, para desenvolver práticas voltadas para a realidade do contexto social de sua atividade profissional.
· (   )Necessidade iminente de revisão de sua prática e de sua formação profissional, baseada na reflexão.
A sequência correta é:
A - F, V, V, F, V
B - V, F, V, V, Vcheck_circleResposta correta
C - F, F, V, F, F
D - F, V, F, V, VcancelRespondida
E - F, F, V, V, F 
Os diferentes instrumentos de avaliação devem promover o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem. O professor por sua vez, precisa estar próximo aos alunos observando, diagnosticando e promovendo as mudanças necessárias para que a aprendizagem seja garantida. Segundo Jussara Hoffmann (1996, p. 77) , a avaliação só faz sentido, quando se busca o caminho para melhorar a aprendizagem. A avaliação formativa tem um papel muito importante no processo de aprendizagem e funciona não só com os resultados da aprendizagem, mas também, com o próprio processo de aprendizagem. Diante da avaliação formativa, cabe ao professor:
I. Considerar a interação entre os alunos como processo de ensino-aprendizagem.
II. Repassar aos alunos todos os conceitos necessários para a promoção da série seguinte.
III. Utilizar diferentes instrumentos que avaliem as situações de aprendizagem e não o aluno, permitindo uma reorientação da ação pedagógica.
IV. Registrar anualmente o processo de aprendizagem, por meio de relatórios individuais e classificatórios.
Assinale a alternativa correta:
A - I e III, apenas check_circleResposta correta
B - II, apenas 
C - I e IV, apenas 
D - III, apenas 
E - II e IV, apenas cancelRespondida
As nossas crianças não são as mesmas  de qualquer outro tempo e é diante deste fato que  o professor tem uma importância significativa para compreender o nosso estudante de hoje. Porém, tem um fator que é determinante no ser humano, em todos os tempos e em todos os espaços que nos fazem pensar na importância da maturidade para o processo de aprendizagem. Muitos autores apontam para a necessidade desta maturidade, principalmente para a alfabetização.  Para Condemarín, Chadwick e Militic (1986), a criança precisa apresentar um nível de maturidade, de desenvolvimento físico, psicológico e social no momento de sua entrada no sistema escolar, pois isto lhe facilitaria enfrentar adequadamente as situações de aprendizagem. Com base no texto,  podemos afirmar a importância da educação psicomotora para: 
I. O desenvolvimento da escrita através de atividades de caligrafia, pois é fundamental para o desenvolvimento da motricidade fina.
II. O desenvolvimento progressivo das funções psicomotoras, um elemento fundamental para a maturidade no processo de alfabetização.
III. Que a criança seja estimulada a atingir os estágios que precedem o desenvolvimento cognitivo e social, a partir da aceleração dos períodos críticos das maturações físicas e das aprendizagens psicomotoras fundamentais, que se estendem até o final do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas  a afirmativa I está correta . cancelRespondida
B - Apenas as afirmativas I e II estão corretas . 
C - Apenas as afirmativas II e III estão corretas . check_circleResposta correta
D - Apenas a afirmativa III está correta. 
E - As afirmativas I, II e III estão corretas.
Segundo Jean Piaget, ao observarmosA - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
Marcar
Anotar
O bebê é concebido por Henri Wallon como um ser social, por ser incapaz de sobreviver sem a ajuda de alguém mais experiente, interligando assim o biológico com o social. A interação criança-meio assume um poder de comunicação original. Ao responder em termos de motricidade afetiva e tônico-emocional às reações do bebê, o adulto acaba por desenvolver um repertório comunicativo de reciprocidade afetiva, pois, ao cuidá-lo, assisti-lo, agarrá-lo, suportá-lo e manipulá-lo, os seus movimentos acabam por atingir um relevante significado relacional.
Sobre isso é correto dizer que:
I. Como o recém-nascido é incapaz de autonomamente prover as suas necessidades de sobrevivência e de segurança mais elementares, o meio social envolvente terá de interpretar e dar significado a seus sinais, ao mesmo tempo em que terá de produzir respostas motoras relacionais que satisfaçam o bebê;
II. A atividade do bebê é totalmente monopolizada pelas suas necessidades vegetativas primárias e, todas elas, são garantidas pela sua própria herança genética;
III. Os primeiros gestos expressivos da criança são fundamentalmente emocionais. Eles capacitam os relacionamentos de um modo mais intencional com as pessoas, através da contínua troca de significados estabelecidos entre ela, os adultos e o ambiente.
Assinale a alternativa correta:
A - I, apenas
B - II, apenas
C - I e III apenascheck_circleResposta correta
D - II e III apenas
E - I,II e III
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é um conjunto de documentos oficiais do MEC (1998), sendo esse uma referência para estruturação curricular, de caráter nacional, para a Educação Infantil. O Referencial acabou sendo um marco, em termos de reforçar a importância da Educação Infantil. É necessário ressaltar que todas as ideias e propostas contidas no Referencial são somente sugestões. Não há obrigação de segui-las. Já as Diretrizes são obrigatórias. O Referencial foi organizado em três volumes, sendo que o primeiro livro, de Introdução, apresenta uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil, definindo:
A - A situação atual, com fundamentação sobre as concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional da Educação Infantil.check_circleResposta correta
B - As garantias que à criança não necessita ter que são: acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens.
C - Os eixos de ações a serem trabalhadas com as crianças, de modo que suas habilidades sejam desenvolvidas.cancelRespondida
D - Os eixos de trabalho de forma a favorecer os processos de construção da identidade e da autonomia das crianças.
E - Os eixos de trabalho: música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
Como referência para a formação de professores da Educação Infantil, temos o Artigo 62, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394/96, o qual nos apresenta que “a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e oferecida em nível médio, na modalidade normal.” Não podemos esquecer da diversidade cultural brasileira e as diferentes formações de educadores existentes nos diversos estados do país. Formar o profissional da Educação Infantil é um dos desafios de todas as instâncias educativas da atualidade. Ao conceber o professor como elemento primordial da equipe de mudança, analise as sentenças a seguir, e marque V para verdadeira e F para falsa: 
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
· (   )Valorização da atuação docente por parte das instâncias públicas e de ensino, no que se refere a investimentos que traduzam condições dignas de vida e de trabalho.
· (   )Implantação e adequação de programas institucionalizados que possibilitem o domínio de suas habilidades e a aquisição de quantas forem necessárias para contribuir com a formação do indivíduo polivalente que o mercado de trabalho exige.
· (   )Só será possível fazer um bom trabalho se a escola dispuser de grande quantidade de material didático, de grande repertório de jogos e de brincadeiras e de um grande ambiente para a atuação do professor.
· (   )Capacitação não somente para comunicar, mas, também, paradesenvolver práticas voltadas para a realidade do contexto social de sua atividade profissional.
· (   )Necessidade iminente de revisão de sua prática e de sua formação profissional, baseada na reflexão.
A sequência correta é:
A - F, F, V, F, V
B - V, V, F, V, Vcheck_circleResposta correta
C - V, F, V, F, FcancelRespondida
D - F, V, V, F, F
E - V, F, F, V, F
Embora o trabalho com crianças seja mais frequente, porque a criança, desde os primeiros dias, se desenvolve de forma contínua e os movimentos que a criança estabelece são entendidos como as primeiras formas de linguagem, os adolescentes e adultos, individualmente ou em grupos pequenos também podem ser atendidos pela terapia psicomotora. 
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
· (   )Acerca da psicomotricidade, o autor aponta que a terapia psicomotora visa atender crianças com grandes perturbações e cuja adaptação é de ordem patológica.
· (   )A terapia psicomotora, justifica-se por visar os aspectos como a importância do vivido corporal com relação à realidade e à fantasia, com a respectiva carga afetiva, emocional, sensual, sexual.
· (   )De acordo com Lapierre e Aucouturier (1980) o terapeuta deve possuir uma vasta formação prática, técnica e teórica que lhe permita interpretar atitudes corporais, reações tônico-afetivas e emocionais.
· (   )A terapia psicomotora é recomendada a crianças consideradas “normais” durante a fase pré-escolar, período em que permitem aos educadores se aprofundar e estruturar seus planos com maior segurança.
· (   )É de competência dos profissionais da educação: desenvolver um olhar atento para as questões do corpo, sobre as funções como facilitador da aprendizagem.
A sequência correta é:
A - V, F, V, F, VcancelRespondida
B - V, V, F, V, F
C - V, V, V, F, Vcheck_circleResposta correta
D - F, V, V, V,F
E - Todas são verdadeiras. 
Segundo Jean Piaget, ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor a natureza do conhecimento humano. Formulou sua teoria de que o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que substituem umas às outras por meio de estágios. Isso significa que a lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos. Piaget identifica os  estágios de evolução mental de uma criança. Cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio. Esses  estágios são:
I. Estágio sensório motor
II. Estágio pré-operatório
III. Estágio operatório concreto
IV. Estágio pré-lúdico
V. Estágio operatório formal
Assinale a alternativa correta:
A - I, II, III, IV, V
B - II, V
C - I, II, III, Vcheck_circleResposta correta
D - II, III
E - IV, V
Muitos autores afirmam que as crianças são capazes de iniciar a sua construção da orientação espacial nas relações mais simples do dia a dia. Nesta construção são capazes de estabelecerem as diferenças das posições que os objetos ocupam nos espaços, sendo assim, a criança está em condições de aprender as noções espaciais, ou, nas palavras de Coll et al. (2004, p. 132): “o que significa que o espaço é dominado antes no nível de ação do que de representação”. Em relação ao texto é correto afirmar que:
I. Que a criança percebe o espaço tendo o seu corpo como referência.
II. A criança percebe as posições, as direções, as distâncias, os tamanhos, o movimento, a forma dos corpos, enfim, todos os caracteres geométricos dos corpos.
III. A criança percebe a posição de seu próprio corpo no espaço. Depois, a posição os objetos em relação a si mesma e, por fim, aprende a perceber as relações das posições dos objetos entre si.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a afirmativa I está correta. 
B - Apenas as afirmativas  I e III estão corretas. cancelRespondida
C - Apenas as afirmativas II e III estão corretas , 
D - Somente a afirmativa III está correta. 
E -  As afirmativas I, II e III estão corretas.check_circleResposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina